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Carreira

Construa sua marca pessoal

Saiba como construir sua marca pessoal e o quanto ela pode ajudá-lo também em seu desenvolvimento e em sua carreira.

 3 de janeiro de 2019
9 min de leitura



Há cerca de três anos, tomei uma importante decisão em minha vida! Apesar de ter uma carreira de executiva de sucesso e consolidada,  sentia a necessidade de expandir os horizontes de minha atuação na sociedade, buscando meu propósito de vida! Foi quando decidi mostrar ao mundo as outras faces da Renata Spallicci. Mas, como fazer essa mudança?

Primeiro, comecei a estudar e a conhecer mais amplamente a importância de nossa “marca pessoal”. Sim, assim como as empresas, todos nós somos uma marca, e a forma como nos mostramos ao mundo representa o que somos e o que pretendemos.

Passei, então, a “reposicionar”  minha marca, transformando a Renata Spallicci executiva na Rê Spallicci, atleta, blogueira, empreendedora, realizadora social, escritora, coach e tudo mais que vocês hoje conhecem!

E, você, como tem lidado com  sua marca pessoal? Tem se posicionado de forma correta ou não mostra ao mercado aquilo de que gostaria?

Sua marca é quem você é

Embora o termo “marca” seja frequentemente associado a empresas e negócios, todos nós somos também uma marca. Principalmente em tempos de mudanças nas relações de trabalho, construir uma marca pessoal correta é essencial, seja você um funcionário em tempo integral, freelancer  ou empresário.

Afinal, queira ou não, é sua marca que o representa e que vai atrair ou repelir oportunidades.

O processo de desenvolvimento de uma “marca pessoal” se dá em torno de seu nome ou de sua carreira. Você usa essa “marca” para expressar e comunicar suas habilidades, personalidade e valores.

Todos nós podemos ser uma marca e cultivar nosso poder para nos destacarmos e sermos únicos. Essa singularidade atrai as pessoas para nosso produto, nossos serviços ou até mesmo para nossa mensagem. Sua marca pessoal deve ser sobre quem você é, e o que tem a oferecer.

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, marcas pessoais são importantes para todos que estão no mercado de trabalho. Elas não são essenciais apenas para o empreendedor que possui o próprio negócio, mas se constitui em uma forma relevante de fazer você se destacar em uma pilha de currículos.

Se você não desenvolver a própria marca pessoal, outras pessoas o farão por você. Por isso, desenvolver sua marca pessoal é a maneira proativa de controlar seu desenvolvimento de carreira e a forma como você é percebido no mercado.

Uma marca pessoal forte afetará sua capacidade de conseguir os empregos certos, promoções e aumentar sua capacidade de atrair talentos e capital.

Então, que tal conhecer algumas dicas de como pode criar sua marca pessoal?

Crie sua personalidade pessoal

O primeiro passo para construir  sua marca é entender a sua persona, que  pode  ser criada do seguinte modo:

Identificando um apelo emocional.

Quais são seus recursos de personalidade? Isso pode ser tão fácil quanto dizer que você tem um bom senso de humor ou que você é obsessivamente organizado. Por alguns momentos, por que você acha que as pessoas são atraídas por sua marca?

Descrevendo-se.

Quando se trata de sua marca, quem é você? E por que as pessoas gostam de trabalhar com você?

Identificando sua especialidade.

O que você faz? E o que as pessoas querem que você faça por elas?

Entenda seu valor

Seu valor não é baseado na empresa para a qual trabalha ou por sua posição em um emprego. Mas, sim, no que você pode oferecer de único e especial. O que é que você faz muito bem? Nos negócios, falamos muito sobre encontrar um público-alvo e um nicho de mercado. Ele o ajuda a restringir a lista de possíveis clientes (ou empregadores) aos quais  pode auxiliar e com quem você mais gostaria de trabalhar.

Se você não é específico sobre o tipo de trabalho que faz ou gostaria de fazer, as pessoas não saberão com que finalidade devem procurá-lo.

Crie uma proposta de valor que fale exatamente o que você faz e qual o tipo de contribuição que pode oferecer a uma empresa ou organização.

Saiba quantificar o seu valor

A maioria das pessoas tende a estimar seus preços com base em quanto gostariam de ganhar. E isso muitas vezes acaba sendo um erro, porque seu trabalho pode trazer muito mais valor para um empregador ou cliente…

Ao pensar sobre seus preços, faça uma lista de coisas que aconteceriam, se uma empresa não tivesse os seus serviços. Por exemplo, um “relações públicas” traz visibilidade para as marcas. Ele faz isso de maneiras específicas: alavancando suas relações com a mídia para oportunidades de imprensa, como entrevistas, palestras para os fundadores e parcerias pagas. Se uma empresa não o contrata, corre o risco de perder milhares de dólares de oportunidades. É isso que ele deve ter em mente para ter uma noção de quanto seu trabalho realmente vale.

Para se posicionar adequadamente, você precisa saber quais problemas a empresa está enfrentando e como você faz parte da solução. O que uma empresa pode perder sem você? É aí que está o seu valor.

Construa sua plataforma

Se você vai ter uma marca pessoal, precisará de um site para criar sua plataforma virtual. E é claro que o site deve ser seu nome. Você também precisará de contas de mídia social que representem sua marca e  usará essas plataformas para compartilhar sua voz.

Não hesite em promover suas realizações, pois elas lhe darão credibilidade. As pessoas não podem se conectar com você, se não souberem onde você está. Ter uma plataforma digital abre as portas para mais oportunidades.

Entregue seu valor de forma consistente e obtenha depoimentos

Não seja o único a falar sobre o seu trabalho. Peça àqueles que utilizaram seus serviços que deem depoimentos sobre sua competência. Assim, você pode construir uma rede fiel de embaixadores da marca e fazer com que as pessoas o conheçam organicamente.

Peça à sua rede profissional (ou até mesmo ao seu empregador atual) para lhe dar um depoimento, destacando o que você faz bem e como está se tornando um profissional valioso  em sua área.

Capacite-se sempre

Depois de identificar sua singularidade e seus pontos fortes, aperfeiçoe-os. Aprenda tudo o que puder e torne-se o especialista nessa área. Lembre-se: você nunca deve parar de aprender.

Quando a graduação termina, o aprendizado real acontece. Você tem oportunidades de aprender em ambientes práticos com cursos on-line, colegas, mentores e eventos de trabalho externos. Você está aproveitando essas oportunidades para continuar sendo um dos melhores em seu setor?

Se precisar, crie um fundo de poupança com o objetivo de adquirir  ingressos para conferências, livros e outros recursos que promovam sua educação. Algumas empresas até têm um orçamento que alocam para seus funcionários. Descubra se a sua tem. Mostrar que você deseja manter-se atualizado em seu setor mostra um nível de comprometimento que simplesmente não pode passar despercebido.

Compartilhe seu conhecimento

Somente aprender não é suficiente. Você tem também que ensinar e compartilhar seu conhecimento, ajudando aos outros. Faça isso por meio de vídeos, mídias sociais e escrevendo, tanto on-line quanto off-line. É aqui que você prova que conhece sua área e ganha exposição.

Seja você mesmo

Encontre seu próprio estilo. Não precisa fazer o que todo mundo está fazendo e apenas seguir a multidão. Use seu estilo e exclusividade para atrair os empregos e a clientela que deseja.

Identifique seus valores e defina suas prioridades

É importante ter uma ideia clara de seus objetivos pessoais e profissionais, tanto a curto como a longo prazo. Isso ajudará você a não apenas identificar as coisas mais importantes para gastar seu tempo, mas também lhe dará algo para alinhar novos projetos. Use seus valores e prioridades como uma bússola que o guie em ação e em seus processos de tomada de decisão. Isso vai garantir que você fique sempre no caminho certo.

Bom, é isso!Construir uma marca pessoal exige tempo e esforço, mas vale a pena. Lembre-se de que a necessidade de uma marca pessoal será cada vez maior para todos se distinguirem no mercado de trabalho. E é a única coisa que ninguém pode lhe tirar e que seguirá ao seu lado ao longo de toda a sua carreira. É um requisito de liderança que permite que as pessoas saibam quem é e o que você representa.

 

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Busque seu propósito. Deixe o seu legado.

Rê Spallicci