Conheça dicas para um bom desempenho no trabalho

RENATA SPALLICCI

Carreira

26/01/2018

Ser você mesmo é segredo de sucesso no trabalho

Por que você deve ser autentico em sua carreira e por que essa atitude é tão importante no seu crescimento profissional.

Ser uma executiva e ao mesmo tempo uma atleta fitness como eu não é propriamente algo que se vê a toda hora. E em um mundo megapasteurizado, qualquer coisa que sai um pouco da caixa acaba se tornando alvo de olhares curiosos e alguns narizes torcidos!

Mas sabiam que eu tenho a convicção de que é exatamente esta minha atitude de ser eu mesma e de não ligar muito para o que os outros pensam ou falam que acredito ser um dos segredos do meu sucesso?

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, com mais de 3.000 participantes, relatou que 61 % dos entrevistados admitiram que escondem traços da sua personalidades e identidade no trabalho. Ou seja, agem de uma forma em casa com os amigos e de outra totalmente diferente no escritório e com os colegas de trabalho.

Mas a questão é que não é porque a maioria age assim que esta atitude é a melhor para você e para o seu desenvolvimento profissional! Muito pelo contrário: ser menos autêntico em sua profissão e com colegas de trabalho pode realmente ser algo problemático, e que está atrapalhando o crescimento de sua carreira.

Claro que, por experiência própria, sei que ser autêntico às vezes não é nada fácil! Eu mesma enfrentei diversos episódios de preconceito por não abrir mão de minha essência. Mas depois que você quebra a barreira do estranhamento, ser autêntico e verdadeiro é sempre o melhor que você pode fazer para ter sucesso no trabalho!

Por isso, eu vou compartilhar algumas razões para que você entenda o quanto ser autêntico em seu trabalho pode lhe ajudar em seu desenvolvimento e também dar dicas de como encontrar essa sua parte que, muitas vezes, acaba ficando escondida sob rótulos e preconceitos! Vamos lá?

Trabalhe com propósito 

Renata Spallicci - Trabalhe com propósito.

O ser humano gasta, em média, mais de 90 mil horas de sua vida trabalhando. Por isso, cada vez mais, vemos boa parte das pessoas em busca de atividades que lhes sejam significativas e que tenham um propósito. No entanto, se você não for autêntico em seu trabalho, ficará desconectado do que o faz feliz e pode acabar ficando em um emprego de que não gosta.

Para descobrir o melhor caminho de carreira, é preciso autoconhecimento e busca do seu propósito. E ninguém consegue exercer a sua missão de vida, representando ser alguém que não é. Gail Goodman, conselheiro de carreira norte-americano, sugere: “Desafie-se a ser autêntico; explore suas paixões e desejos e procure trabalho que o ajude a compartilhar seus talentos únicos com o mundo”.

 

Liderança sem autenticidade não funciona

Eu acredito que devemos liderar e trabalhar de acordo com nossa personalidade e alinhados com aquilo que realmente somos. Afinal, creio que cativamos os membros de nossas equipes pelas nossas características e, principalmente, por meio de nossos talentos.

Por isso, considero a autenticidade muito importante para quem exerce cargos de liderança, pois ninguém vai seguir uma pessoa que não aparenta ser 100% verdadeira.

Aquele papo do “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”, realmente não funciona! Um líder só ganha a confiança de sua equipe, quando cada membro do time percebe que a personalidade dele é verdadeira e sem máscaras. Palavras não ditas e atitudes dissimuladas derrubam qualquer liderança!

Se você se permitir agir de forma autêntica, perceberá que sua equipe fará o mesmo, e o ambiente de trabalho se tornará mais verdadeiro e criativo.

 

Autenticidade ajuda a construir relacionamentos de longo prazo

Construir relacionamentos de longo prazo e valiosos é fundamental para ser bem- sucedido nos negócios, quer você esteja buscando crescimento em sua carreira ou começando um empreendimento. E nenhum relacionamento baseado em uma personalidade falsa tem chance de ir muito longe.

“A autenticidade – tanto no negócio como na rede – é importante para estabelecer relações recíprocas com os outros. Parcerias profissionais de longo prazo e gratificantes não começam com uma atitude egoísta”, diz Ted Rollins, veterano empreendedor global.

Se for sincero sobre quem é e agir sem máscaras, as oportunidades para sua carreira surgirão de forma muito mais natural.

Como ser mais autentico no trabalho

Ser a gente mesmo em todos os momentos da vida não é uma tarefa fácil. Como já disse, eu mesma enfrentei dificuldades por tentar quebrar padrões e romper paradigmas, seja na minha vida profissional ou pessoal.

Mas eu descobri, ao longo dos anos e de muito trabalho de autoconhecimento, que a tal felicidade que é algo que buscamos constantemente em nossas vidas, pode estar em diferentes lugares. E, principalmente, que só há uma pessoa que tem o mapa do tesouro para achá-la: e essa pessoa é você!

Somos seres únicos, porém, cada vez mais, a sociedade tenta nos impor padrões de comportamento, de moda, de cultura e até mesmo de felicidade. Mas quem disse que todos somos felizes da mesma maneira? E, mais do que isso, quem sabe o que nos faz felizes?

Quando não sabemos o que queremos e, sobretudo, quem realmente somos, a tendência é que tentemos entrar em algum padrão preestabelecido e considerado “normal” por todos, e o resultado será uma constante insatisfação e infelicidade.

É por isso que dou tanto valor à busca pelo autoconhecimento e pelo seu verdadeiro eu interior. Ninguém, a não ser você mesmo, pode lhe dizer o que você deve fazer, qual o melhor caminho para a SUA felicidade. Por isso, pare para refletir sobre si mesmo, entenda as coisas que ama e que odeia. E viva de acordo com o que acredita em todos os aspectos de sua vida.

Ser autêntico e fiel ao seus valores e princípios é o primeiro passo para a busca da felicidade, e você só consegue alcançá-los, se verdadeiramente se conhecer.

Mas, para isso, precisamos ter coragem de arriscar, de encarar nossos medos, de sermos julgados e criticados.

As empresas estão lotadas de pessoas iguais, que pensam do mesmo modo, se comportam de forma semelhante e agem de acordo com o que elas imaginam que se espere delas. Ao quebrar esse círculo, você vai mostrar suas verdadeiras potencialidades e despontar entre tantas pessoas pasteurizadas!

Eu acredito realmente que a sua carreira pode dar uma guinada, quando você resolver se colocar de corpo e alma naquilo que faz com seus talentos, fraquezas, erros e acertos. Afinal, somos pessoas e não robôs, e é isso que muitas empresas estão buscando!

 

Leia também:

Potencialize sua carreira em 2018

Movimento APL

Lidere sendo você mesmo e se rodeie de pessoas diferentes de você 

Busque seu propósito. Deixe  seu legado.

Rê Spallicci

 

Renata Spallicci

Atleta profissional fisiculturismo WBFF, executiva, empresaria, coach, influenciadora digital, escritora, palestrante motivacional e realizadora social fundadora do movimento Fit do Bem.

www.renataspallicci.com.br
www.fitdobem.com.br
www.dosonhoarealizacao.com.br