RENATA SPALLICCI

Dietas

06/02/2016

O que comer no Carnaval e depois da folia

Para não transformar a folia do Carnaval em transtorno, fique atento a algumas dicas de alimentação para antes, durante e depois da folia.

Sábado de Carnaval! Pra quem curte a folia, o dia finalmente chegou. Hora de vestir a fantasia, ir para avenida, atrás do trio elétrico ou dos blocos de rua. Hora de se divertir a valer.

Mas, nestes dias de calor e muita diversão, comer o que não deve pode transformar a festa em pesadelo.

E para aproveitar bem todos os dias da folia, com muito pique e energia, a alimentação adequada é fundamental para manter a animação sem nenhum tipo de transtorno. Por isso, confira algumas dicas para antes, durante e depois da folia!

Antes da festa

Sabe aquele carboidrato que você evita o ano inteiro? Pois é, agora no Carnaval, para quem vai sambar ou pular atrás do trio, está liberado. (com moderação)! Isto porque eles possuem nutrientes que fornecem energia imediata, sendo ideais para comer antes da folia. Além de frutas e verduras, os carboidratos estão presentes nos pães, bolos, cereais (arroz e macarrão). Para não fugir das dicas saudáveis, a sugestão é dar preferência aos alimentos integrais.

O segredo para aproveitar o máximo de energia durante as festas é se alimentar um pouco antes de sair, com pães e cereais integrais ou com frutas, verduras e raízes ou tubérculos (aipim, batata doce, inhame, etc.). Os pães e cereais integrais levam cerca de duas horas para serem digeridos, e as frutas e verduras levam cerca de 15 minutos pra começarem a gerar energia!

E se você está pensando em aproveitar o sábado para bater aquela feijoada, cuidado! Se vai pular o Carnaval, o ideal é evitar alimentos gordurosos, pois a digestão é mais demorada e, em vez  de ganhar energia, você pode sentir indisposição e cansaço.

Entre os contraindicados, além da saborosa feijuca, estão os biscoitos recheados, salgadinhos, chocolates e queijos amarelos. As carnes vermelhas (de boi) e de porco têm maior teor de gordura, então, prefira as carnes brancas, como frango e peixe que são digeridas mais rapidamente e liberam energia em menos tempo.

Durante a festa

Um das regras básicas para qualquer atividade no verão, como pular Carnaval, é ingerir bastante líquido para manter-se hidratado – e aqui estamos falando de líquidos não alcoólicos! Água é sempre a melhor opção, mas as frutas com bastante água – melancia, laranja, tangerina, maracujá, lima e limão – além de sucos, chás e águas de coco também são boas pedidas.

Com o calor da estação e o exercício que fazemos (sim, pular Carnaval é um exercício físico), além de perder líquidos, perdemos também vitaminas e minerais. Para quem está consumindo bebidas alcoólicas, o principal resultado disto é a ressaca. Para evitá-la, o ideal é ingerir pelo menos 300ml de água por hora – ao longo do dia, e não toda a água no fim do dia. Quanto maior o teor de álcool da bebida ingerida, maior a chance de desidratação, então, é importante beber mais água, se você estiver bebendo, por exemplo, vodca, cachaça, uísque, licor, cervejas com alto teor alcoólico e outras bebidas do gênero.

Outra dica valiosa  é não ficar muito tempo sem comer. É bom que o folião se alimente a cada três ou quatro horas, preferindo refeições leves e tomando cuidado com a higiene dos alimentos, já que é muito comum comer fora de casa. Verifique, sempre que possível, a validade e o estado de conservação (temperatura e aspecto) dos produtos. É fundamental observar onde e como estão sendo preparados os alimentos e como é feita a higiene do local e de quem prepara. Além disso, fique atento com alimentos perecíveis expostos a temperaturas ambiente, pois existe o risco de contaminação. Ao comprar latas, evite as que têm ferrugem, estejam amassadas ou estufadas.

Após a festa

Após os festejos, é fundamental repor os nutrientes perdidos, e uma ótima opção para a hora da chegada em casa ou no hotel é consumir leites e derivados, como queijos, bebidas lácteas e iogurte. Dê preferência aos desnatados e queijos brancos, por possuírem menor teor de gordura.

Depois de pular Carnaval, lembre-se ainda de descansar e de ter uma boa “dose” de sono, pois seu corpo precisa destes momentos para lhe oferecer o máximo de energia para o próximo dia de folia ou para voltar à sua rotina sem maiores desgastes.

Aproveite as dicas e curta seu Carnaval com responsabilidade!

Busque seu propósito. Deixe seu legado.

Rê Spallicci

Renata Spallicci

Atleta profissional fisiculturismo WBFF, executiva, empresaria, coach, influenciadora digital, escritora, palestrante motivacional e realizadora social fundadora do movimento Fit do Bem.

renataspallicci.com.br
fitdobem.com.br
dosonhoarealizacao. com.br