Dicas para fazer apresentações incríveis!

RENATA SPALLICCI

Carreira

19/04/2018

Como fazer apresentações incríveis!

As principais técnicas para fazer apresentações memoráveis que vão manter o público atento e receptivo a sua mensagem.

Lembro-me como se fosse hoje da sensação de nervosismo que eu sentia cada vez que tinha que falar em público! E isto vinha desde a escola: passava a noite anterior em claro, tinha palpitação, mãos suando, boca seca. Quando passei a assumir funções de maior protagonismo na Apsen, as apresentações ficaram mais constantes e eu fui domar este meu medo. Fiz cursos de oratória, aprendi como usar técnicas de psicodrama na estruturação das palestras, estudei muito e comecei a me apresentar com muito mais desenvoltura e tranquilidade.

O pedido de um amigo que transformou minhas apresentações

Palestra Renata Spallicci

Mas foi um pedido de um grande amigo, Evandro Parra, que mudou a minha postura em relação às palestras. Certa vez, ele me pediu para fazer uma apresentação na Apsen, mas que desta vez eu falasse menos com a minha cabeça e mais com o coração! E foi nesta apresentação que a mágica aconteceu e que eu realmente me senti segura para falar para qualquer público e em qualquer circunstância. Hoje, palestro pelo Brasil e percebo que a autenticidade é o fator principal que torna uma apresentação realmente inesquecível.

Palestra Renata Spallicci

Porém, é claro que existem algumas regras de outro que também são essenciais para que você possa fazer uma apresentação incrível, seja ela uma palestra para um grande público, uma demonstração de um projeto para seus chefes ou até mesmo um discurso em família. E são algumas dessas técnicas que vou compartilhar agora com vocês!

Fale sobre algo que domine e que ame de coração

Dominar o assunto que você vai abordar é a condição fundamental para uma apresentação de sucesso! E mais do que dominar, você deve amar aquele tema sobre o qual irá discorrer! Assim como o meu amigo me pediu para falar de coração e isto mudou o nível das minhas apresentações, quando você colocar amor e paixão naquilo sobre o que está falando, você conseguirá uma conexão muito mais imediata com o seu público. Lembre-se que as pessoas que estão lhe assistindo estão lhe dando algo que hoje é extremamente precioso: atenção. Se a sua fala não for convincente e não demonstrar paixão e conhecimento, rapidamente você perderá seu público!

Estruture a sua fala e delimite o seu tempo

Por mais que você conheça o assunto, estruturar e treinar a sua apresentação é imprescindível. Trace uma linha mestre daquilo que pretende falar, reduzindo a sua mensagem principal a no máximo quinze palavras. Após este trabalho, corte tudo que for desnecessário e que não seja essencial para que atinja o seu objetivo de traduzir aquela mensagem inicial que traçou. Lembre-se de que tempo é algo escasso e trabalhe para que a sua apresentação seja sucinta e que proporcione uma experiência rica para sua plateia. A atenção que seu público está lhe dispensando, deve ser recompensada com algo que eles possam levar para as suas vidas, seja uma palavra motivadora, um novo ensinamento ou uma história marcante.

Tenha foco

Ninguém consegue se prender a apresentação que divaga. Por isso, seu propósito e sua fala devem sempre ser especificamente direcionados aos interesses de seus ouvintes ou eles irão mentalmente desligá-lo. Mesmo se você se encontrar em um tópico de interesse da plateia, você a perderá rapidamente se ela não puderem seguir o seu raciocínio lógico. Delineie a estrutura da sua apresentação de uma forma que as pessoas possam seguir facilmente. Pesquise seu público para se certificar de que o tópico é realmente de interesse e que eles tem repertório para entender aquilo que irá abordar.

Conte histórias convincentes

Quando você se apresenta à alguém certamente você quer atingir um resultado com isto. Este resultado pode ser a venda de um produto ou uma ideia em uma apresentação comercial, a disseminação de algo que é importante para você ou até mesmo motivação.

Não importa se você quer que eles lhe passem um cheque, se envolvam em uma atividade ou façam algo acontecer em suas próprias vidas. Eles provavelmente não vão agir só porque você diz para eles fazerem isso. Você precisa se conectar com a plateia  emocionalmente e inspirá-los a mudar o comportamento. E para isto, histórias fazem mais por conexão emocional do que qualquer outra técnica de fala. Quanto mais pessoal e autêntica for a sua fala e as histórias que compartilhar, mais poderosa será a resposta recebida. Aprenda a construir histórias que estimulem, motivem e obriguem as pessoas a agir. Mais importante, certifique-se de que suas histórias tenham humor e que sejam realmente verdadeira! Assim, você poderá criar momentos memoráveis naqueles que o assistem.

Seja divertido e autêntico!

Você não precisa ser um ator ou comediante, mas ninguém quer ouvir uma apresentação em um tom de voz monótono. Por isso, use as suas características a seu favor! Se você é emotivo, carregue nas emoções em sua fala, se é brincalhão, use e abuse das brincadeiras, se está nervoso, brinque com isso, faça uma autodepreciação e autocrítica. A plateia ama quando expomos nossas vulnerabilidades e isto nos conecta como seres humanos. Lendo um livro que fala sobre os principais vídeos do TED, o autor fala que devemos expor todas as nossas características para fazer uma apresentação incrível, exceto se você for arrogante ou autocentrado!

Ensaie muito!

Ser autentico não significa que você não deve ter um roteiro bem delineado em sua cabeça sobre o que irá falar. Você não precisa saber palavra por palavra, mas deve ser capaz de articular claramente os pontos-chave sem suas anotações. E para isto, você precisa ensaiar … e muito. Por mais doloroso que seja, assista a você mesmo em vídeo e trabalhe para remover “ahhns”, “hummms” e tiques físicos. Encontre um amigo com um histórico de bom desempenho de falar em público e peça para orientá-lo. Trabalhe para que sua dicção seja clara e para que projete emoções e conecte-se sempre com seu público por meio dos seus olhos. Faça o seu público saber que eles valem o seu esforço.

Use multimídia apenas para melhorar

PowerPoint, efeitos visuais e vídeo são poderosas ferramentas de apresentação quando usados ​​corretamente. Mas eles podem ser distrações desastrosas quando mal utilizados. Eles nunca devem substituí-lo como provedor de experiência. Nunca deixe seu público sentir que teria sido melhor se você tivesse acabado de enviar um e-mail com a apresentação. Mantenha seu PowerPoint com poucas palavras e nunca leia a tela na apresentação. Pergunte-se se um slide ou vídeo é realmente necessário antes de adicionar qualquer coisa. Os efeitos visuais são bons para fazer uma conexão emocional apenas se forem relevantes e necessários, caso contrário, é melhor deixar o projetor desligado e se concentrar mais em suas habilidades de narrativa e desempenho.

Dicas para uma apresentação memorável    

Dicas para uma boa apresentação

Estas dicas que passei acima são alguns dos ingredientes que boa parte das boas apresentações contém, mas é claro que há palestras memoráveis que subvertem tudo isto e funcionam perfeitamente! Nestes casos, quase sempre é a história de vida do palestrante que faz a diferença. Por isso, ao se apresentar, não tenha medo de se expor. Tenho uma grande amiga biógrafa que diz que toda a vida daria um livro, e tenho certeza de que você possui histórias que merecem ser compartilhadas. Busque-as, pois certamente, as suas maiores virtudes estão naquilo que viveu e vivenciou. Para terminar, deixo uma frase do TED.

“O futuro ainda não está inscrito, estamos todos nos coletivamente no processo de escreve-lo. Há uma pagina aberta e um palco vazio a espera da sua contribuição”

Há pessoas vivem para fazer apresentações; outros consideram o ato de falar em público o seu pior pesadelo. Não importa se é para cinco pessoas em uma sala de reuniões ou para uma plateia de 500 expectadores, se você é o apresentador, o foco está em você. Aceite a sua condição de protagonismo e seja um herói por aqueles breves minutos!

Leia também:

Técnicas de apresentação

Autoconfiança

Melhores vídeos de TED

Como fazer boas apresentações em PowerPoint

Busque seu propósito. Deixe  seu legado.

Rê Spallicci

Renata Spallicci

Atleta profissional fisiculturismo WBFF, executiva, empresaria, coach, influenciadora digital, escritora, palestrante motivacional e realizadora social fundadora do movimento Fit do Bem.

www.renataspallicci.com.br
www.fitdobem.com.br
www.dosonhoarealizacao.com.br