Tudo que você precisa saber para começar na academia!

RENATA SPALLICCI

Fitness

06/03/2018

Quer começar na academia? Chega de desculpas! Comece já!

Siga todos os passos e torne a ida à academia um hábito para toda a vida.

Com muita gente, toda vez é igual. Final de ano e, na listinha de promessas para o ano seguinte, lá está: frequentar a academia! Aí janeiro começa e, como é mês de férias, empurra o início pra fevereiro… “mas em fevereiro tem Carnaval, né?! Então, vou começar só em março”… Pois é! Agora, março chegou! E aí, qual será sua desculpa?

O nome disso é autossabotagem. Claro que chegar do trabalho e se esparramar no sofá, ou dormir uma horinha a mais no começo da manhã, pode parecer mais tentador, porém há coisas na vida que só você pode fazer por si mesmo. Cuidar da saúde é uma delas. Praticar atividades físicas está muito longe de ser só uma questão estética. É qualidade de vida, bem-estar, superação, vida social.

Mas eu entendo que tem muita gente que não curte academia e ponto! Pra quem, como eu, é apaixonada por treinar e por estar nesse ambiente, pode parecer estranho, mas a verdade é que não podemos tomar o gosto das pessoas pelos nossos!

Eu tendo a acreditar que muita gente que não curte academia, talvez não tenha tido uma boa primeira impressão em algum lugar, ou não fez as coisas certas da primeira vez e acabou criando uma visão errada sobre treinar!

Por isso, resolvi fazer uma listinha com algumas dicas de quem treina em academia por mais de 15 anos, e que você pode seguir antes de começar a malhar! Se você fizer tudo que está descrito abaixo e, ainda assim, não gostar de ir à academia, ok, eu me rendo! Mas, que tal dar mais uma chance para você mesmo?

Consulte um médico

Começar na academia - Médico e exames

 

Pode parecer óbvio, mas o primeiro passo, antes de começar a malhar, é procurar um médico. Ele vai lhe recomendar um check up que vai atestar que você está em condições para a prática de atividades físicas. E leia bem o que eu disse: procurar um médico para fazer um check up! E não procurar um médico para lhe dar um atestado!

As academias exigem um atestado médico para que você possa frequentá-las, mas, se você simplesmente pedir para um amigo médico lhe passar um, elas vão aceitar do mesmo jeito. Mas quem você está enganando e colocando em risco? Você mesmo! Por isso, aproveite a oportunidade para realmente checar sua saúde e ver se não há nenhum problema que possa impedi-lo de fazer um ou outro exercício.

Procure uma academia

Começar na academia - Escolher a academia

Com a saúde em dia e atestado em mão, comece a procura pela academia que vai frequentar. A minha primeira dica é que ela seja próxima de sua casa. Malhar em uma academia de fácil acesso, em que você possa ir a pé ou de bicicleta, fará toda a diferença naqueles dias de chuva, de frio, ou quando você estiver desanimado.

Se não conseguir uma próxima de casa, procure alguma próxima ao seu trabalho. Essa opção pode ser conveniente e você pode aproveitar aquela horinha que espera o trânsito baixar antes de ir pra casa, para se exercitar. Para mim, essa opção só tem um empecilho: dificulta o treino em dias de folga, nas férias ou até nos finais de semana. No entanto,  se estou escrevendo para quem não curte ir à academia, caso  esse seja  o único dos problemas, e a proximidade ao trabalho permitir que vá pelo menos três vezes na semana, está valendo!

Outro ponto a observar é tomar cuidado com a autossabotagem. Eu tinha uma amiga com quem combinei de malharmos juntas pós-trabalho… Um dia ela esquecia o tênis, a roupa no outro, teve dia que apareceu um relatório no final do dia… enfim, logo ela desistiu!

Além da proximidade, sempre leve em consideração as atividades que você quer fazer e quais a academia oferece. Pesquise  dias e horários de funcionamento, se a academia tem cantina, lanchonete ou restaurante no local ou por perto, caso você precise se alimentar na rua e não tenha como levar comida… E ainda,  se a academia oferece armários, pagos ou não, para guardar objetos pessoais

Uma dica muito importante! Vai começar? Muito cuidado com os planos muito longos!

As academias amam as pessoas que pagam por um ano e vão um mês. Por isso, não caia nessa cilada! Comece com um plano de um mês, depois faça um trimestral, alongue para um semestral e só opte por um plano anual, quando estiver certo da sua assiduidade.

Além disso, nossa vida é dinâmica e vai que você mude de emprego, de cidade ou até de país? Não se sinta preso. Quando a academia vira obrigação, é o primeiro passo para o fim do prazer e a futura desistência.

Faça uma avaliação física 

Começar na academia - Avaliação física

Nós vamos ver mais à frente a importância de traçar objetivos quando se treina. E se você não sabe onde está agora, fica impossível saber aonde quer chegar! Por isso, fazer uma avaliação física detalhada é uma ferramenta essencial para você definir os seus próximos passos.

Saiba seu peso, como anda a sua postura, resistência, força e flexibilidade. Com o resultado dessa avaliação em mãos, seja sincero consigo: o que você gosta de fazer na academia? Ou, em alguns casos, o que você acha menos pior?

Eu, por exemplo, amo musculação. Mas tem gente que curte jump, spinning, yoga, combat, step, dance, ginástica funcional HIIT… Enfim, há uma infinidade de opções, e você deve escolher aquela que mais lhe dará prazer!

Não é porque todo mundo faz musculação, que você precise fazer também. Você pode fazer atividades coletivas, treinamento funcional, alongamento ou tentar um treino em circuito. Nesse primeiro momento, o importante é sair da zona de conforto e da inércia e começar a movimentar o seu corpo.

Defina seus objetivos

Começar na academia - Definir metas e objetivos

Lembra-se de que falei acima que a avaliação seria importante quando fosse traçar os seus objetivos? Então, treinar sem uma meta pode dar a impressão de que você não está se esforçando por algo concreto e, aí, a tendência a desistir é enorme. Trace suas metas que podem ser:  perda de peso, ganho de massa, correr uma prova de 5 ou 10 km, ou seja,  arrume uma motivação maior para o seu treino! E além de grandes metas, trace metas menores e mais fáceis de alcançar. Se começou indo duas vezes por semana à academia, trace como meta aumentar a frequência para três, e assim por diante. Quando começar a ver os resultados de seu esforço, a motivação para continuar será ainda maior.

Alie a academia a uma alimentação mais saudável

Começar na academia - Alimentação

Agora que você tomou a decisão de começar a frequentar a academia, aproveite o momento para melhorar  sua alimentação. Conheço pessoas que começam a malhar e acham que, por isso, ganharam um salvo conduto para comer como malucas! Esse é um erro clássico…

Pensando dessa maneira, muitas pessoas não só engordam, como veem suas taxas de glicose subirem assustadoramente. Você não precisa ser obcecada por contar calorias, longe disso. Mas, não há exercício que compense excessos alimentares diários.

Claro que não vou dizer que você tem que parar de comer todos os alimentos engordativos de uma vez. Mas, quando for comer aquela torrada com Nutella, pense no quanto você se esforçou e suou a camisa literalmente…  e se vale a pena jogar todo esse esforço fora! Uma alimentação balanceada fará toda a diferença nos seus resultados, seja para emagrecer ou ganhar músculos.

O ideal é que aproveite essa sua jornada fitness e procure também um nutricionista para começar a comer de forma mais saudável e potencializar os seus resultados!

Invista nos seus objetos de treino 

Começar na academia - Treino

Agora vou dar uma dica que as meninas vão adorar! Vá às compras e invista em seus objetos de treino! Roupas confortáveis e apropriadas vão lhe dar mais motivação para encarar os primeiros dias. E não se influencie pela moda. Se você odeia leggings apertadas e macacões decotados, não use. Invista no short larguinho, ou até calça. Só não se esqueça de que você vai suar e sentir calor, então, procure usar roupas leves.

Isso sem contar em ferramentas essenciais como um bom tênis apropriado, uma garrafinha (ou squeeze) para se manter hidratado e uma toalhinha para manter você e também o ambiente ao seu redor limpos.

Ah, e se curte treinar com música, arrume uma braçadeira para o seu celular, monte uma playlist com as músicas de que gosta e divirta-se!

Tenha consistência e persistência 

Começar na academia - Persistência

Lembre-se do lema: devagar e sempre! Não tente apressar as coisas. Às vezes, as pessoas ficam anos entregues ao sedentarismo e querem chegar à academia correndo meia maratona ou pegando o halter/caneleira mais pesado pra malhar. Não faça isso, não se cobre tanto nesse primeiro momento e evite lesões.

Seus primeiros dias são de adaptação e aprendizado. É o momento de preparar seu corpo para níveis mais avançados. Tanto na musculação, como em qualquer outra atividade: comece devagar. 

E não espere resultados milagrosos em uma ou duas semanas de treino. Isso só existe em manchete de revista. A vida real é bem diferente. É claro que, se você era sedentário, seu corpo vai responder mais rapidamente a determinados estímulos e mudanças de hábito, mas resultados consistentes, especialmente na musculação, podem levar meses para acontecer. Porém, com esforço e consistência, são muito mais duradouros também.

Os primeiros dias de academia eu sei que podem parecer difíceis. A gente tem a impressão de que todo mundo é sarado e especialista em tudo aquilo que está fazendo. Mas a verdade é que muita gente ali também está começando e mesmo quem já está há anos treinando também já teve a sua primeira vez. Foque no seu propósito, não nas outras pessoas.

Espero que, com essas dicas, eu  tenha ajudado você a tomar a decisão de começar para valer na academia e tenho certeza de que, seguindo-as à risca, a chance de você se manter é significativa.

Os primeiros quatro meses são os mais desafiadores e é quando a maioria das pessoas desiste. Por isso, tenha como primeira  meta ultrapassar essa barreira. Depois, eu sei que a ida ao treino se tornará um hábito e fará parte para sempre em sua vida!

 

Busque seu propósito. Deixe seu legado.

Renata Spallicci

 

Leia também:

Dez dicas matadoras para dar adeus à sua barriguinha

Como ganhar massa e definir o corpo

Você ama o seu corpo?

Renata Spallicci

Atleta profissional fisiculturismo WBFF, executiva, empresaria, coach, influenciadora digital, escritora, palestrante motivacional e realizadora social fundadora do movimento Fit do Bem.

www.renataspallicci.com.br
www.fitdobem.com.br
www.dosonhoarealizacao.com.br