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Gestão e Liderança

Como liderar em momentos de crise

Saiba como liderar em momentos de tensão e quando tudo parece estar caminhando para o lado errado.

 10 de janeiro de 2019
6 min de leitura

Aprenda como lidar e crescer com a crise

Eu leio muitas matérias e artigos sobre liderança que nos orientam  como agir para evitar crises, diante de  nossas equipes… Mas são poucos os textos que nos dão dicas de como nos comportar em situações em que a crise se instala!

Sim, porque queiramos ou não, mesmo que tenhamos mil habilidades como líderes, as crises vão ocorrer. Ou por motivos externos, ou por imprevistos, ou por conjunturas econômicas, até mesmo por excesso de demanda, sempre haverá momentos em nossa vida profissional que tudo parece estar de cabeça para baixo.

E é exatamente nestes momentos que os verdadeiros líderes se destacam. Mas, como conseguir liderar, quando também estamos no meio do furacão?

É sobre isso que quero falar com você!

Aceite: você também passará por crises 

Aprendendo a passar pela crise!

Embora  você nunca tenha passado por uma  crise séria em sua carreira profissional, infelizmente, eu posso lhe garantir que este momento chegará! Sempre haverá aquele período em sua jornada como líder, quando você, invariavelmente, vai sentir que cada decisão que está tomando está se tornando incorreta. Nada parece funcionar do jeito que deveria. Sua competência e a crença em suas próprias habilidades – os dois pilares de seu sucesso – parecem tê-lo abandonado para sempre. Suas conexões parecem não estar ajudando e suas habilidades de tomada de decisão estão sendo questionadas.

Então, como  conseguir liderar, quando tudo parece dar errado? Aqui estão alguns dos fatores que ajudam os líderes a responderem aos desafios e trazer maturidade e perspicácia para enfrentar a próxima tempestade.

Não permita que suas emoções o controlem

Em tempos de crise, os líderes, invariavelmente, se encontram no meio de uma atmosfera estressante e tensa. Há enormes pressões mentais, físicas e psicológicas que podem levá-lo a ficar agitado ou até a gritar com as pessoas ao seu redor. Pode parecer que desistir é o caminho mais fácil.

Em vez disso, pare e perceba que você tem muito mais controle do que pensa. Agora é a hora de tomar as rédeas de seus pensamentos, emoções e da maneira como você lida com os problemas.

Quando nada mais parece funcionar, tente dormir bem à noite e começar de novo no dia seguinte. Permitir que as emoções atrapalhem os seus julgamentos pode fazer com que seus liderados percam a fé em suas habilidades e interpretarem sua postura como perda de controle.

Permaneça positivo para permanecer produtivo

Positividade é o combustível para a produtividade. Quando as pilhas estão fracas, você pode optar por ficar preso em toda a negatividade que o rodeia, ou por fazer algo positivo.  Há sempre uma escolha. E eu certamente  aconselho a segunda opção!

Seus subordinados estão sempre buscando orientação e observando seu comportamento, atributos e preparação geral para situações difíceis. Durante os momentos que exigem mais esforço, exiba uma atitude positiva e trabalhe em um plano de ação que tenha a  finalidade de  manter sua equipe inspirada e produtiva.

Líderes que debatem com suas equipes em situações críticas têm a capacidade de transformar potenciais reclamantes em solucionadores de problemas, influenciando positivamente a produtividade da equipe. Agindo de maneira positiva, você criará um ambiente muito mais propício ao sucesso e ao crescimento.

Gerencie Expectativas

Quando a crise atinge, as pessoas querem superá-la o mais rápido possível. Como líder, este é o momento de enfrentar a situação e entender a extensão do problema. Claro que você não deve ser alarmista, mas precisa ser capaz de transmitir a seriedade e o impacto potencial da crise para aqueles que são afetados. Seja realista. Deixe seus colegas de trabalho saberem que pode demorar um pouco até que a tempestade passe e prepare-os para a longa e dura batalha que têm pela frente.

Lembre-se: não é algo pessoal

Bons líderes não levam os problemas para o lado pessoal. O fracasso é uma parte da vida. Nem toda estratégia ou decisão que você toma produzirá resultados favoráveis.

Como líder, você acerta em não levar as coisas para o lado pessoal e nem deve  se sentir rejeitado quando as coisas não saírem da forma que imaginava. Lembre-se do Princípio de Pareto (mais conhecido como a regra 80/20). Você realmente não tem muito controle sobre qual lado da equação os resultados de suas decisões acabarão tomando.

Quanto mais você  tomar as coisas para o lado pessoal, mais difícil será manter a compostura, além de obscurecer seu pensamento e percepção, alterando sua capacidade de tomar decisão.

Exercite seu destemor

O medo é contagioso. Se o seu comportamento cheirar a medo, seus colegas de trabalho podem se sentir assustados. Você não pode se dar ao luxo de se projetar como alguém que não tem certeza de sua capacidade de liderar ou de ter pouca confiança.

Uma coisa que eu descobri, e que ajuda muito em tempos como esses, é perguntar a si mesmo: “O que de pior  poderia acontecer?” Isso permitirá que você enfrente a realidade da situação e o ajude a planejar com antecedência. Faça isso sempre, e seus temores acabarão por dar lugar à confiança. Não se surpreenda se você começar a procurar a próxima crise para aparecer!

Boa liderança é frequentemente sinônimo de águas calmas. No entanto, são os tempos difíceis que separam os líderes medíocres dos que são realmente bons. Durante os momentos de crise é que  sua capacidade de liderança se põe à prova verdadeiramente. Por isso, esteja sempre pronto para as águas turbulentas e as tempestades!

 

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Busque seu propósito. Deixe seu legado.

Rê Spallicci