Transformação Digital

RENATA SPALLICCI

Carreira

13/11/2018

Você está preparado para a transformação digital?

Saiba como você pode mudar para se adaptar ao novo mercado de trabalho.

“Em Deus eu confio, todos os outros trazem dados”

Edwards Deming

Eu sou uma entusiasta da tecnologia e não consigo imaginar minha vida sem ela! Aplicativos mil do celular, compartilhamento de arquivos na nuvem, sistemas de reuniões via internet, são apenas algumas das ferramentas que eu uso no meu dia a dia e que me ajudam a ter um trabalho muito mais produtivo!

E você? Considera-se uma pessoa on-line ou não? Deixe-me repetir a pergunta: qual a primeira coisa que faz ao levantar? Olhar o celular? Bingo! Então, você é uma pessoa on-line,embora aindanão tenha percebido!

Da vida pessoal para as empresas

Ferramentas digitais no trabalho e no dia a dia

Mas a verdade é que, por mais que boa parte das pessoas que está no mercado de trabalho seja usuária das ferramentas digitais no dia a dia, poucas já transportaram esse mindset digital para suas empresas.

Até porque, muitas companhias também ainda não fizeram essa migração digital de forma plena! Foi pensando nisso que nós criamos na Apsen o projeto Transformação Digital que vai colocar a empresa na era da indústria 4.0.

E, para lançar este programa, fizemos um evento, em parceria com a Microsoft, em Brasoftware, no dia 6 de novembro, para todos os funcionários da Apsen. Com 12 ações entre workshops e palestras, o evento teve por objetivo dar o pontapé inicial nesse projeto, alinhando todos da companhia na necessidade de acompanharmos e anteciparmos as revoluções de mercado, a fim de garantir a continuidade da empresa!

Sim, porque as empresas que não se adaptarem aos novos tempos estarão fadadas ao insucesso! É só lembrarmos quantas empresas, que eram gigantes, já ficaram pelo caminho, e como o perfil das maiores empresas mudou nos últimos anos! Se ,antes, ao falarmos em grandes marcas falávamos em  Coca Cola, Ford, hoje falamos em Google, Apple, Facebook, Uber!  Isso sem falar nas que já desapareceram do mapa!

Por meio do projeto de Transformação Digital na Apsen, pretendemos colocar uma semente em todo o nosso time sobre a necessidade de fazermos essa jornada no dia a dia, a quallevará a empresa à maior automação dos processos e modernização da forma como lidamos comos nossos públicos de relacionamento.

Mudanças em marcha

Você deve estar se perguntando! Ok, ok, Rê, mas porque você tá compartilhando tudo isso com a gente, se nem somos da Apsen?? Porque essa transformação precisa ocorrer para todos nós! E é isso que quero lhes mostrar.

Durante o evento, tivemos a oportunidade de assistir a  uma palestra com Roberto Prado, CTO de Cloud, da Microsoft, e ele me deixou impressionada a respeito das perspectivas de mudança no mercado de trabalho e nas empresas!

Roberto Prado Microsoft e Rê Spallicci

Com 18 anos de Microsoft euma bagagem incrível, ele nos mostrou o quanto a forma como as empresas vão se   relacionar com seus clientes deve mudar nos próximos anos, e como isso pode impactar nas carreiras de todos nós! Muitas profissões deixaram de existir, e novas surgirão.Quem não estiver atento a essas modificações vai ficar para trás!

A tecnologia vai melhorar cada vez mais a produtividade das empresas por meioda automação, razão pela qualo perfil profissional vai sofrer  mudanças significativas. Não teremos mais espaço para profissionais que não tenham capacidade para inovar e que não se adaptem às mudanças. Aquele estagiário meio nerd, a quema gente nem dava muita bola, pode ser o próximo gênio a criar uma nova ferramentaque vai revolucionar o mundo. Sea gente não o ouvir, ele irá para a concorrência ou  montará sua própria empresa…E passará a perna em todos os dinossauros!

E a inovação está em todos os campos que podemos imaginar, aliás, nos campos, literalmente! O Real Madrid, por exemplo, é referência na forma como se relaciona com seus mais de 400 milhões de fãs pelo mundo. Usando sistema avançado de tecnologia, eles mapeiam quais os melhores momentos de interagirem com seus torcedores para vender camisas, fazer promoções e aumentar o faturamento! Imaginem só! Até no futebol!

Essa transformação digital que está acontecendo não dá mais para ignorarmos e,caso não comecemosnossa jornada agora, vamos ficar para trás! Não quero dizer com isso que todos temos que ser megaentendidos em tecnologia, ou algo assim… Não é o caso! Mas precisamos perceber o reflexo da tecnologia em nossos negócios, empresas e carreiras e pensar formas de acompanharmos as mudanças…

Fico muito feliz de estar proporcionando esse conhecimento  à equipe Apsen e agradeço demais à nossa equipe de TI, na pessoa do Fábio Dantas, por estarmos dando mais este passo em direção ao futuro!

Aproveito também para expressar minha gratidão à Microsoft e Brasoftware pela parceria e por estar conosco nesta valiosa jornada.

E me comprometo a compartilhar comvocêstodos os ensinamentos que esse processo vai me proporcionar, para que possam, também, fazer esta transformação digital em suas carreiras!

 

Leia também:

Você é um viciado em celular?

Não se engane: não somos multitarefas

Dicas para se manter sempre focado no trabalho

 

Busque seu propósito. Deixe o seu legado.

Rê Spallicci

 

Renata Spallicci

Atleta profissional fisiculturismo WBFF, executiva, empresaria, coach, influenciadora digital, escritora, palestrante motivacional e realizadora social fundadora do movimento Fit do Bem.

www.renataspallicci.com.br
www.fitdobem.com.br
www.dosonhoarealizacao.com.br