Dieta - Dez pontos essenciais para a perda de peso definitiva

RENATA SPALLICCI

Dietas

19/09/2017

Dez pontos essenciais para a perda de peso definitiva

Saiba o que mudar na sua dieta, nos seus exercícios e, principalmente, no seu comportamento para conseguir emagrecer.

Perder peso não é nada fácil. Eu me lembro dos meus tempos de gordinha e o quanto sofria para perder qualquer quilinho que fosse. E mesmo depois que eu conseguia chegar lá, vinha outro sacrifício: a manutenção! Mas hoje, depois de muito ler sobre o tema, depois de inúmeras dietas (algumas certas e outras bem erradas) e muito aprendizado, eu entendo que há dez pontos essenciais para que você consiga chegar ao seu objetivo. E é este segredo que vou compartilhar com vocês agora!

 

1 – A combinação perfeita

Dieta - Dez pontos essenciais para a perda de peso definitiva

 

A fórmula é simples: a perda de peso bem-sucedida exige a combinação certa de três componentes: boa nutrição, atividade física e mudança de comportamento.

E boa parte das pessoas tem isso em mente. Porém, na hora do “vamos ver”  acaba atacando somente dois pilares dessa tríade, esquecendo-se da mudança comportamental.

Fazer dieta adequada e praticar exercícios físicos regularmente está na cartilha de todos que querem emagrecer, mas a modificação de emoções e comportamentos é algo que exige ainda mais de nós mesmos.  Isso significa aprender a pensar de forma diferente sobre o planejamento de refeições, permanecer ativo e priorizar a saúde física, cercando-se com amigos e familiares de apoio e acreditando que você pode – e irá – alcançar seus objetivos.

Não importa se você falhou em seus esforços de perda de peso no passado –mudando a forma de agir perante o problema, você pode fazê-lo desta vez!

 

2 –Fique de olho na desintoxicação do seu organismo

Dieta - Dez pontos essenciais para a perda de peso definitiva

O corpo humano é uma máquina de eliminação de resíduos e tem seis órgãos que se encarregam desta função essencial: o cólon, os rins, o fígado, os pulmões, os gânglios e a pele. Esses órgãos trabalham juntos para livrar seu corpo de até dois quilos de resíduos tóxicos, todos os dias. Quando eles não estão funcionando corretamente, ou mesmo quando  um desses órgãos está comprometido, todo o corpo e sua saúde podem sofrer com as toxinas que causam doenças.

Esses tipos de problemas geralmente começam com o que comemos. Afinal, quanto mais toxinas ingerimos, mais difícil se torna o trabalho de desintoxicação para o nosso corpo.

Como você pode saber quando seu corpo está tendo problemas para eliminar toxinas? Existem oito sinais de alerta:

Mal hálito
Neblina cerebral
Prisão de ventre
Dieta rica em álcool, cafeína, açúcar e / ou farinha branca
Fadiga, letargia ou maus hábitos de sono
Sono de ruim qualidade
Problemas de pele
Olhos amarelos ou vermelhos

 

3 – Cuide da sua dieta

Dieta - Dez pontos essenciais para a perda de peso definitiva

Você já sabe que sua dieta é fundamental para sua saúde, mas  sabe como sua dieta ideal deveria ser? Certifique-se de que pelo menos 80% das suas calorias sejam de alimentos saudáveis e ​​de alta qualidade. Você pode adicionar algumas indulgências aos restantes 20% das suas calorias, mas lembre-se:  quanto mais alimentos de alta qualidade você comer, melhor será para você, seu corpo e sua saúde.

Alimentos de alta qualidade devem consistir em não processados, ​​como frutas, vegetais, nozes, feijões e grãos inteiros. Cozinhe com moderação os óleos e escolha alternativas mais saudáveis, como açafrão ou azeite.

Beba água durante todo o dia. Afinal, manter-se hidratado é essencial para uma boa saúde, e também ajuda você a sentir-se satisfeito. Então, você não come, quando, na verdade está é com sede.
4 – Coma alimentos “amigáveis”

Dieta - Dez pontos essenciais para a perda de peso definitiva

Alimentos amigáveis para a perda de peso são aqueles que o mantêm satisfeito por mais tempo e o ajudam a queimar calorias. Eles passam pelas vias metabólicas adequadas para suportar sua perda de peso.

São eles:

Vinagre de cidra de maçã

Abacates

Feijão e legumes

Amoras

Chia

Pimenta

Vegetais crucíferos (brócolis, couves de Bruxelas, repolho e couve-flor)

Chocolate escuro

Folhas verdes

Nozes, castanhas e amêndoas

 

5 – Tenha cuidado com os mitos em que acredita

Dieta - Dez pontos essenciais para a perda de peso definitiva

Não deixe que os mitos da perda de peso, como os listados abaixo, o impeçam de alcançar seus objetivos.

Mito: Beba três copos de leite todos os dias, ou o equivalente deles.

Realidade: a maioria dos adultos não consegue digerir adequadamente o leite. Em vez disso, escolha folhas verdes e legumes para cálcio e beba bastante água.

Mito: o suco de laranja é uma ótima fonte de vitaminas.

Realidade: beber qualquer suco de fruta é como beber açúcar líquido e não é a melhor fonte de vitaminas. Para antioxidantes, escolha mirtilos, chá verde, nozes, alcachofras, feijão e amoras.

Mito: grãos inteiros, especialmente aveia, são saudáveis ​​para o coração.

Realidade: comer cereais secos é como comer açúcar. Escolha alimentos naturalmente saudáveis ​​como edamame, mirtilos, nozes, legumes, tomates, azeite extra virgem, sementes de linho, folhas verdes escuras, romã, abacate ou chá verde.

Mito: três refeições fartas por dia constituem  a maneira mais saudável de comer.

Realidade: é mais fácil controlar a fome comendo cinco refeições menores ou três refeições e dois lanches ao longo do dia.

Mito: coma bananas se tiver problemas cardíacos, porque contêm potássio.

Realidade: O amido em uma banana madura imediatamente se transforma em açúcar na corrente sanguínea. Se você está procurando potássio, escolha tomates secos ao sol, feijão, folhas de folhas verdes ou abacate.

 

6. Beba muita água

Dieta - Dez pontos essenciais para a perda de peso definitiva

Qualquer médico vai lhe dizer para beber água em vez de refrigerante ou suco. A água é fundamental para uma boa saúde; promove a função intestinal e a digestão normais, limpa as impurezas e toxinas de seu corpo, adiciona umidade à pele e cabelo, além de energizar os músculos.

Pesquisas mostram que beber água 30 minutos antes de comer auxilia na perda de peso. Estes resultados foram constatados mesmo entre pessoas que não fizeram alterações em seus regimes de ingestão calórica ou exercício. A água ajuda não só a encher seu estômago, mas também porque muitos sentimentos de fome são realmente causados ​​pela desidratação.

Se você está com fome ou com sede, o corpo libera hormônios na mesma parcela do cérebro, o hipotálamo. O hipotálamo não pode distinguir entre esses dois sinais, então, ele diz para você comer.

O movimento padrão certo é beber água primeiro. As chances são de que você está ligeiramente desidratado, mesmo que não perceba. Pesquisas mostram que até 75% das pessoas não bebem água suficiente, então, as chances de que você simplesmente não está bebendo o suficiente são grandes. Como a água é a chave para desintoxicação, digestão, eliminação e perda de peso, este é um hábito que você deve mudar agora.

 

  1. Faça exercício regularmente

Dieta - Dez pontos essenciais para a perda de peso definitiva

Juntos, o exercício e a dieta adequada promovem a perda de peso. Um não funcionará sem o outro. Confiar simplesmente no exercício pode significar que você está compensando as calorias que você queima, ficando no meio do caminho de seus objetivos. Confiar na restrição calórica faz com que o corpo desacelere seu metabolismo, o que prejudica seus objetivos de perda de peso novamente.

Seu corpo está trabalhando duro para manter o que é percebido como seu estado normal e economizar energia, então, você precisa de restrição calórica e exercício para forçá-lo a sair desse padrão.

Assim, é preciso combinar exercícios que desafiem sua força, resistência e flexibilidade.

 

  1. Faça pequenas mudanças diárias

Dieta - Dez pontos essenciais para a perda de peso definitiva

A perda de peso permanente consiste em fazer pequenas mudanças diárias. Mudanças de estilo de vida simples são a chave para o sucesso, porque elas são a única maneira de garantir que o peso permaneça na meta que você estabeleceu. Por isso:

Controle as porções

Vivemos em um mundo do exagero e é por isso que o controle de porção é um desafio. Todos nos acostumamos a enormes pratos cheios de comida em cada refeição. No entanto, os especialistas sabem que, simplesmente, controlar a quantidade de alimentos que você consome está entre as melhores maneiras de perder peso.

Mesmo que você escolha alimentos que são principalmente saudáveis, se os estiver comendo em enormes porções,  estará sabotando seus objetivos de perda de peso. Pratique o controle de porções todos os dias e faça da moderação uma parte da sua vida que, com o tempo, você nem precisará mais pensar sobre isso.

Pense positivo

Não se preocupe com o que não pode comer. Concentre-se em todos os alimentos maravilhosos que você pode ter e as novas receitas e pratos que pode tentar. Perceba como é maravilhoso estar no controle de sua vida.
Registre aquilo que você come

Manter um registro do que você come coloca tudo em pratos limpos, com o perdão do trocadilho… É fácil esquecer coisas e cometer erros, se você não anotar, especialmente quando se ajusta a um novo estilo de vida. Os registros de alimentos destacam os padrões que você talvez não tenha aprendido de outra forma, permitindo que você substitua melhores hábitos por padrões antigos e destrutivos.

A boa notícia é que, depois de se habituar ao seu novo estilo de vida, você não precisará mais manter o registro.

Planeje seu cardápio

Quando você planeja suas refeições com antecedência, elimina grande parte do perigo que vem das decisões de última hora, baseadas na fome. Você também economizará tempo e dinheiro.

Mantenha-se em movimento

Independentemente do seu dia, tenha sempre um momento para movimentar-se. O plano de ir para a academia falhou? Caminhe até a loja da esquina em vez de dirigir, passeie pelo bairro após o jantar ou abandone o elevador dois andares antes do seu apartamento. Apenas faça algo para continuar se movendo.

 

9 – Mude sua mente para mudar  seu corpo

Dieta - Dez pontos essenciais para a perda de peso definitiva

Sua mentalidade e atitude são os elementos mais importantes para dominar seu plano de perda de peso. Seus pensamentos podem levá-lo até a linha de chegada ou bloqueá-lo antes de começar. Você pode acompanhar e concluir, mas apenas se seus pensamentos estiverem voltados ao programa.

Lembre-se sempre de que, quando o pensamento negativo acontece, seguem resultados negativos.
Não seja seu próprio pior inimigo. As palavras podem estar contra nós: existem mais de 3.000 palavras que usamos relacionadas a emoções humanas e cerca de 2.000 delas são negativas!

Pense de outra forma: você tem mil escolhas positivas! Você não precisa ser presa do que a pessoa média faz e se resignar ao pensamento negativo – você tem força de vontade, objetivos e um plano para se manter.
Dieta - Dez pontos essenciais para a perda de peso definitiva

10 – Reduza o estresse

Dieta - Dez pontos essenciais para a perda de peso definitiva

 

O estresse afeta sua saúde de várias maneiras, e muitas delas estão ligadas ao excesso de peso:

Pressão arterial aumentada, frequência cardíaca rápida e vasos sanguíneos temporariamente constrangidos.
Níveis mais altos de cortisol e mais gordura na barriga, que, por sua vez, aumenta a resistência à insulina e à inflamação.
Aumento da incidência de doença cardíaca coronária.
Insônia.
Dores de cabeça de tensão com adrenalina e cortisol e flutuações em neurotransmissores como serotonina e endorfinas que ativam vias de dor no cérebro.
Redução da quantidade de tecido cerebral que regula emoções e autocontrole.
Isso significa que reduzir o estresse é um componente-chave do seu plano de perda de peso.

A ótima notícia é que, seguindo os outros nove passos para perda de peso, você estará naturalmente no caminho para também reduzir o estresse.

Alterar a sua dieta, manter-se ativo e tornar os pensamentos positivos o seu modo de vida significam menores níveis de estresse  e uma vida mais saudável e plena.

E aí, que tal começar agora mesmo a seguir esses passos? Não deixe para amanhã ou para a próxima segunda-feira. Não devemos esperar para cuidarmos melhor de nós mesmos e para buscar realizar aquilo com que sonhamos!

O convite para a mudança está feito! Agora só depende de você!

 

Busque seu propósito. Deixe seu legado

Renata Spallicci

Leia também

Perca peso bebendo mais água

Entenda o seu metabolismo basal

Nove dicas para fazer a sua dieta dar certo

Renata Spallicci

Atleta profissional fisiculturismo WBFF, executiva, empresaria, coach, influenciadora digital, escritora, palestrante motivacional e realizadora social fundadora do movimento Fit do Bem.

www.renataspallicci.com.br
www.fitdobem.com.br
www.dosonhoarealizacao.com.br