Dia do Fisiculturista

RENATA SPALLICCI

Fitness

30/10/2018

Dia do fisiculturista – Parabéns aos atletas do esporte que aprendi a amar e a admirar

Neste dia 30 de outubro, toda a minha gratidão ao fisiculturismo por todos os ensinamentos que levo para a minha vida!

Hoje é Dia do Fisiculturista, e eu não poderia deixar de falar sobre essa modalidade que se tornou tão importante em minha vida! Sempre tive a atividade física como algo central em minha rotina, primeiro por meio do ballet, modalidade que pratiquei por muitos anos até me formar uma bailarina, e depois com a musculação.

Comecei a treinar musculação na faculdade, mas confesso que o fisiculturismo não me atraía naquele momento. Mas, conforme fui me interessando mais por malhar, por ter uma alimentação equilibrada para melhores resultados, comecei a perceber o quanto o fisiculturismo é um esporte complexo. E pouco a pouco, passei a  me interessar pela modalidade!

O estalo com o WBFF   

Extima - Renata Spallicci - WBFF

Mas foi o WBFF que, realmente, fez com que eu me apaixonasse de vez  pelo fisiculturismo! Para quem não conhece, a competição evidencia o lado fashion e glamoroso do mundo fitness, analisando os atletas não apenas pelo corpo, mas também pelos trajes, simpatia e desenvoltura no palco. Lembro-me de que, quando vi pela primeira vez uma competição do WBFF, pirei e comecei a acalentar o sonho de “quem sabe um dia” estar brilhando naqueles palcos!

E há pouco mais de dois anos, o sonho se tornou realidade, pois passei a competir no WBFF e me tornei uma atleta profissional da modalidade! E quanto mais estudo, conheço e me aprofundo no fisiculturismo, mais e mais me apaixono!

Renata Spallicci competições WBFF

Bom, se você não conhece muito sobre o esporte, vamos, antes de tudo, esclarecer o que é o Fisiculturismo. Esta prática exalta a hipertrofia muscular, ou seja, o aumento dos músculos, focando na melhor definição do corpo. Ela não leva em conta a quantidade de peso que a pessoa consegue levantar, mas sim, o “desenho” dos músculos. A avaliação  foca  mais  o lado estético do que o desempenho na musculação.

Alimentação e suplementação são as chaves!

E todas as competições de fisiculturismo ou bodybuilding, como o WBFF, exigem treino pesado, alimentação super-rigorosa e uma alta dose de disciplina.

Agora, por exemplo, estou na contagem regressiva para a etapa do WBFF em Atlantic City, EUA, que acontece daqui a três semanas, por isso,  estou em um período de zero carbo para secar totalmente e definir ainda mais os meus músculos!

Aliás, a alimentação é a essência desse esporte! E eu adoro a forma científica com que temos de lidar com nossa alimentação. O corpo de um fisiculturista é um verdadeiro laboratório, o que  torna o esporte altamente estratégico e intrigante.

E além de uma alimentação altamente regrada, há um fator fundamental para qualquer bodybuilder: a suplementação.

Sim, porque, por mais que a gente coma de forma totalmente equilibrada, sempre é necessário suplementar, a fim de que tenhamos todos os macronutrientes de que necessitamos.

Eu faço o uso contínuo de Extima, um produto da Apsen que possui como principal propriedade colaborar com o aumento da massa magra corporal, força muscular e diminuição da gordura corporal

O Extima é um suplemento composto por peptídeos bioativos de colágeno, BCAA, vitaminas, magnésio e antioxidantes que auxiliam no fortalecimento e recuperação muscular, melhorando significativamente minha performance.

Tomo o suplemento duas vezes ao dia, todos os dias, independente da fase de preparação em  que esteja para as minhas competições. Isso porque, para que os efeitos sejam realmente relevantes e notados no palco, é preciso o consumo diário, religiosamente.

O bacana é que o Extima é indicado para todas as pessoas, não somente atletas! Aliado à atividade física moderada, possui resultados comprovados de redução da gordura corporal, ou aumento da massa magra e resistência muscular.

E ter músculo e resistência muscular é importante tanto para nós atletas que queremos brilhar nas competições, como também para todas as pessoas! Afinal, para qualquer atividade do dia a dia, do levantar da cama, ao caminhar, para tudo precisamos muito dos nossos músculos saudáveis!

Foco, força e fé!

Bom, e para concluir, gostaria de deixar todo o meu carinho e admiração por todos os fisiculturistas e bodybuilders e aproveitar a data para expressar a gratidão por tudo que este esporte me ensina a cada dia. Mais do que músculos, construímos paciência, resiliência, poder mental e muita tenacidade na busca por objetivos cada vez maiores. A competição do fisiculturista não é com aqueles com quem  sobe no palco, mas com nossos limites, e é isso que torna o esporte tão apaixonante!

E, se você sonha em competir, um dia,  meu maior conselho é tenha foco. força e fé! O fisiculturismo exige não apenas empenho físico, mas mental também. É preciso alinhar os treinos superpesados e que exigem muito do corpo, com uma disciplina rígida de dieta, suplementação, e o mais importante: a força de sua mente. É ela que vai  mantê-lo  no foco, vai lhe dar motivos para continuar firme em direção ao objetivo, até mesmo nos dias mais difíceis. Mas uma coisa eu posso garantir a vocês: a sensação de alcançar e superar suas metas vai recompensar todo o esforço!

Minha gratidão ao esporte e a todos os fisiculturistas!

 

Leia também:

Dia Mundial da Alimentação

Extima promove aumento de massa e diminuição da gordura corporal

A importância da saúde muscular

 

Busque seu propósito. Deixe seu legado.

Rê  Spallicci

 

Renata Spallicci

Atleta profissional fisiculturismo WBFF, executiva, empresaria, coach, influenciadora digital, escritora, palestrante motivacional e realizadora social fundadora do movimento Fit do Bem.

www.renataspallicci.com.br
www.fitdobem.com.br
www.dosonhoarealizacao.com.br