Poder da mente - Veja como a união da mente e do corpo traz bons resultados

RENATA SPALLICCI

Fitness

13/07/2017

O poder da união da mente e do corpo

Além de exercícios e dieta, ajuda psicológica e técnicas para a mente são essenciais para emagrecer ou buscar o corpo com que sempre sonhou.

Muita gente me pergunta o que me fascina tanto no fisiculturismo. Alguns apostam que é o prazer de aumentar os pesos em uma competição com a gente mesmo para descobrir nossos limites, outros imaginam que é ver o corpo cada vez mais definido… Mas poucos são os que realmente acertam! O que me fascina no fisiculturismo não são os resultados físicos, mas sim o desenvolvimento da força mental que esse esporte proporciona!

É isso mesmo! No esporte que o corpo parece ser o protagonista, o que realmente faz a diferença é a mente, afinal é ela quem comanda e quem determina nosso sucesso!

Por esse motivo, cada vez mais, há a tendência da formação de equipes multidisciplinares para o acompanhamento dos atletas. Eu mesma tenho todo um staff que me acompanha –  preparador físico, nutricionista, médico, coachs – , que me auxiliam em diversas  abordagens para que eu possa alcançar os objetivos a que me propus.

E o mais bacana é que o que antes era apenas algo voltado para atletas profissionais, está se tornando uma prática frequente no mercado para todos os tipos de perfis de pessoas, desde daquela que quer só perder uns quilinhos até quem quer mudar verdadeiramente o corpo.

Mente e corpo unidos!

Corpo e mente - Veja como a união pode ser boa para os resultados

Segundo estudo científico, conduzido pelos especialistas norte-americanos George L. Blackburn, MD, PhD; Isaac Greenberg, PhD; Anne McNamara, RN; Daniel Rooks, PhD, FACSM; Shannon Fischer, MA; e Kristina Day, RD, LD, os cuidados multidisciplinares voltados para pequenas etapas e abordagens práticas para a mudança de estilo de vida podem ser um meio efetivo de tratamento para muitos pacientes que apresentam dificuldade para a perda de peso.

Isso porque, cada membro do time, formado por médicos, nutricionistas, especialistas em exercícios, terapeutas comportamentais e enfermeiros, traz um conjunto único de habilidades para atender às diferentes necessidades do paciente. Os médicos, por exemplo, pesquisam problemas que podem afetar a perda de peso, enquanto os nutricionistas ajudam os pacientes a aprenderem, gradualmente, a comer menos e a incorporarem alimentos saudáveis ​​em suas dietas. Os especialistas em exercícios ensinam formas práticas de integrar a atividade física no dia a dia, e os terapeutas comportamentais trabalham o preparo mental de todo esse processo de mudança de estilo de vida.

“Estratégias eficazes de tratamento para sobrepeso e obesidade têm sido evasivas. Ao longo dos anos, tornou-se evidente que os objetivos drásticos de perda de peso e abordagens estreitas para o tratamento da obesidade raramente são eficazes, e que uma estratégia mais ampla e multidisciplinar, baseada em pequenas e práticas mudanças de estilo de vida, é mais viável para os pacientes e produz resultados mais duradouros”, ensinam os profissionais em artigo científico publicado no site Bariatric Times.

 

4FitClub já utiliza abordagem

Como eu já comentei com vocês, eu agora faço parte do time da 4FITCLUB TV, apresentando um programa voltado especificamente para as mulheres, o 4FITCLUB for girls. E, quando estava gravando o primeiro episódio com o Renan Correa, ele e seu pai Amauri Correa, me contaram sobre o trabalho que desenvolvem nesse modelo de multidisciplinas.

Criada em 2004 para a venda de suplementos nutricionais, a 4FITCLUB foi ganhando destaque no mercado fitness brasileiro e hoje detém a 4FITCLUB TV no YouTube, o canal mais influente no mundo da musculação e fitness no Brasil.

Com mais de um milhão de inscritos e 112 milhões de visualizações e um acervo com 450 vídeos, a empresa se tornou referência no segmento.

“Começamos a ser procurados por pessoas que queriam ter um apoio para nutrição e treino, mas sentimos que a abordagem para resultados mais duradouros necessitava de um profissional que pudesse também trabalhar com a cabeça do paciente”, me explicou o Amauri.

E foi assim que surgiu a 4FITCLUB assessoria esportiva, um programa de exercícios físicos, reeducação alimentar e instrução psicológica destinado a homens e mulheres que buscam um estilo de vida saudável e uma transformação corporal.

Por meio de consulta com um trio de especialistas, nutricionista, educador físico e psicólogo, a pessoa é orientada de forma a atingir seu intento,  seja ele redução de peso, aumento de massa magra, mais resistência, enfim, qualidade de vida.

“Contamos com uma equipe de profissionais especializados para atender às necessidades e metas dos nossos clientes, respeitando a individualidade biológica de cada um. Ao contratar os serviços da 4FitClub Consultoria Esportiva, a pessoa é atendida, presencialmente, por três profissionais de áreas distintas, que se complementam, e que atuarão em conjunto na busca dos objetivos desejados”, comenta Amauri.

 

A mente é quem comanda

Ter alimentação balanceada e praticar exercícios físicos sempre foi o binômio de quem busca uma melhor condição física e uma vida mais saudável. Mas, hoje, se  percebeu que o último pilar desse tripé na busca pelos resultados, isto é,  o apoio psicológico, é também essencial.

Vários estudos comprovam que a mente é uma das principais aliadas para quem quer perder peso ou buscar resultados físicos para competições.

Você conhece a Dieta da Mente?

Veja como ela pode te ajudar a emagrecer!

Na matéria o poder da mente e o autoconhecimento no esporte, eu já havia abordado o tema, conversando com o Gabriel Puopolo de Almeida, psicólogo do esporte, que atua em equipes de alto desempenho no futebol e em diversas outras modalidades

Na ocasião, o Gabriel demonstrou que a mente é cada vez mais um fator de diferenciação na excelência dos resultados para atletas de alto desempenho e também para  atingir metas em atletas amadores.

Então, se ela faz diferença no esporte de alto desempenho, nada mais óbvio do que esses estudos que agora demonstram que a mente é também fundamental para alcançar o emagrecimento.

No mundo todo, começam a surgir várias técnicas mentais que têm esse objetivo! Uma delas é a que os especialistas chamam de mindful eating. Essa metodologia vem do mindfullness (já publiquei uma reportagem superbacana sobre esse tema, mindfullness – atenção plena no presente) e sugere que devemos usar a atenção plena, pregada pelo mindfullness, também em nossa alimentação.

O que isso significa? Significa que, na hora das refeições, você deve dar um tempo no celular, esquecer aquele probleminha do trabalho, enfim, deve focar única e exclusivamente no momento de sua alimentação, sentindo melhor a textura e o sabor dos alimentos.

Há, inclusive, um estudo da Universidade da Califórnia (EUA), explicando que só esta pequena mudança já pode ser uma excelente aliada na perda de peso! E complementa: ao termos essa atitude, conseguiremos entender melhor os sinais do nosso corpo que indicam que estamos satisfeitos e, desse modo, a gente percebe o verdadeiro “tamanho” da nossa fome, não comendo além do que realmente é necessário.

 

Wellness Coaching  também trabalha com multidisciplinas


Recentemente, o Wellness Coaching ganhou destaque na mídia como mais uma forma de ajuda a quem tem dificuldade para emagrecer. De acordo com essa abordagem, a metodologia daria suporte profissional para quem pretende lidar melhor com alimentação, mantendo uma rotina de exercícios e uma vida saudável. De fato, o Wellness Coaching pode ser um importante aliado na busca pelo emagrecimento. Mas, segundo Carlos Alecrim, Presidente da Sociedade Brasileira de Wellness Coaching,  associar o Wellness Coaching apenas a isso é, no mínimo, um reducionismo exagerado dessa complexa filosofia.

A filosofia visa elevar o bem-estar do indivíduo e, é claro que, nesse sentido, o emagrecimento é um dos itens do “pacote”. Mas o Wellness Coaching é muito mais amplo, pois abrange seis dimensões do indivíduo na busca pelo bem-estar:  a corporal, emocional, ocupacional, intelectual, social e espiritual. Segundo o National Wellness Institute, “essas dimensões estão interligadas e precisam ser trabalhadas para a manutenção do equilíbrio e harmonia constantes”.

 

Como funciona o Wellness Coaching

Mas, se o Wellness Coaching visa trabalhar com tantas dimensões do ser humano, como esse processo realmente acontece? Os indivíduos, frequentemente, não conseguem alcançar os níveis de bem-estar desejados, porque não estabelecem essa prioridade na hierarquia de suas necessidades pessoais, não se motivam de maneira correta, permanecem ambivalentes quanto à realização de mudanças ou, simplesmente, não estão prontos para realizá-las. É necessária a ampliação da consciência sobre o estado atual para, realmente, estabelecer o objetivo para o estado desejado.

Segundo explicação no próprio site da SBWCoaching, instituição presidida por Carlos Alecrim, e que forma profissionais para atuarem como Wellness Coach, durante todo o processo, o Wellness Coach fica lado a lado com o Coachee e o auxilia a avaliar seu bem-estar, apoiá-lo em sua prontidão para a mudança, na ampliação de consciência em suas escolhas e prioridades, na definição de metas, tornar as mudanças mensuráveis para si mesmo, apoiar a construção do plano de ações e sua execução para as conquistas, assim como sustentá-lo a manter a mudança comportamental alcançada.

 

Ajuda de um coach

Além do mindfullness ou o Wellness Coaching, outra técnica que vem ganhando força nessa tendência de aliar os esforços físicos a uma “reprogramação mental” para a perda de peso, é a utilização de coaching nesse processo. Eu mesma já utilizei coachs para vários momentos de minha vida, tanto pessoal como profissional, e posso dizer que sempre me ajudaram muito. E a ideia da utilização desses profissionais na busca pela perda de peso é exatamente a mesma utilizada para outros casos. Ou seja, o profissional aplicará técnicas e metodologias cientificamente comprovadas que permitem identificar quais são as barreiras emocionais e comportamentais que impedem que aquela pessoa emagreça.

Nesse processo, o coach sugere desde criar um diário para entender por que você devorou aquela barra inteira de chocolate, ajudando-o a entender os motivos que levam à compulsão, até listar seus pontos fortes e aqueles que pretende melhorar, identificando quais os hábitos que você precisa mudar para chegar lá.

 

Utilizando a neurolinguística

Programação Neurolinguística (PNL), metodologia que permite compreender a busca do autoconhecimento e identificar nossos modelos mentais, para que possamos questioná-los, refletir sobre eles e, se preciso, ressignificá-los, também pode ser uma aliada na perda de peso.

Isso porque, a forma como pensamos tem enorme poder sobre nossas atitudes e é possível reprogramar esse modelo mental, para que alcancemos nossos objetivos.

E isso serve para todos os segmentos de nossa vida, inclusive para a perda de peso, ganho de massa ou qualquer outro resultado que busque para o seu corpo.

Segundo essa técnica, simples mudanças em nossa forma de enxergar o mundo podem trazer resultados significativos. Trocar frases negativas, como “Eu NÃO quero engordar” por “Eu quero emagrecer” ou “Vou ter uma alimentação saudável” ao invés de “NÃO posso comer doces e massas” seria valioso na busca pela vitória contra a balança.

Portanto, muito cuidado com o que falamos, porque as palavras têm, sim, poder! Eu tenho certeza disso e também já abordei o tema com mais profundidade na matéria psicologia positiva saiba como transformar a sua vida.

Gente, mas é bom deixar claro que, como eu sempre falo, não existe resultado milagroso, né?

Essas técnicas podem ser bacanas como auxiliares em um processo de emagrecimento, mas mudar a forma como você diz, ter um especialista ajudando-o a identificar suas barreiras emocionais, não vão resolver nada, se o prato que você vai apreciar com toda a atenção pregada pelo mindfull eating estiver repleto de bacon, não é mesmo? Rs.

Por isso, alimentação correta e balanceada, somada à prática de exercícios, deve sempre ser aliada da ajuda psicológica para a busca dos resultados. Afinal, uma mente forte vai lhe proporcionar ter foco, disposição e força de vontade para alcançar hábitos mais saudáveis e a chegar aos seus objetivos, mas é a alimentação e os exercícios que farão, efetivamente, você chegar lá!

E se você não consegue contratar uma assessoria esportiva, não tem problema, há muita leitura disponível sobre como você pode usar a menta a seu favor e muitos planos de saúde possuem também profissionais que podem lhe ajudar nessa jornada!

 

Leia também:

Wellness coaching é filosofia que inspira o autoconhecimento e vai muito além de uma técnica para emagrecer

Siga esses 12 passos e conquiste o corpo dos sonhos definitivamente

A dieta ideal para cara tipo de corpo

Busque seu propósito. Deixe seu legado

Renata Spallicci

Renata Spallicci

Atleta profissional fisiculturismo WBFF, executiva, empresaria, coach, influenciadora digital, escritora, palestrante motivacional e realizadora social fundadora do movimento Fit do Bem.

www.renataspallicci.com.br
www.fitdobem.com.br
www.dosonhoarealizacao.com.br