Dia das crianças - Alimentação saudável

RENATA SPALLICCI

Dietas

12/10/2018

Dia das crianças – Alimentação saudável pode ser o seu melhor presente

Alimentação saudável na infância é essencial para adultos com mais saúde

Hoje é Dia das Crianças! Uma data para comemorar ao lado dos pequenos, proporcionando-lhes um dia de muita diversão ao lado  daqueles que amam. E eu queria aproveitar esta data para falar sobre um presente inestimável que todos os pais e mães podem proporcionar aos filhos: uma alimentação saudável!

Comida saudável x cotidiano corrido

Em um mundo repleto de junkfood, comidas industrializadas e de um cotidiano megacorrido, a gente sabe que, muitas vezes, fica realmente complicado para pais e mães darem a seus filhos a dieta que gostariam.

Mas é importante sabermos que levar às crianças uma dieta saudável pode ter um efeito amplo na saúde dos pequenos, ajudando a estabilizar sua energia, aguçar suas mentes e até mesmo seu humor.

E isso pode ser mais simples e menos demorado do que você imagina. Com algumas mudanças de hábitos alimentares você pode dar aos seus filhos a melhor oportunidade de se tornarem adultos saudáveis ​​e confiantes. Quer ver só? Junto com as minhas amigas, a nutri Vivi Sanches, e a chef Funcional Nati Galgo, preparei algumas dicas matadoras para mamães e papais!

Como a alimentação saudável beneficia as crianças

A alimentação saudável pode ajudar as crianças a manterem um peso adequado  e evitarem muitos problemas de saúde. Uma dieta saudável também pode ter um efeito profundo na sensação de bem-estar mental e emocional de uma criança, ajudando a prevenir condições como depressão, ansiedade e TDAH. Comer bem pode apoiar o crescimento e desenvolvimento saudáveis ​​de uma criança até a idade adulta e pode até mesmo desempenhar um papel na redução do risco de suicídio em jovens.

Por isso, é importante lembrar que seus filhos não nasceram com um desejo louco por batatas fritas e pizza e uma aversão aos brócolis e às cenouras. Esse condicionamento acontece ao longo do tempo, à medida que as crianças são expostas a escolhas cada vez mais insalubres de alimentos. No entanto, é possível reprogramar os desejos de comida dos seus filhos, para que eles desejem alimentos mais saudáveis. Quanto mais cedo você introduzir opções benéficas ​​e nutritivas nas dietas deles, mais fácil será desenvolver  um relacionamento conveniente com alimentos que podem durar uma vida inteira.

Chef Nati Galgos fala sobre alimentação saudável para crianças

É o que comentou a Nati Galgos. “Muitos pais acham que precisam dar aos filhos opções doces e industrializadas porque ‘eles são crianças e gostam’. Mas a verdade é que é a gente que lhes apresenta estes sabores, já que eles não possuem essa referência.”

Incentive hábitos alimentares saudáveis

Quer sejam crianças ou adolescentes, as crianças desenvolvem uma preferência natural pelos alimentos de que mais gostam. Para incentivar hábitos alimentares saudáveis, o desafio é tornar as escolhas nutritivas atraentes.

Nutricionista Vivi Sanches fala sobre alimentação infantil

É o que explica a nutricionista Vivian Sanches. “É de extrema importância lembrar que os pais são os exemplos e referências de hábitos para os filhos, devendo manter e estimular uma alimentação adequada, reforçando sempre os hábitos saudáveis, substituindo doces por frutas, refrigerantes por sucos naturais, frituras por alimentos cozidos/assados/grelhados”, revela.

Segundo a Vivian, apresentar os alimentos in natura e fornecer diferentes tipos de preparação proporciona a ampliação do paladar dos filhos e uma melhor aceitação aos alimentos, estimulando os diferentes sentidos: paladar, tato, visão sobre doce, amargo, azedo, umami.

“Além disso, deve-se acompanhar a alimentação do filho e o que é ofertado fora de casa, como por exemplo, na escola ou em qualquer outro lugar que frequentar”, reforça.

Dicas para uma alimentação saudável

Interação familiar

Fazer das refeições um momento de interação social e familiar pode ser um forte aliado em uma alimentação mais saudável!

Refeições familiares regulares proporcionam conforto. Saber que toda a família vai se sentar para jantar (ou tomar café da manhã) juntos, aproximadamente à mesma hora todos os dias, pode ser muito reconfortante para as crianças e até mesmo aumentar o apetite. Além disso, reunir a família em torno de uma mesa para uma refeição é uma oportunidade ideal para conversar e ouvir seus filhos sem a distração da TV, dos celulares ou dos computadores.

A interação social é vital para o seu filho. O simples ato de conversar com os pais à mesa de jantar sobre como eles se sentem pode desempenhar um papel importante no alívio do estresse e no aumento do humor e da autoestima do seu filho.

“Desde cedo é possível estabelecer uma relação bacana da criança com a comida. Cozinhar ao lado da criança, tornar aquele momento algo divertido e lúdico é uma forma interessante de fazer com que o indivíduo tenha, desde cedo, uma relação benéfica com a comida caseira e saudável”, comentou a nossa chef Nati.

Comer de forma saudável pode ser, sim, gostoso!

Quem disse que comer de forma saudável é sinônimo de comida sem

Graça? É possível fazer muita coisa gostosa com substituições bem interessantes, quer ver só?

Que tal trocar as batatas fritas por batatas fritas grelhadas no forno e salgadas levemente, ou o sorvete por iogurte ou smoothies de frutas frescas? Quer ter mais exemplos? O frango frito pode ser substituído pelo

assado ou grelhado e até os donuts podem dar espaço aos produtos caseiros com menos açúcar. Outra opção megassaborosa é trocar as fritas por chips de vegetais cozidos ou, para crianças mais velhas, nozes.

Quer ver só como dá para ser feliz e comer de forma saudável? Confira esta receitinha especial da Nati Galgos para que você possa mostrar para seus filhos que comida saudável pode, sim, ser muito gostosa! Ah! uma boa dica é chamar seu filho para preparar a torta com você!

Torta Ganache Fit

Bom, é isso! Espero que estas dicas tenham sido úteis para vocês e que tenham percebido o quanto a alimentação saudável na infância é fundamental para adultos com maior amplitude de paladar e com escolhas melhores para o  corpo!

Ah! e é claro! Incentivar o esporte e atividades físicas desde a infância também é essencial!

 

Leia também

Adoce com saúde! Conheça os tipos de açúcares e adoçantes e escolha o melhor para você!

Neste Dia das Crianças resgate sua criança interior

Chega de princesas indefesas: animações apostam nas mulheres fortes e independentes

 

Busque seu propósito. Deixe seu legado.

Rê Spallicci

 

Renata Spallicci

Atleta profissional fisiculturismo WBFF, executiva, empresaria, coach, influenciadora digital, escritora, palestrante motivacional e realizadora social fundadora do movimento Fit do Bem.

www.renataspallicci.com.br
www.fitdobem.com.br
www.dosonhoarealizacao.com.br