Comer abobrinha emagrece? Confira!

RENATA SPALLICCI

Dietas

11/04/2018

Os benefícios da abobrinha para a perda de peso

Saiba todas as vantagens do consumo da abobrinha para a sua saúde e confira duas receitas incríveis

Na minha mais recente preparação para o WBFF, eu tive uma restrição alimentar muito severa por duas razões: primeiro, porque fiz um exame que detectou intolerância do meu organismo a diversos alimentos que eu consumia regularmente e, consequentemente, eu tive de abandoná-los; segundo, porque eu precisava perder muita gordura e líquidos.

Um dos alimentos que me salvou foi a abobrinha! Gente! Eu não imaginava quantas opções de receitas podem ser preparadas  com ela! Viciei nos chips de abobrinha, uma opção supergostosa e que traz um crocância para a dieta, fiz espaguete de abobrinha que também é delicioso e até doce de abobrinha! E podem ficar tranquilos que, ao final da matéria, eu vou passar estas receitas para  vocês!

Apesar de ser uma fruta, como ela é mais bem consumida em pratos cozidos, muitas pessoas pensam que ela é um tubérculo como a batata. Ela deve ser colhida quando está entre 8 e 20 cm de comprimento, e as sementes são macias e jovens. Uma abobrinha totalmente desenvolvida geralmente chega a três metros de comprimento e contém muita fibra, o que não a torna muito gostosa para comer. A abobrinha jovem tem um sabor sutil, cobertura macia e polpa branca amanteigada, e quase todas as suas partes são comestíveis, incluindo a polpa, sementes e até mesmo a pele.

E além de proporcionar pratos incríveis, quando fui pesquisar mais sobre a tal fruta, eu aprendi que ela traz inúmeros outros benefícios para a saúde, e que vou agora compartilhar com vocês.

Colabora com a perda de peso

 Abobrinha colabora com a perda de peso

O primeiro benefício que todo mundo quer saber é se ela realmente ajuda na perda de peso! E a resposta é sim!  A abobrinha tem apenas 17 calorias por 100 gramas consumidas. Isso nos permite comer bastante do vegetal e ficar satisfeito, com uma ingestão baixa de calorias. Outro fato interessante é que a abobrinha aumenta nosso metabolismo, o que nos ajuda a queimar gordura. Ou seja, obtemos energia e eliminamos a gordura que sobrou, queimando-a. Isso se deve principalmente à vitamina A, que promove a oxidação desses lipídios. Ela também tem fibra solúvel e insolúvel. A fibra solúvel desintoxica e retarda o aparecimento de glicose no sangue. A fibra insolúvel, por sua vez, é responsável por melhorar a nossa saúde intestinal, fornecendo boas bactérias para limpar nosso interior, promovendo assim a remoção de toxinas e gorduras.

Além disso, a abobrinha é uma fruta de baixo teor de amido, isto é, é pobre em carboidratos e rica em fibras. A fruta também tem um alto teor de água, o que  vai lhe dar aquela sensação de saciedade e desencorajá-lo a comer demais.

Ela é um daqueles alimentos com baixo índice glicêmico. O aumento da ingestão de frutas, vegetais e alimentos com baixo teor de gordura tem sido associado à perda de peso saudável e à manutenção do peso. Outro benefício dos alimentos ricos em fibras é que eles exigem mais mastigação – o que faz com que levemos mais tempo para comer, evitando que consumamos um número de calorias alto em um curto período.

Mantém o organismo saudável

Se fosse só pelos benefícios do emagrecimento e pela versatilidade, a abobrinha já tinha tudo para se tornar a minha queridinha, mas ela ainda vai além! Sendo uma excelente fonte de manganês e vitamina C, a abobrinha é também a melhor fonte de fibra alimentar que manterá seu corpo na melhor forma em longo prazo. Também contém vitamina A, magnésio, folato, potássio, cobre e fósforo. Esta polpa também tem um alto teor de ácidos graxos ômega-3, zinco, niacina e proteína. E mais:  vitamina B1, vitamina B6, vitamina B2 e cálcio que garantem uma saúde ideal. É provavelmente a melhor abóbora em variedade de nutrientes, incluindo açúcar, carboidratos, fibras solúveis e insolúveis, sódio, minerais, aminoácidos e muito mais. O ingrediente folato desta abóbora é também  altamente recomendado para mulheres grávidas.

Promove a saúde dos homens

Muitos pesquisadores tomaram extratos desta abóbora para realizar certos estudos e concluíram que esta fruta tem certas propriedades que efetivamente tratam uma doença em homens chamada HBP ou Hipertrofia Benigna da Próstata. A HBP é uma condição na qual a próstata se torna alargada de forma e com tamanho excessivo, o que pode causar problemas tanto na função sexual como na urinária. Um bom tratamento disto é visto em combinação com outros alimentos que contêm fitonutrientes, por isso se diz que a abobrinha é extremamente útil para diminuir os sintomas da HBP.

Previne Doenças

Sua saúde geral certamente vai se beneficiar, se você consumir abobrinha regularmente. Ajuda a prevenir todos os tipos de doenças de um modo geral. Estudos já declararam que os alimentos ricos em fibras ajudam a aliviar as condições do câncer, eliminando as toxinas causadoras de câncer das células do cólon. A vitamina C, folato e beta-caroteno em abobrinha ajudam a proteger essas células contra os produtos químicos nocivos que podem levar ao câncer de cólon. Beta-caroteno e vitamina C também têm propriedades anti-inflamatórias, curando, assim, doenças como osteoartrite, asma e artrite reumatóide, cujo  inchaço é imensamente doloroso. A porcentagem de cobre também ajuda a reduzir os sintomas da artrite reumatoide.

Protege o Sistema Cardiovascular

Os sistemas de classificação de alimentos em países desenvolvidos declararam que esta abóbora tem níveis abundantes de manganês e vitamina C, que ajudam a manter o coração forte.

Durante a pesquisa, a maioria desses nutrientes foi considerada  eficaz na prevenção de doenças cardíacas, diabéticas e aterosclerose. O teor de magnésio reduz notavelmente o risco de ataques cardíacos e derrames. Em combinação com potássio, o magnésio também ajuda a reduzir a pressão arterial elevada. A vitamina C e o beta-caroteno encontrados na abóbora ajudam a prevenir a oxidação do colesterol. O colesterol oxidado se acumula nas paredes dos vasos sanguíneos, mas esses nutrientes reduzem o desenvolvimento da aterosclerose. O folato vitamínico é exigido pelo organismo para eliminar um subproduto metabólico inseguro chamado homocisteína, que pode resultar em ataque cardíaco e derrame, se os níveis aumentarem demais. Seu teor de fibra também reduz os níveis elevados de colesterol, ajudando a diminuir  o risco de aterosclerose e doenças cardíacas, advindas do diabetes.

Benefícios da abobrinha

Como comprar abobrinha?

Quando você comprar abobrinha, certifique-se de que é jovem e doce no paladar. Além disso, verifique se o que você está comprando é firme e tem uma pele de cores brilhantes. É sempre aconselhável armazená-la em sacos plásticos perfurados, dentro de uma gaveta de geladeira. Tente não manter esta fruta armazenada por mais de três  dias, pois ela pode ficar danificada em temperaturas excessivamente frias. Se estiver danificada, você notará cavidades ocas na superfície da pele da fruta.

Como cozinhar abobrinha?

95% de abobrinha é água, então, quando estiver cozida, a água escorrerá. Portanto, você precisa, primeiro, salgar as abobrinhas, e depois, permitir que o excesso de água seja drenado antes que a preparação seja feita. Enquanto você come esta fruta, não remova a pele, porque ela contém o importante nutriente beta-caroteno, o componente vitamínico que age como um antioxidante, protegendo assim as células dos danos da oxidação. As flores comestíveis de abobrinha são frequentemente usadas nas culinárias francesa e italiana.

Uma das maneiras mais fáceis de ter abobrinha é polvilhando-a ralada ou outras variedades em saladas e sanduíches. Você também pode adicioná-la à sua receita de pão favorita, reduzindo, assim, a quantidade de líquido na receita, uma vez que a abobrinha está compensando a umidade de uma maneira diferente.

Receitas

Agora que vocês já estão especialistas em abobrinha, vamos às prometidas receitas!

Chips de abobrinha

Receita chips de abobrinha

Preaqueça o forno em temperatura média-alta e unte uma assadeira com azeite.

Fatie a abobrinha finamente e espelhe as fatias na assadeira.

Coloque azeite por cima e polvilhe sal.

Você pode optar também por colocar outros temperos a gosto.

Não exagere no sal, pois a abobrinha encolhe e concentra o tempero.

Coloque no forno e deixe assar por 40 minutos.

Gire a assadeira e deixe por mais 30 a 40 minutos, dependendo do forno.

Quando os chips estiverem dourados e crocantes, está pronto!

 

Fonte: www.tudogostoso.com.br

Espaguete de abobrinha ao alho e óleo

Receita de espaguete de abobrinha

Lave as abobrinhas.

Com a ajuda do fatiador de legumes, fatie as abobrinhas em formato de espaguete.  Descasque e amasse 3 dentes de alho. Pique 2 tomates em cubos com pele e sem as sementes. Reserve.

Ou corte 200g de tomate cereja rama ao meio. Reserve.

Em uma frigideira coloque 1 a 2 colheres de sopa de azeite, os 3 dentes de alho amassados e 1 colher rasa  de café de pimenta calabresa seca;  deixe por 1 a 2 minutos apenas, então, junte os 2 tomates em cubos e  o espaguete de abobrinha.

Em fogo alto, deixe por 2  minutos somente até as abobrinhas murcharem levemente, apenas o  suficiente para aquecer.

Elas devem ser servidas al dente.  Desligue e é só servir.

  • Tempo de Preparo: 15min
  • Tempo de Frigideira: 4min
  • Rendimento: 2 porções

Fonte: www.montaencanta.com.br

 

Bom, é isso, espero que tenha curtido a matéria e que eu não tenha falado nenhuma abobrinha ( me desculpem, mas eu me segurei até agora para fazer este trocadilho infeliz…rs)!

Como você sabe, comer bastantes frutas e verduras é importante, portanto, se você incluir abobrinha em sua dieta, estará realmente mantendo seu corpo saudável, bem hidratado e livre de toxinas a longo prazo. Está é, sem dúvida, uma das escolhas alimentares mais saudáveis e fáceis de consumir de formas diferentes e deliciosas.

 

Leia também:

Suco de uva emagrece e seca a barriga

Grão de bico, saudável e ajuda na perda de peso 

Receita de abobrinha recheada light 

Busque seu propósito.  Deixe seu legado.

Rê Spallicci

Renata Spallicci

Atleta profissional fisiculturismo WBFF, executiva, empresaria, coach, influenciadora digital, escritora, palestrante motivacional e realizadora social fundadora do movimento Fit do Bem.

www.renataspallicci.com.br
www.fitdobem.com.br
www.dosonhoarealizacao.com.br