Durma bem para aumentar os músculos

RENATA SPALLICCI

Fitness

08/05/2018

Durma para ficar monstro. Por que o sono é tão importante para construir músculos

Passar horas na academia e fazer a melhor dieta não vai adiantar nada, se você não descansar corretamente.

Diariamente pessoas me perguntam o que faço para ganhar músculos: como é meu treino, que suplementação utilizo, como é minha dieta… Mas nunca me perguntam algo que é tão importante quanto os itens aí enumerados: como é meu sono para ganhar músculos! Sim, o descanso é essencial para quem quer crescer e, neste artigo, eu explicarei os vários estágios do sono e suas implicações para os fisiculturistas, assim como descreverei os benefícios que ele tem em termos de recuperação e crescimento muscular. Me acompanha?

A busca constante por ganho muscular

Durma bem para ter bom desempenho

Quem quer ganhar mais massa magra está constantemente à procura de novas e eficazes formas de ganhar músculos. O mais recente suplemento, uma rotina de treinamento sofisticada, uma nova dieta… É verdade que todos estes hábitos são cruciais, mas, possivelmente, o mais importante de tudo é o descanso.

A melhor rotina de treinamento, dieta e programa de suplementação não compensarão um sono insuficiente. Um dos renomados treinadores do mundo, o professor americano Michael Colgan, chegou a ponto de dizer que mesmo que o seu programa de treinamento e nutrição tenha sido passado diretamente pelo Deus todo-poderoso, sem o descanso adequado, seu corpo não conseguirá chegar lá! rs

O sono serve para muitas das nossas funções vitais. Para os fisiculturistas ou para quem quer ganhar massa magra, as principais funções são o crescimento e a agilidade mental. Por isso, sem sono adequado, você pode passar horas e horas na academiae ter boa parte do seu tempo desperdiçada. Entenda por quê:

O sono realiza o reparo de músculo e outros tecidos

O hormônio do crescimento humano é liberado durante o sono. Nos homens, 60% a 70% da secreção diária de hormônio do crescimento humano ocorre durante os ciclos mais profundos do sono. Logo, a má qualidade do sono pode afetar negativamente os níveis de hormônio do crescimento humano.

Além disso, pesquisas sugerem que é durante o sono REM que o corpo é capaz de restaurar órgãos, ossos e tecidos; reabastecer as células do sistema imunológico; e circular o hormônio do crescimento humano. Portanto, ele tem um efeito profundo no crescimento muscular e no bem-estar físico.

Dormir recarrega o cérebro

A adenosina (um neurotransmissor que produz ATP, a molécula de armazenamento de energia que alimenta a maioria das reações bioquímicas dentro das células) é usada como um sinal para dizer ao cérebro que ele precisa descansar.

E descansar o cérebro tem implicações óbvias para os fisiculturistas, dado que o estado de alerta mental é essencial durante o treinamento. Outro fator é que os níveis de motivação são mais altos quando o alerta mental é maior. Estudos sugerem que é durante o sono REM que ocorrem o funcionamento adequado do cérebro e o estado de alerta.  [são assistidos.]=Substituir por ocorrem.

Os estágios do sono e o ciclo de sono

Saber sobre os estágios do sono é primordial  para quem quer ganhar massa, já que o cérebro deve experimentar todos esses estágios para a sua total recuperação, bem como os músculos!

Os estágios do sono

Recém-nascidos têm cerca de 50% do sono REM por noite.Este nível diminui à medida que se envelhece, até que, na idade adulta, o REM será responsável por 20 a 25% do sono por noite.

Logo, o crescimento surpreendente que ocorre quando o bebê faz a transição para a infância, depois para a idade adulta, sugere que o REM é benéfico para o crescimento. A pesquisa do sono não é conclusiva sobre esse ponto, mas muitos fisiculturistas  atestam os benefícios de uma noite completa de sono ininterrupto.

Prepare-se para dormir Com a correria em que vivemos, e a mente sempre a mil, muitas vezes, é difícil ter uma boa noite de sono. Eu mesma tinha muita dificuldade de dormir bem, o que atrapalhava meus resultados.  Mas adquirindo alguns pequenos hábitos, podemos nos ajudar a ter uma boa noite de descanso. Confira:

Tome um banho quente: Nada mais relaxante do que um banho quente e gostoso antes de ir para a cama! Isso o ajuda a acalmar e relaxar!

Exercício sempre: O exercício, particularmente aeróbico, durante o dia, vai vai cansá-lo  suficientemente, e o sono chegará mais rápido à noite.

Evite álcool, cafeína e alimentos ricos em tirosina à noite: cafeína provoca hiperatividade e vigília. Os alimentos ricos em tirosina estimulam o cérebro e podem mantê-lo desperto. O álcool perturba significativamente o sono, interferindo nos estágios. Evite pílulas para dormir: Elas podem funcionar temporariamente, mas a longo prazo causarão distúrbios no sono.

Crie um ambiente de sono gostoso: Mantenha seu quarto razoavelmente fresco. Uma música de fundo suave também pode ajudar a relaxar e estimular o sono.

Não assista à televisão na cama: Isso também pode aumentar o estado de alerta.O cérebro também pode decidir que a hora de dormir é para assistir à televisão e se recusar a dormir.

Enfim, todos nós sabemos o quanto o sono é importante para qualquer pessoa. Para aqueles que querem ganhar massa magra, então, ele é essencial, uma vez que  restaura a função cerebral e o estado de alerta,  preparando-nos para sessões intensas de treinamento, além de  melhorar a recuperação muscular, por meio da síntese de proteínas e da liberação do hormônio do crescimento humano.

Ter um sono de qualidade por oito a dez horas todas as noites vai promover esses fatores, bem como melhorar seu bem-estar geral, propiciando um importante ganho em sua qualidade de vida.

Sem dormir suficientemente, a recuperação muscular dará um passo para trás, e o crescimento esperado não acontecerá!

Que tal começar hoje mesmo a dar mais atenção ao descanso e à qualidade do seu sono?

 

Busque seu propósito. Deixe seu legado.

Renata Spallicci

 

 

Leia também:

Como ganhar massa e definir o seu corpo

Sempre cansado? Cuidado, você pode estar com a síndrome da exaustão

Quer perder gordura sem perder músculos? Aprenda com os fisiculturistas

Renata Spallicci

Atleta profissional fisiculturismo WBFF, executiva, empresaria, coach, influenciadora digital, escritora, palestrante motivacional e realizadora social fundadora do movimento Fit do Bem.

www.renataspallicci.com.br
www.fitdobem.com.br
www.dosonhoarealizacao.com.br