Como mudar a mente para emagrecer

RENATA SPALLICCI

Dietas

31/10/2017

Dez maneiras de mudar sua mente para perder peso

Entenda a importância dos seus pensamentos nos processos de emagrecimento e de mudança verdadeira de hábitos

Eu coloquei uma missão em minha vida! Cada vez mais quero inspirar pessoas a estarem felizes com seus corpos e, acima de tudo,a serem saudáveis. Por isso, ultimamente, tenho me esforçado ao máximo para passar toda a vivência de uma pessoa que já foi gordinha e que conseguiu, com base em muita disciplina, empenho e conhecimento, chegar a ser uma atleta fitness profissional.

Dei muita cabeçada, fiz muitas dietas malucas e erradas e, hoje, posso dizer que eu conheço, por meio de minha experiência, tudo aquilo que funciona para quem quer perder peso.

E o maior segredo é entender que o emagrecimento é um processo de mudança de hábitos, ou seja,  você só vai consegui-lo,  se mudar, primeiramente, a sua mente! A autora do livro Fit to Live, Pamela Peeke, resume essa afirmação de maneira precisa: “Se você quiser ter sucesso na perda de peso, precisa cortar a sua gordura mental.Só assim, conseguirá eliminar a gordura da cintura”, ela afirma.

Isso porque, boa parte dos casos de obesidade são causados ​​por decisões de estilo de vida e não por fatores genéticos. Num estudo científico publicado on-line pela US National Library of Medicine, descobriu-se que “promover a noção de genes como uma causa de obesidade pode aumentar as crenças geneticamente deterministas e diminuir a motivação para se engajar em comportamentos saudáveis ​​de estilo de vida. ”

Portanto, mudar a mente e parar de se autossabotar é um fator determinante no sucesso de todo e qualquer processo de emagrecimento.

 

Uma revolução interna

Como mudar a mente para emagrecer

Kathryn Smerling, terapeuta nova-iorquino especializado em perda de peso afirma que o primeiro passo para o emagrecimento é a mudança de mentalidade.  “Não podemos mudar nosso peso e nosso corpo exterior sem perceber que a revolução deve começar internamente”,diz.

Mas o problema que eu observo é que a maioria das pessoas tenta perder peso com o pior estado mental possível: quase como se quisessem “reparar um erro”. Elas se jogam em dietas malucas, exercitam planos de autodepreciação e ficam obcecadas somente com os resultados. E, desse modo, se concentram em soluções a curtíssimo prazo e perdem a visão da sustentabilidade e até mesmo da saúde.

O Dr. Kevin Campbell, da Universidade da Carolina do Norte, comenta que esse comportamento é o pior possível para qualquer processo de emagrecimento. “Ao invés de se concentrar no bem que pode resultar a perda de peso – como uma melhor saúde, uma vida mais longa, mais prazer nas atividades diárias e prevenção de diabetes e doenças cardíacas – essas pessoas se concentram em pensamentos negativos. E, em última análise, uma mentalidade negativa leva a falhar.”

E é exatamente isso que eu quero que você entenda. A mudança de atitude em torno da perda de peso não é apenas uma questão conceitual, mas sim, de resultados.

Quer ver um exemplo? Pesquisas da Universidade de Syracuse mostram que as mulheres que estão mais insatisfeitas com seus corpos, são aquelas que menos querem praticar exercícios. E outra pesquisa de 2015, publicada no International Journal of Obesity, concluiu que o simples fato de pensar que você está com excesso de peso, lhe dará maior possibilidade, no futuro, de aumento na balança.

Os psicólogos enfatizam que você acaba se tornando aquilo que você vê como sua identidade central. Veja-se com o excesso de peso, avesso ao exercício ou indigno, e certamente seu corpo e sua mente atuarão em conformidade com aquilo em que você acredita. E isso tem até mesmo explicações biológicas e fisiológicas. Pesquisas publicadas em Medicina Psicossomática mostram que o hormônio do estresse e o cortisol aumentam sempre quando você se preocupa com a sua forma, o que leva ao aumento da distribuição de gordura em volta do abdômen.

A boa notícia é que, felizmente, a mente é flexível, e que está totalmente ao nosso alcance transformá-la.

Siga estas dez dicas, e tenho certeza de que vai mudara sua mentalidade e tornar a forma como você aborda o processo de perda de peso muito mais simples, levando-o a resultados mais efetivos!

  1. Mude seus objetivos

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Perder peso pode ser um resultado, mas não deve ser um objetivo. Em vez disso, seus objetivos devem ser mudanças de hábitos, alimentar-se de forma mais saudável, ter uma melhor rotina de vida, enfim,  atitudes que o levarão ao emagrecimento como consequência. Se o emagrecimento for o único objetivo, ao alcançar o peso sonhado, você abandonará as mudanças que realizou e viverá o famoso efeito sanfona.

        2.Pense positivo

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Pensar de forma positiva e se cercar de pessoas que tenham o mesmo comportamento é essencial. Um ambiente encorajador e emocionalmente saudável o ajuda a investir mais em si mesmo. “Não tenha medo de pedir ajuda ou apoio”, diz o treinador mestre da Nike NTC, Emily Hutchins.

       3.Repense recompensas e punições

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A comida não é uma recompensa, e o exercício não é uma punição. São ambos os melhores modos de cuidar do seu corpo e ajudá-lo a se sentir melhor. Você merece os dois. Tenha sempre em mente que fazer escolhas saudáveis ​​é uma maneira de praticar o autocuidado.


4.De atenção a sua respiração

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No início do seu treino, ou mesmo no início do seu dia, tire alguns minutos para se concentrar no simples ato de respirar. Esta atitude vai ajudá-lo a definir suas intenções, conectar-se com seu corpo e até mesmo reduzir a resposta ao estresse do seu corpo. Deite de costas com as pernas estendidas e coloque uma mão em seu estômago e uma em seu peito. Respire pelo nariz por quatro segundos, segure por dois e expire pela boca por seis.

         5.Dê uma folga ao calendário

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Ter paciência é também muito importante quando você está perdendo peso de uma forma saudável e sustentável. Não lhe imponha prazos malucos com metas de perda de peso que só lhe causarão ansiedade.  Concentre-se em alcançar objetivos verdadeiramente possíveis, como andar x quilômetros todos os dias, por exemplo. Não há necessidade de se envolver em uma linha de tempo com objetivos futuros. Cada dia vem com um novo sucesso. Concentre-se neles.

 

  1. Pense no exercício como uma atividade divertida.

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Encontrar um exercício, que é divertido para você, é muito importante, porque terá maior probabilidade de incorporá-lo à sua rotina semanal.Se você odeia correr, não corra. Não importa que a corrida tenha sido comprovada como uma valiosa auxiliar na perda de peso. Porque, se você odeia correr, ela vai lhe parecer uma punição.

Exercitar-se com amigos ou em um grupo pode ser motivacional, tornando o exercício uma tarefa menos árdua e até mesmo em um passatempo agradável, após ou antes do trabalho.

 

  1. Imagine-se magro.

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Se você quer ser magro, imagine-se magro. Visualize o seu futuro, daqui a seis meses, um ano e pense como você vai se olhar e se sentir sem os quilos extras. Imprima fotografias antigas, quando estava mais magro, e coloque-as em um lugar como uma lembrança daquilo pelo qual você está trabalhando. Pergunte-se o que você fez naquela época e  poderia incorporar ao seu estilo de vida hoje. E pense nas atividades que gostaria de fazer, mas não pode por causa do seu peso.

 

  1. Crie um plano de ação detalhado.

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Planeje suas refeições saudáveis e sua rotina de exercícios para o dia seguinte. Planejar com antecedência é 80% do sucesso nessa batalha. Se você tiver em mãos um plano detalhado, os resultados virão.

Prepare frutas secas, vegetais ou barras de substituição de refeições para que você não se sinta tentado a comer os tipos errados de alimentos no trabalho.

Faça de sua saúde uma prioridade, criando tais passos em sua vida e, em última instância, esses comportamentos saudáveis se tornarão parte de sua rotina.

 

  1. Esqueça a classificação entre alimentação boa ou ruim

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Em algum lugar, ao longo da nossa vida, aprendemos a sentir orgulho ou culpa por cada escolha de comida que fazemos. Mas isso é apenas alimento, e você não deve ter que se sentir culpado por querer um cookie uma vez ou outra. Tendo hábitos saudáveis como parte da sua vida, todos os alimentos se encaixam.

 

        10 . Mantenha o controle.

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Pese-se regularmente e mantenha anotações, detalhando o que você come, quanto você se exercita, suas emoções e suas medidas. Estudos mostram que o acompanhamento desta informação ajuda a promover comportamentos positivos e a minimizar os insalubres. Só de saber que você está rastreando e controlando sua ingestão de alimentos, isso pode ajudá-lo a resistir a um pedaço de bolo!

Relatórios pessoais ajudam a revelar também quais estratégias estão ou não funcionando.

Lembre-se:  qualquer pessoa pode dar milhões de desculpas para não ter hábitos de vida saudáveis! Seja pressão de trabalho, problemas familiares, ansiedade ou outra coisa qualquer. Mas todos temos problemas, e a decisão de sucumbir a eles ou superá-los está 100% em suas mãos.

Todos sabemos que a mudança é difícil e é especialmente árdua, se você tentar fazer muitas de uma só vez. Então, comece pequeno e, gradualmente, faça melhorias no estilo de vida. Tenho certeza de que você vai chegar lá, e que sua vida vai ficar muito mais plena e saudável. Eu estarei sempre com você nessa jornada. Conte comigo.

 

Busque seu propósito. Deixe seu legado.

Renata Spalicci

 

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Renata Spallicci

Atleta profissional fisiculturismo WBFF, executiva, empresaria, coach, influenciadora digital, escritora, palestrante motivacional e realizadora social fundadora do movimento Fit do Bem.

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