Conheça a historia do Fabiano Lacerda que mudou de vida após uma aposta

RENATA SPALLICCI

Fitness

16/11/2017

Vencedor do WBFF Brasil na categoria transformation conta a sua história de superação

Conheça a incrível história de Fabiano Lacerda que transformou uma aposta entre amigos em uma motivação para perder mais de 100 quilos, em apenas um ano.

Na edição do “World Beauty Fitness & Fashion” (WBFF) Brasil que aconteceu em outubro, aqui em São Paulo, e do qual fui embaixadora, eu tive a oportunidade de conhecer uma história incrível: a do Fabiano Lacerda. Ele conquistou a categoria Transformation do WBFF, que premia pessoas com histórias de transformação corporal.

Também pudera! Sua jornada de mudança foi realmente impressionante: ele perdeu nada mais, nada menos, do que absurdos 103 quilos em um ano, sem cirurgia e sem remédios! Isso mesmo, gente, cento e três!E tem quem sofra para perder três, não é não?

Eu fiquei impressionada com a história dele, com o seu alto astral e, principalmente, me identifiquei com a forma como usa a vivência que adquiriu nesse processo, para ajudar a transformar vidas!

Então, resolvi bater um papo com ele para conhecer mais sobre essa história e poder compartilhar aqui com vocês. Vamos nesta?

 

Antes e depois Fabiano Lacerda

Desde a infância, Fabiano sempre foi o “gordinho” da classe. Mas a prática de esportes lhe impedia que se transformasse em alguém realmente obeso. Mas, por volta dos seus 20 anos, outras atividades em sua vida o levaram ao total sedentarismo e foi aí que os ponteiros da balança saíram totalmente de controle… e ele chegou a pesar 193 quilos.

“Apesar de minha família se incomodar com o meu ganho de peso, eu era visto como uma pessoa extremamente social e popular entre amigos. Era a alegria da galera!

Todos faziam questão de rir das minhas trapalhadas sociais, como o simples fato de passar por uma catraca de ônibus. Afinal, todo gordinho é visto pelas pessoas como alguém divertido, piadista e que não se abala por nenhum tipo de brincadeira. Eu mesmo estava tão acostumado em estar acima do peso que fazia piada com as situações. Como tudo na vida tem seu preço, paguei o meu por ser gordo. A cada vez que meu peso aumentava na balança, eu precisava comprar roupas novas. A cada vez que ia ao cinema, as pessoas na fileira olhavam para mim como se orassem:  ‘Deus, por favor, não deixe que esse cara gordo sente do meu lado.’ Minha saúde sempre foi boa, e talvez por isso eu insistisse em continuar do jeito que estava. Mas, no fundo, eu estava incomodado, só não sabia por onde começar e de que forma continuar”, ele revela.

Ele procurou ajuda de profissionais da área de saúde, como nutricionista, fisioterapeuta e professores de educação física. Porém, o primeiro empurrão foi dado mesmo pelos amigos.

Foi no dia 15 de outubro de 2014, durante o horário do almoço, que Murilo, um colega de trabalho de Fabiano, lançou um desafio: uma aposta para que ele perdesse peso!

 Saiba como uma aposta de amigos mudou a vida do Fabiano!

“Óbvio que neguei, mas, com o passar dos dias, mais pessoas iam aderindo à aposta… e o valor aumentava. Comecei a ficar seduzido pelo montante, sobretudo quando meu pai entrou na brincadeira, com um lance extremamente atraente. Então, decidi [fazer a]=aderir à aposta. Nunca revelei o valor total, mas, caso perdesse, teria de dar quase o valor de um carro para os apostadores. Há um ditado popular que diz: ‘Se um cavalo selado passar perto de você, suba, porque pode ser que ele passe somente uma vez’. A grande oportunidade da minha vida estava ali, e bastava eu aproveitar, independentemente de como seria lá na frente. O dinheiro era apenas um bom incentivo para finalmente eu decidir emagrecer”.

Desde que aceitou a proposta, ele entrou de cabeça nas práticas esportivas e na dieta. E, no final, não só alcançou o objetivo, como ainda conquistou o prêmio com um mês de antecedência do prazo estipulado.

“A aposta foi uma grande empolgação, em parte pelo valor que eu ganharia, que era significativo naquele momento, e em parte por querer provar que eu era capaz de alcançar aquele objetivo. Mas, ao longo do tempo, percebi que algo havia  mudado em mim, e para melhor. Conforme emagrecia, ganhava em autoestima e disciplina, e aprendi que é possível, sim, mudar de vida”, revela.

Fabiano Lacerda perdeu mais de 60KG em poucos meses

Com o empurrão da aposta e os primeiros 60 quilos eliminados, Fabiano percebeu que poderia ir além, e que não havia limite para chegar ao corpo que desejava.

“Em cinco meses, eu já havia ganhado a aposta, mas ainda pesava 130 kg. Estava perdido e não conseguia sentir orgulho por ter conquistado a meta estipulada. Então, eu precisei mudar meus hábitos diários. Não foram apenas os exercícios físicos e a reeducação alimentar. De nada adianta emagrecer, se a sua cabeça continuar de gordo. Quando pergunto se eu emagreci por conta de cirurgia, respondo que sim, mas não do estômago, e sim, da mente. Com a ajuda de profissionais, como um preparador físico, uma nutricionista e um fisioterapeuta, consegui aos poucos recuperar os valores que havia deixado de lado me atirando em doces, frituras e sedentarismo ao longo dos anos, e que resultaram na obesidade. Precisei ter muita disciplina, perguntar para mim mesmo se aquilo valia a pena, cumprir a dieta do jeito que ela havia sido prescrita, e, o principal, seguir religiosamente a minha série de exercícios. Isso tudo não foi fácil, mas também não é o fim do mundo.”

Desde então, a sua vida mudou completamente. Ele passou a adotar uma alimentação saudável e voltou a praticar esportes, participando inclusive de corridas de longas distâncias. Além da melhoria na qualidade de vida, a aposta despertou em Fabiano uma força de vontade e um foco que ele mesmo, até então, desconhecia.

A experiência foi tão forte que ele resolveu compartilhar com outras pessoas tudo pelo que passou e escreveu o livro “A Aposta”. Na obra, ele conta as mudanças em sua vida e quais foram as motivações para buscar a transformação, além dos obstáculos e das dificuldades para chegar aos resultados que buscava.

Fabiano Lacerda ganhou o 1° lugar na categoria Transformation do WBFF Brasil

Com a repercussão de seu livro e de seu perfil nas redes sociais, Fabiano percebeu o quanto a sua história poderia ser inspiradora e passou a ter como propósito ajudar outras pessoas a também buscarem essa transformação. Desse objetivo nasceu sua participação no WBFF.

Fabiano conta que não conhecia a competição até que teve seu nome marcado por seguidores em um post do show. Entrou no site e se inscreveu!

“Acreditei que minha historia se encaixaria como uma luva na proposta da categoria Transformation e, dessa forma, poderia motivar ainda mais a vida de muitas outras pessoas, fazendo-as  crer que é possível, sim, mudar o estilo de vida de uma forma saudável.”

Mais do que ganhar, Fabiano tinha como principal motivação levar sua história para um público cada vez maior, e o prêmio acabou sendo uma coroação dessa meta.

Ele comenta que a sensação da vitória foi única, pois nunca havia participado de algo parecido e que teve um sentimento transformador. “Uma mistura de euforia, medo, poder, conquista e, sobretudo, dever cumprido.”

Conte-nos um pouco da sua história de transformação. Tudo começou com uma aposta, não é mesmo?

Perguntado sobre os benefícios do emagrecimento em sua vida, o publicitário comenta que são tantos que daria para escrever outro livro, mas que o maior de todos é perceber que não há limite para a mudança que queremos.

Antes e depois Fabiano Lacerda

O grande segredo do sucesso? Ele garante que a persistência e o foco. “Tive várias oportunidades de desistir, de abrir mão, de tomar outra decisão. Mas isso faria com que eu voltasse atrás, e voltar atrás não é e nunca foi uma opção para mim. Venho observando que uma das nossas maiores fraquezas está em abrir exceções, por isso, bato tanto nesta tecla, tentando fazer as pessoas entenderem que para atingir um objetivo não pode existir o ‘só hoje pode’. Essa foi minha estratégia para conseguir chegar à minha meta dos mais de 100 kg perdidos.”

E para quem está querendo também mudar de vida, seja emagrecendo ou alcançando qualquer outro tipo de objetivo, ele deixa o conselho: “o impossível não existe, pois quando temos um objetivo bem claro e não abrimos exceções durante o caminho, tudo é possível”.

Obrigada, Fabiano, pela sua história inspiradora e por me permitir compartilhar com todos essa sua jornada que tanto pode servir de motivação para outras pessoas.

São figuras como Fabiano que me levam a acreditar cada vez mais na força do meu mote:

 

Busque seu propósito. Deixe seu legado!

Renata Spallicci

 

Leia também

Quer mudar a sua vida? Defina metas e objetivos

Do sonho à realização: hábitos mais saudáveis e o fim da depressão

Do sonho à realização: inspiração para uma nova vida

 

Renata Spallicci

Atleta profissional fisiculturismo WBFF, executiva, empresaria, coach, influenciadora digital, escritora, palestrante motivacional e realizadora social fundadora do movimento Fit do Bem.

www.renataspallicci.com.br
www.fitdobem.com.br
www.dosonhoarealizacao.com.br