RENATA SPALLICCI

Dietas

04/09/2018

Dieta para ser mais produtivo

Conheça alimentos que ajudam na concentração e no foco

Você sabia que comer bem e de forma saudável faz bem para o corpo, para a saúde e também para a mente? Sim, por mais que pareça não ter relação, nossa concentração e produtividade no trabalho podem ser afetadas por nossa alimentação!

Ou você nunca reparou que, depois de bater aquela feijoada às quartas-feiras,  sua tarde no trabalho rende menos?  Pois é! Isto não é à toa! Mas porque existem alimentos que nos ajudam realmente a ter mais foco, e outros que têm o papel oposto!

E, para te ajudar a separar um grupo do outro, reuni os melhores alimentos que podem aumentar seu foco, memória e estabilizar seu humor. E se você os incluir  em sua dieta diária, conseguirá dias, semanas e meses mais produtivos. Confira!

Dieta para ser mais produtivo Compostas de gorduras saudáveis, proteínas, vitaminas e minerais, elas fazem bem para o coração, previnem algumas doenças e auxiliam na dieta.

Alimentos para ser mais produtivo

 Mirtilo

Apesar de não ser ainda muito comum no Brasil, o Mirtilo vem ganhando cada vez mais espaço nas frutarias, por ser um alimento extremamente saudável. Esta frutinha azul é repleta de antioxidantes que nos ajudam a combater doenças, a diminuir o inchaço abdominal e aumentar a capacidade cognitiva. Na Universidade de Reading, os pesquisadores observaram a memória e a atenção das crianças, após os suplementos de mirtilo, que são  ricos em flavonoides. Os resultados mostraram que, ao consumir essas frutas, as crianças apresentaram melhorias cognitivas significativas, especialmente quando solicitadas a concluir uma tarefa.

Morangos

Isso mesmo! Os morangos, além de deliciosos, podem ser lanche perfeito para quando você realmente precisa sentar e se concentrar. Por que isso? Porque essas frutas são   preenchidas com fisetin, um flavonoide que promove vias de sinalização em seu cérebro para ajudá-lo na memória. Estudos mostram que consumir duas ou mais porções de morango por semana leva a uma melhor memória de longo prazo. De fato, o Instituto Salk de Estudos Biológicos publicou um estudo que explicava que, em camundongos, era mostrado não apenas estimular a memória, mas também proteger e promover a sobrevivência de neurônios cultivados – que ativam o aprendizado, armazenamento de memória e processamento de informações.

Espinafre

Popeye estava certo quando comia espinafre sempre que precisava de uma forcinha extra para derrotar seu inimigo Brutus. Além de ajudar a construir músculos, de acordo com a pesquisa da Escola de Medicina de Harvard, consumir essas superfolhas diminui a taxa de declínio cognitivo – o que significa que seu cérebro ficará mais forte por mais tempo. Também melhora a capacidade de aprendizagem e as habilidades motoras. Tudo o que é necessário para ter um bom dia!

Couve

A couve armazena mais cálcio em uma xícara do que um copo de leite, deixa-o pleno de  fibras e alimenta seu cérebro. Rico em manganês, o superalimento aumenta a concentração e a função cerebral. Apenas uma porção contém 1.180% da recomendação diária de vitamina K, o que reduz suas chances de declínio mental.

Abacate

Pesquisadores da Universidade Estadual do Kansas descobriram que o mesmo tipo de ácidos graxos monoinsaturados existentes no abacate está disponível na proteção de células cerebrais chamadas astrócitos. Essas células do cérebro oferecem suporte a informações, transportando nervos, o que significa que elas contribuem para um fluxo sanguíneo saudável.

Tomate

Com infinitas opções para consumo, não há razão para manter os tomates fora de sua dieta. Tomates são extremamente benéficos quando se trata de aumentar seu foco mental e produtividade, porque eles são repletos de licopeno, um antioxidante que atua contra as inflamações do organismo. Quando nossos corpos estão inflamados, nos sentimos ansiosos, deprimidos e não conseguimos acertar nossos pensamentos – e nenhum desses sentimentos nos leva a um dia produtivo, certo? O licopeno também é conhecido por destruir células tóxicas que promovem doenças. Além disso, os tomates estão entre os melhores alimentos para reduzir o risco de câncer de próstata.

Berinjela

Tome nota: A próxima vez que você arrancar a pele de uma berinjela, pense novamente. Na verdade, a pele é onde está  o melhor benefício nutricional desta fruta. O nutriente nasunin encontra-se na camada púrpura e é conhecido por intensificar a comunicação entre as células do cérebro, de acordo com um estudo publicado na Research Communications em Molecular Pathology and Pharmacology.

Dieta para ser mais produtivo: NOZES E SEMENTES

Dieta para ser mais produtivo - Nozes e Sementes

Amêndoas

Quando o taxa de açúcar no sangue começa a ficar baixo, nós também temos uma queda de energia. Nossa barriga ressoa, nossa mente vagueia e nossas mãos ficam trêmulas. Pesquisas conduzidas pela NASA mostraram que esses sintomas podem prejudicar a informação e a eficiência cognitiva. E comer algumas amêndoas pode ajudar. Elas contêm gorduras saudáveis que retardam a digestão de açúcar e carboidratos no corpo – mantendo seus níveis de açúcar no sangue estáveis, e o seu foco e disposição perfeitos ao longo do dia.

Sementes de girassol

Nada melhor para um dia ruim do que uma péssima noite de sono, não é mesmo? Mas, ao comer sementes de girassol, você pode combater as terríveis sensações de sonolência e irritabilidade, porque elas contêm o aminoácido triptofano. Este aminoácido é convertido em serotonina rapidamente no cérebro, que é um neurotransmissor que desempenha um papel importante na regulação dos nossos sentimentos e na sensação de felicidade e de energia.

Nozes

Muita gente já ama as nozes porque elas são uma fonte de magnésio, anti-inflamatório que dá aquela força para deixar a barriga lisinha!Mas ela também contém vitamina B que ajuda a apoiar a memória e o desenvolvimento do seu cérebro, além de aumentar o seu humor e níveis de energia.

Sementes de linho

Se você as come em cima de torradas, em seu smoothie ou em um biscoito, as sementes de linho merecem ser um dos títulos mais populares em seu repertório gastronômico. A semente aumenta a ingestão diária de ácido alfa-linolênico – uma gordura saudável que fortalece a função do córtex cerebral, a área do cérebro que processa informações sensoriais.

Castanha

O alimento é também uma excelente fonte de serotonina, ajudando nosso humor e nosso apetite para ficarmos equilibrados durante todo o dia.

Dieta para ser mais produtivo: PROTEÍNA ANIMAL

Dieta para ser mais produtivo - Proteína Animal

Rosbife

Muitas vezes, evitamos carnes resfriadas, mas, quando se trata de rosbife orgânico, você não precisa ter medo. Um estudo publicado na revista Annalsof Medical e Health Science Research,demonstraram que o rosbife contém uma alta dose de ferro – um nutriente essencial para o funcionamento cognitivo e no foco. Comer algumas fatias no almoço o recarregará pelo resto do dia, deixando-o com muita energia e determinação para ter uma ótima tarde.

Atum

Uma porção de atum contém 69% da sua dose diária de vitamina B6, o que, de acordo com inúmeros estudos, está ligado à motivação. Em um estudo realizado na Universidade de Maryland Medical Center, os pesquisadores concluíram que a vitamina é essencial contra o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, mais comumente conhecido como TDAH. O distúrbio é conhecido por aumentar os níveis de desatenção, hiperatividade e impulsividade – tudo aquilo que pode nos levar a um dia improdutivo.

Dieta para ser mais produtivo: MATINAIS

Dieta para ser mais produtivo - Matinais

Iogurte grego

Além de delicioso, o iogurte grego contém tirosina, um aminoácido que produz tanto dopamina quanto noradrenalina. Esses neurotransmissores ajudam a melhorar seu humor e comportamento.

Dieta para ser mais produtivo: GRÃOS

Dieta para ser mais produtivo - Grãos

Pão integral

Os carboidratos complexos são conhecidos por melhorar as metas de perda de peso, fornecendo-lhe uma excelente porção de fibras. Mas, além disso, eles fornecem ofolato, que aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro. Lisa Moskovitz, R.D. e fundadora do The NY Nutrition Group, explica que grãos integrais também fornecem B12 com um verdadeiro combustível para aumentar o foco. Sem ela,  “as células cerebrais responsáveis ​​por aprender e compreender novas coisas não funcionam adequadamente”, explica.

Dieta para ser mais produtivo: BEBIDASDieta para ser mais produtivo - Bebidas

Chá verde fabricado

Os benefícios que esta bebida tem a oferecer são infinitos: acelera o metabolismo, ajuda a pele a ficar sempre linda e a destruir a gordura. Mas o chá verde não recebe crédito suficiente por também equilibrar o seu humor. Ele possui catequinas que ajudam a concentrar-se e a combater qualquer fadiga mental.

Café preto

Bom, agora todo mundo já sabe, certo? Afinal, o café costuma ser o principal companheiro de trabalho de muita gente! Além de conter cafeína, contém uma grande dose de dopamina – uma substância química que estimula o humor para ajudar você a ter um estilo de vida saudável.

Bom, é isso! Agora que você sabe que esses alimentos podem ajudar na sua concentração e produtividade, que tal incluí-los em sua dieta diária? Afinal, ser mais produtivo nos leva a ter uma vida mais organizada e com mais tempo para investirmos em nós mesmos!

 

Leia também:

Alimentação saudável pode combater o cansaço

Coma de forma correta para evitar inflamações

Dieta da mente – aumente a sua performance cerebral

 

Busque seu propósito. Deixe seu legado.

Rê Spallicci

Renata Spallicci

Atleta profissional fisiculturismo WBFF, executiva, empresaria, coach, influenciadora digital, escritora, palestrante motivacional e realizadora social fundadora do movimento Fit do Bem.

www.renataspallicci.com.br
www.fitdobem.com.br
www.dosonhoarealizacao.com.br