RENATA SPALLICCI

Carreira

14/05/2016

A ansiedade a favor da produtividade

Renata Spallicci conversa com Fábio Romano, terapeuta especialista em medicina comportamental, e mostra como podemos transformar a ansiedade em uma aliada da produtividade.

Quem aqui como eu é ansiosa? Bom, acho mais fácil perguntar quem não é, certo? Afinal, a ansiedade é uma característica do mundo moderno. A quantidade de informações a que somos submetidas diariamente e os medos que cercam nosso dia a dia nos transformam em pessoas naturalmente ansiosas. E, se a ansiedade é inerente ao mundo em que vivemos e não há muito como escapar dela, que tal tentarmos transformá-la em aliada e não em  inimiga? Mas será que isso é possível? Será que a ansiedade pode “gerar” algo bom em nós e mesmo para nós?

Para saber esta e outras respostas, conversei com o terapeuta Fábio Romano, que é um superespecialista no tema. Segundo Fábio, a ansiedade é muito importante para nossa sobrevivência, pois é um estado de alerta que garante maior atenção de nossa parte para realização de todas as tarefas. “O problema ocorre quando deixa de ser em nível baixo ou moderado e se eleva a um nível maior, que pode nos paralisar ou reduzir muito a nossa performance”, ele comentou.

A ansiedade na medida certa nos faz pensar nos riscos e planejar as melhores estratégias; já, em um nível muito elevado, pode gerar um medo tão grande que pode até mesmo nos paralisar. O medo tem a função de nos proteger, fazendo com que fiquemos mais cautelosos, mas, em excesso, pode nos neutralizar totalmente. “Quando nos sentimos ameaçados, nosso Sistema Límbico (cérebro emocional) aciona um mecanismo natural de sobrevivência, chamado ‘Luta ou Fuga’, desencadeando uma série de reações bioquímicas no nosso organismo que nos ajudam a lutar melhor ou fugir mais rapidamente. Isso ocorre porque, na natureza, os riscos à vida que enfrentávamos eram ameaças físicas (um predador tentando nos caçar, por exemplo) e, portanto, em momentos de risco à nossa sobrevivência (medo), precisamos estar preparados para lutar ou fugir desse ‘predador’. Dessa forma, o corpo se prepara para fazer isso, ficando momentaneamente mais forte. O problema é que essa resposta fisiológica ocorre para qualquer ameaça, mesmo quando ela é seu chefe, cliente, prazo, entre outras, deixando de ser tão útil nesse tipo de cenário. Por isso, a ansiedade é importante quando gera pensamentos de alerta e atenção,  pois estamos sendo estimulados pelo nosso sistema límbico a sermos mais atentos e cuidadosos. Porém, quando não estamos conseguindo pensar linearmente (raciocinar ou planejar) é sinal de que o sistema límbico (cérebro emocional) está dominando a maior parte do sistema nervoso, não deixando o sistema cortical (cérebro racional) trabalhar da melhor maneira”, explica o terapeuta.

Como controlar a ansiedade

Como vocês já sabem, sou uma grande entusiasta de todas as técnicas e processos que nos possibilitem o autoconhecimento e o consequente poder de controlarmos nossas emoções, entre elas, a ansiedade. E é exatamente este “remédio” que o Fábio aconselha para que possamos controlar nossa ansiedade e usá-la para sermos mais produtivos e melhorarmos nosso desempenho. Segundo ele, as práticas mente-corpo, como Yoga, Meditação, Mindfulness, Tai Chi, são muito úteis, pois nos ajudam a treinar o cérebro a manter o foco de atenção, além de estimular as sinapses entre o cérebro emocional e o córtex frontal. Outro recurso muito útil são atividades que exijam nosso foco de atenção total durante sua execução, entre as quais costumo citar o surf (tente ficar em pé na prancha e pensar em qualquer outra coisa, rs…) tênis (novamente, tente jogar tênis e focar em outra coisa que não seja a bolinha). Pintura, cerâmica, jardinagem trazem os mesmos benefícios. Resumindo, estamos falando em treinar o cérebro.

E você? Tem treinado o seu cérebro ou tem ficado tão envolta nas atividades e ansiedades do dia a dia que não arruma um tempinho para se reciclar e conhecer melhor o seu corpo e sua mente? Lembre-se: nós somos as principais responsáveis pelo nosso sucesso, e saber controlar e potencializar a ansiedade a favor da produtividade é um fator inerente para alcançarmos nossas metas e objetivos. Se fizermos isso, vamos conseguir fazer a ansiedade trabalhar em nosso favor!

Gratidão por ter vocês comigo!

Renata Spallicci

 

fabio_romano

Fábio Romano é biólogo com especialização em medicina Comportamental pela UNIFESP e em Medicina Integrativa pelo Hospital Albert Einstein. Possui ainda formação Técnica em Medicina Tradicional Chinesa e Shiatsu pela EastWest College of Natural Therapies, Melbourne, Austrália, formação em Anatomia Emocional pelo Instituto de filosofia Palas Athena – SP, Somatic Experiencing (técnica voltada à resolução do estresse pós-traumático) pelo Institute for Human Enrichment – EUA. Formado em Coaching Executivo pela ACT Coaching e em Health-Coaching pela TPC Londres, Inglaterra. Especializado em Bases da Medicina Integrativa pelo IEP do Hospital Israelita Albert Einstein. Treinamento Mindfulness (CBTC), Geshe Lobsan Tenzin Negi, Palas Athena, SP. Realiza sua prática profissional voltada ao controle de estresse crônico e agudo em consultório particular há 10 anos e, faz 4 anos que  integra e coordena a equipe de Terapeutas Corporais do Grupo de Medicina Integrativa do Centro de Oncologia e Hematologia do Hospital Israelita Albert Einstein, onde também é professor da pós-graduação em Medicina Integrativa (Instituto de Ensino e pesquisa).  Facilitador do programa internacional em liderança da ONG Wyse International, sediada em Londres, Inglaterra, além de ser Facilitador da Syntese Consultoria em treinamentos na área de gestão de pessoas e gerenciamento de estresse em ambientes corporativos.

 

Leia também:

Uma busca constante pelo autoconhecimento

Atenção plena no presente

Organização é a chave para uma vida produtiva

Terapia quântica mostra caminhos e inúmeras possibilidades de cura

Seis passos que irão mudar sua vida para melhor

Por que e como traçar metas pessoais 

Busque seu propósito. Deixe seu legado.

Rê Spallicci

 

Renata Spallicci

Atleta profissional fisiculturismo WBFF, executiva, empresaria, coach, influenciadora digital, escritora, palestrante motivacional e realizadora social fundadora do movimento Fit do Bem.

renataspallicci.com.br
fitdobem.com.br
dosonhoarealizacao. com.br