Como conquistar o corpo para o verão

RENATA SPALLICCI

Fitness

17/10/2017

Projeto verão 2018 – Como conquistar o corpo que deseja até o verão

Veja algumas mudanças simples de hábito que você pode fazer desde já para chegar ainda mais bonita no verão.

Teoricamente, o verão só chega em dezembro, mas em um país tropical como o nosso, dá para curtir praia e piscina desde já! E, se você não anda muito confortável com o seu corpo, ainda dá tempo de mudar alguns hábitos, para que você tenha mais autoconfiança e usar aquele biquíni que está namorando na vitrine há tempos!

Essa época do ano é a ideal para quem está a fim de perder uns quilinhos e mudar os hábitos. Primeiro, porque, quando está calor, é muito mais fácil fazer refeições leves e menos calóricas, e segundo, porque, tendo uma meta clara, fica mais fácil você chegar aos seus objetivos!

Aliás, foi exatamente o que aconteceu comigo. Lembro-me, como se fosse hoje, de uma viagem que fiz ao Rio de Janeiro, quando eu estava meio gordinha. Fui à praia e, ao ver aqueles corpos esculturais, fiquei tão chateada com o meu corpo que nem tirar a saída de banho eu queria. Foi exatamente aí que eu tomei a decisão de mudar meus hábitos alimentares e nunca mais me sentir desconfortável comigo mesma. O resultado foi me apaixonar pela musculação e chegar a me tornar uma atleta fitness profissional! Ok, não precisa chegar a tanto… rs! Mas se quiser aproveitar essa época para se preparar para um verão com as pernocas e a barriguinha de fora, é só seguir as dicas que eu colecionei para você!

 

Estabeleça uma meta

Como conquistar o corpo para o verão

Você vai à academia? Sim? Então, vamos estabelecer novas metas para os próximos trinta dias. Veja todos os exercícios que faz hoje e projete metas desafiadoras, semana a semana. Faz trinta abdominais? Que tal duplicar para 60 em 30 dias? Proceda assim com todos os exercícios! Ah! Se não estiver ainda na academia, é a hora de se matricular!

 

Acerte os ponteiros do relógio

Se você está tentando perder peso, consuma a maioria das suas calorias antes das 15 horas. Estudos comprovam que as pessoas que comem suas refeições mais pesadas no início do dia perdem mais peso do que aquelas que comem o mesmo número de calorias na parte da tarde. Portanto, jante mais cedo e não deixe o almoço acontecer no meio do dia.

 

Alongue-se

Não deixe que uma lesão muscular atrapalhe os seus planos no projeto verão. À medida que envelhecemos, a elasticidade dos nossos músculos diminui, e alguns esportes podem sobrecarregar os músculos por causa dos movimentos repetitivos, o que pode lhe causar dores e lesões. Por isso, é importante desenvolver uma rotina de alongamento que vise os músculos que você mais usa. Antes e após o seu treino, certifique-se de estar alongando cada trecho muscular por cerca de 30 segundos.

 

Vá para a cozinha

Almoçar em restaurantes pode dificultar a perda de peso. Um estudo recente feito com mulheres que estavam em dieta, constatou que aquelas que comeram pelo menos uma vez por semana em restaurantes emagreceram menos do que aquelas que comeram alimentos da sua casa. Prepare a própria refeição para levar ao trabalho. Você não só economizará calorias,  mas também,  dinheiro (que você pode usar para aquele biquíni mara).

 

Leve o happy hour para o parque

A noite de sexta-feira pode ser a maior inimiga do seu corpo de verão. Que tal convencer suas amigas a transferirem o papo no bar, regado a cerveja e salgadinhos oleosos, para um piquenique saudável no parque? Com o horário de verão que começou recentemente, os dias são mais longos e um bate-papo longe do barulho dos bares e com lanchinhos naturais pode ser um programa delicioso!

 

Use a tecnologia a seu favor

Ao invés de usar o celular só para ficar maluca com as mensagens do chefe pelo whatsapp ou para dar like nas fotos daquele boy que você anda paquerando, aproveite os aplicativos que o ajudarão a medir sua performance no treino (confira o artigo 5 aplicativos que vão ajudar você a entrar em forma) e faça uma playlist bacana para curtir enquanto malha!

 

Troque o refrigerante por um chá especial

Dê um basta no refrigerante que incha a sua barriga e troque-o por um chá que vai banir o inchaço. Coloque fatias de gengibre na água quente, depois adicione um pouco de suco de limão fresco e cerca de cinco gramas de folha de dente-de-leão seca (um diurético natural). Deixe a água esfriar e coloque em um squeeze, para tomar ao longo do dia.

 

Invista em diamantes

Calma, você não precisa ser milionária para isso, não! Diamante é um exercício que leva esse nome por causa da forma que suas pernas ficam ao executá-lo.  Deite de lado com os joelhos dobrados e os calcanhares cerca de 18 centímetros de distância dos quadris. Aperte as pernas juntas, levante os pés e as canelas no ar, mantendo o joelho inferior no chão. Mantenha os pés em movimento, enquanto levanta o joelho superior em direção ao céu. Esta é a posição de início. Abaixe lentamente o joelho superior até a metade, depois aperte o lado do seu assento para levantá-lo de volta. Comece com 40 de cada lado,  até chegar a 75 repetições por lado, três vezes por semana.

 

Faça substituições no churrasco

Sabe aquele churrasco em volta da piscina, entre amigos? Você não precisa deixar de ir e não curtir porque está “de dieta”. Mas coma com inteligência: troque a maionese por uma salada fresca e passe direto pelo pãozinho. Opte pelas carnes mais magras e troque a linguiça por um franguinho.

 

Aumente a intensidade

Não quer perder muito tempo na academia? Então, aproveite o máximo do tempo que passa lá, fazendo HIIT, um método recomendado a pessoas que querem otimizar seu treino cardiovascular, uma vez que é realizado em tempo curto e em alta intensidade. Cada exercício deve ser realizado com 1 a 2 minutos de intensidade máxima para o mesmo tempo de recuperação, de onde deriva o nome HITT, do inglês High Intensity Interval Training ou Treino com Intervalos de Alta Intensidade.

 

Se jogue na Zumba

A Zumba com seus ritmos contagiantes tem tudo a ver com o verão, e você pode tornar o treino ainda mais forte, se exagerar nos movimentos! É isso mesmo! Quanto maiores os movimentos do braço e das pernas, mais intenso é o treino. Por isso, exagere seus passos, slides e chutes para, realmente, aumentar sua frequência cardíaca e [aumentar]=acelerar (?) a queima de gordura.

 

Abuse do rabo-de-cavalo

Um estudo apontou que 40% das mulheres evitam a academia para não estragar os cabelos! Larga disso, né? O clássico rabo-de-cavalo fica ótimo na academia e também no escritório!

 

Foque nos agachamentos

Durante as sessões de treinamento de força, foque em suas pernas. Movimentos como agachamentos trabalham com maiores músculos do seu corpo, o que significa que você tem maior queima de calorias durante e após o exercício. Se quiser conhecer um treino nota dez de agachamento é só conferir o artigo Agachamento: o exercício mais efetivo para membros inferiores.

 

O que os olhos não veem…

Seja radical na próxima ida ao supermercado e nada de comprar guloseimas. Se você tiver aquela barra de chocolate no armário, será muito mais difícil resistir à tentação do que se tiver de ir até a padaria comprar, é ou não é?

 

Dance, dance, dance

O filósofo Nietzche já dizia que a vida sem música não teria sentido. Faça as suas atividades de casa como arrumar a cama, lavar a louça e até mesmo tomar banho, ouvindo música dançante e aproveite para soltar a Anita que existe dentro de você! Dançar queima calorias e o deixa com a autoestima lá em cima!

 

Vá de bike!

Deixe o carro em casa e aproveite a brisa da primavera para fazer pequenos trajetos de bicicleta. Além de gastar calorias, você contribui para o planeta, evitando o gasto de combustível.

 

Faça da água o seu “aperitivo”

Meia hora antes de cada refeição, tome um copo de água! Aliás, a água é essencial em qualquer processo de emagrecimento e para manter o ótimo funcionamento do organismo! Quer saber mais? Confira o artigo perca peso bebendo mais água.

 

Arrume parceria

As pessoas que exercitam em um grupo tendem a treinar mais do que aquelas que treinam sozinhas, confirmaram novas pesquisas realizadas na Inglaterra. Pelo menos uma vez por semana, peça a um amigo para se juntar a você na sala de musculação, faça uma caminhada com uma amiga ou junte-se a um grupo de ciclismo.

 

Mova-se mais

Você não precisa usar tênis para queimar calorias extras. Uma pesquisa da Oregon State University mostra que os mini-exercícios realizados durante o dia inteiro são essenciais para a perda de peso. O truque é procurar ativamente maneiras de fazer um pouco de exercício extra desde optar por subir as escadas, em vez da escada rolante, ou ficar de pé no ônibus ou metrô, e não sentado.

 

Aprecie o que você tem!

E por fim, lembre-se  de que seu corpo não é perfeito (nem o de ninguém), e que não estar 100% em forma não pode  impedi-la de curtir a praia, a piscina e muito menos de ser feliz! Se quiser tentar as dicas acima para ficar melhor consigo, vá fundo, mas, se estiver feliz com o corpo que você tem, não faça algo somente para agradar aos outros ou seguir um padrão. Todos os corpos são únicos e belos!

 

Busque o seu propósito. Deixe  seu legado!

Renata Spallicci

 

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Renata Spallicci

Atleta profissional fisiculturismo WBFF, executiva, empresaria, coach, influenciadora digital, escritora, palestrante motivacional e realizadora social fundadora do movimento Fit do Bem.

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