RENATA SPALLICCI

Dietas

16/11/2018

Master Cleanse, a dieta de limonada volta com tudo no verão

Programa promete perda de até dez quilos em dez dias! Mas será que isso é saudável?

O mundo das dietas é megacíclico! De tempos em tempos, surge uma nova moda, ou uma fórmula antiga é redescoberta! Agora, com a chegada do verão, tenho ouvido muita gente falar da Master Cleanse ou dieta da limonada! E é claro que, supercuriosa que sou, fui procurar saber mais sobre esta nova modalidade para compartilhar tudinho com vocês. Vamos lá?

Master Cleanse: uma Dieta de desintoxicação

Dieta do limão

Por mais que a Master Cleanse ou Dieta da limonada apareça por aí em alguns sites e blogs como uma novidade, a verdade é que ela data de 1940. Foi criada pelo praticante de medicina alternativa autodidata Stanley Burroughs, na década de 40, e lançada oficialmente como livro The Master Cleanse, somente em 1976.

E, de acordo com o que é exposto no  livro, é uma dieta de limpeza e necessária para tratamento de qualquer problema de saúde. Inicialmente, o Master Cleanse foi usado, sobretudo, por pessoas que queriam desintoxicar seus corpos de produtos químicos e toxinas. Com o tempo, sua popularidade foi crescendo boca a boca até ser usada com o objetivo de emagrecimento.

Beyonce e internet

Mas foi em meados da primeira década dos anos 2000, mais precisamente em 2006, que a dieta teve o seu primeiro grande boom! Naquele ano, o filme Dreangirls, estrelado por ninguém menos que a musa Beyoncé, estourou nos cinemas, e corpo da cantora-atriz bem mais magro do que suas habituais e cultuadas curvas chamou atenção da mídia e do público! Até que em um programa de televisão, ela declarou que havia perdido dez quilos para fazer o papel, graças à… Dieta da Limonada!

É lógico que, em pouquíssimo tempo, a internet foi invadida por artigos e mais artigos sobre a Master Cleanse, prometendo o emagrecimento rápido da musa!

Como funciona a Master Cleanse

Como já falei, o Master Cleanse é uma dieta líquida. E seus adeptos devem beber 6 a 12 copos por dia de uma bebida contendo suco de limão, xarope de bordo, água e um pouco de pimenta caiena. A ingestão diária total é, aproximadamente, equivalente ao suco de 3 a 6 limões e de 3/4 de xícaras de xarope de bordo por dia.

Além da bebida de limonada, um laxante de ervas e uma bebida de água salgada são recomendados como parte do regime diário. Nenhum alimento sólido é ingerido por pelo menos dez dias, e a única fonte de calorias e nutrientes é essa bebida caseira.

Por que esses ingredientes?

De acordo com a explicação que há no livro, limões e xarope de bordo são usados ​​porque são uma fonte rica de vitaminas e minerais. Os limões também são considerados um alimento purificador e curativo na medicina alternativa.

O limão é uma excelente fonte de vitamina C, que é um antioxidante. Os antioxidantes eliminam os radicais livres de oxigênio que danificam a estrutura das células. Isso pode levar a uma série de doenças como doenças cardíacas, deficiência auditiva, acidente vascular cerebral e ataque cardíaco.

O xarope de bordo também é um antioxidante. É uma boa fonte de manganês, que ajuda as células na produção de energia e é essencial para o funcionamento normal do nervo e do cérebro. Este xarope doce e dourado também contém zinco que aumenta o sistema imunológico.

Outros minerais encontrados no xarope de bordo, como cálcio, potássio e magnésio, ajudam na prevenção dos acidentes vasculares cerebrais e pressão arterial elevada. A pimenta de caiena é um antialérgico, protege da gripe, tem propriedades antifúngicas e anti-irritantes, ajuda a digestão, previne a dor de cabeça causada pela enxaqueca e ajuda na produção de saliva.

Água mantém as células do corpo hidratadas e ajuda na eliminação das toxinas

Quanto tempo dura a Dieta da Limonada?

No livro,  recomenda-se  que as pessoas entrem na dieta por dez dias ou mais, com duração máxima de 40 dias. Após este período de limpeza, há um procedimento recomendado para quebrar o jejum. No primeiro dia, apenas o suco de laranja é permitido. O segundo dia envolve mais suco de laranja e sopa de legumes. No terceiro dia, legumes, saladas e frutas são permitidos. A alimentação normal é geralmente retomada no quarto dia.

Como as pessoas se sentem?

Há na Internet muitos depoimentos de pessoas que afirmam que o Master Cleanse realmente ajudou-as a perderem peso. Alguns dizem, inclusive, que têm melhor energia e clareza mental durante e depois do processo de desintoxicação. Para outros, existe até um efeito espiritual ou psicológico, que pode ter um efeito positivo na saúde.

Algumas pessoas, no entanto, sentem-se tontas, fracas ou extremamente famintas e dizem que o Master Cleanse é uma dieta difícil de ser seguida. E ainda dizem ser  bastante comum ter diarreia, principalmente devido ao laxante de ervas e à água salgada. As frequentes evacuações são encorajadas na dieta, porque se acredita que elas ajudem na eliminação de toxinas.

O que os médicos dizem

Os defensores da dieta explicam  que ela derrete a gordura e limpa seu corpo de toxinas, mas será que a ciência realmente apoia essas afirmações?

A maioria dos nutricionistas e profissionais de saúde alerta contra o jejum prolongado (mais de alguns dias), principalmente como forma de perder peso, por causa dos possíveis riscos à saúde. Ademais, afirmam que boa parte da perda de peso se deve à perda de músculos.

E ainda, a maioria dos nutricionistas desaconselha dietas rápidas ou líquidas muito prolongadas. Uma das preocupações mais comuns é a falta de nutrientes, proteínas e calorias na dieta. Outro fator que não anima os nutricionistas é que os seis copos da limonada fornecem apenas 650 calorias diárias, muito abaixo do mínimo recomendado até mesmo por dietas mais radicais.

De acordo com o livro, a perda de peso de dois quilos por dia é típica e possível, mas os especialistas que são contra a dieta garantem que ela não é sustentável, e que, provavelmente, a pessoa recuperará o peso anterior em pouco tempo.

Quem não pode fazer uso da dieta?

Embora no livro haja a afirmação de que qualquer pessoa com uma condição aguda ou crônica pode usar o Master Cleanse, os médicos discordam. Para pessoas com diabetes, câncer, anemia, obstrução intestinal, cálculos biliares, baixo peso ou com histórico de transtornos alimentares, essa dieta não é apropriada. Crianças ou mulheres grávidas ou amamentando não devem nem tentar se submeter a ela.

A verdade é que não existe milagre! E por mais que as dietas da moda e que prometem perda de peso rápido sejam tentadoras, a forma mais correta de perder peso é por meio de uma alimentação equilibrada e práticas de exercício!

Por isso, se você está pensando em utilizar a dieta, não deixe de consultar seu médico primeiro. É o que eu sempre digo: não existe fórmula mágica ou atalho para um corpo dos sonhos! Só muita dedicação, disciplina e reeducação alimentar!

E, se você quiser ajuda nesse processo de emagrecimento, lembre-se de meu método “Finalmente Magro”, que possibilita uma verdadeira reorganização em sua vida, uma transformação em sua mente e uma reeducação alimentar de forma simples, rápida e perene!

 

Leia também:

Dieta do vinagre de maçã funciona?

Grão-de-bico é saboroso, saudável e ainda ajuda na perda de peso

Kefir: bebida que faz bem para a saúde e ajuda a perder peso

 

Busque seu propósito. Deixe seu legado.

Rê Spallicci

 

Renata Spallicci

Atleta profissional fisiculturismo WBFF, executiva, empresaria, coach, influenciadora digital, escritora, palestrante motivacional e realizadora social fundadora do movimento Fit do Bem.

www.renataspallicci.com.br
www.fitdobem.com.br
www.dosonhoarealizacao.com.br