Samba e Fitness com a Coach Mayara Santos

RENATA SPALLICCI

Fitness

31/01/2019

CARNAVAL – Amigos que fiz…

Conheça a história de Mayara Santos, criadora do Samba & Fitness e minha coach de samba!

Samba e fitness! Tudo a ver!

Gente, que delícia está sendo este tempo. Há anos sonho em desfilar no carnaval, mas sempre foi muito complicado conciliar minha agenda com a folia do Momo. Mas, no ano passado, quando recebi o convite da Acadêmicos do Tatuapé, não tive opção. Afinal, não é sempre que você é convidada para integrar a corte de uma escola bicampeã. Wowww, e está sendo simplesmente o máximo.

De verdade, quando aceitei o convite do presidente Eduardo, não fazia ideia do quanto isso tudo ia ser maravilhoso. Se não bastasse todo o show do Carnaval – e vocês sabem que eu aaamooo um show – com música, dança, teatro em plena avenida, eu ainda tenho aprendido muito e conhecido pessoas incríveis.

Uma pessoa pra lá de especial 

Mayara Santos e Rê Spallicci no Acadêmicos do Tatuapé

Aí não tem como. Se é importante para mim, eu “preciso” compartilhar com vocês. Foi por isso que decidi criar essa nova séria aqui: “Carnaval”. Assim vou poder contar para vocês como está sendo essa minha experiência, as lições que tenho aprendido no barracão, as novas amizades com as quais o samba tem me presenteado… enfim, como sempre faço, quero trazer você pra bem pertinho de tudo que vivo intensamente.

Convite aceito, a primeira coisa que pensei, foi: “preciso de alguém que me conduza nessa jornada”. E não é que surgiu um “anjo” no meu caminho? Tô falando sério. Fui apresentada à Mayara Santos, e ela simplesmente me adotou e me apresentou ao mundo do samba. Ela é uma graça de pessoa, dessas que brilham e espalham exuberância por onde passa. Logo de cara deu pra sentir nossa conexão: apaixonadas pela cultura brasileira, pela arte, pela dança, pela inclusão que o samba promove, ambas tendo enfrentado e vencido a guerra contra a balança e saído fortalecidas.

Enfim, não poderia estrear essa série sobre o Carnaval, e mais especificamente sobre as amizades que tenho colhido nessa jornada, de maneira melhor.

Mayara Santos - Carnaval

Mayara nasceu no meio do Samba e do Carnaval. Tenho quase certeza de que, em vez de chupeta e chocalho, a Mayara baby tinha um apito e um pandeiro, hahaha. Está no DNA: o pai coreógrafo e diretor de carnaval, a mãe diretora de escola e a irmã porta-bandeira. Isso sem falar nos tios, primos e amigos próximos.

Assim, desde pequena, a vida de Mayara girou em torno do Carnaval. Já desfilou na ala das crianças, foi ritmista, alegoria, diretora, destaque, rainha de bateria, primeira princesa do Carnaval de São Paulo e defendeu grandes agremiações como a Vai Vai, Rosas de Ouro, Mocidade Alegre, Vila Maria, Morro da Casa Verde, Uirapuru da Moóca e outras. E já me confessou que mantém um carinho enorme por todas elas.

Há alguns anos, Mayara enfrentou um dos momentos mais difíceis da sua vida. Entrou em depressão, engordou 15 quilos, viu-se sem emprego e totalmente sem rumo. Mas foi aí que o samba, mais uma vez, entrou em cena e marcou a cadência para a virada na vida da rainha. Ela decidiu lançar o Samba & Fitness, um método que, ao longo dos últimos quatro anos, vem ajudando muitas pessoas a emagrecerem enquanto caem no samba. Isso é que eu chamo de unir o útil ao agradável.

Gente, quando a Mayara me falou sobre o Samba & Fitness, não tive como não pensar no Finalmente Magro, e pensei: “uau, como assim, nós duas criamos programas que ajudam as pessoas a emagrecer dançando?”.

Samba Fitness com Mayara Santos

E aí, ficou curioso? Eu também. Tanto assim que pedi à Mayara se ela podia contar pra gente um pouco mais da sua experiência com o Samba & Fitness e com a preparação de sambistas. Ela supertopou, e contou coisas bem bacanas. Vale a pena dar uma conferida:

É realmente possível ficar em forma sambando?

Mayara: Sim, claro. Afinal, o samba é um exercício cardio excelente para perda de medidas, além de ser divertido e trabalhar a autoestima da mulherada. Tudo de bom, né?

Mas quantas calorias dá pra queimar?

Mayara: Ah, vai depender do nível da aula. Temos turmas mais avançadas e outras mais tranquilas, trabalhando sempre de acordo com as condições de cada aluno. Com um grupo mais avançado, chegamos a 500 calorias em um período de 45 minutos. Mas já atingimos índices ainda maiores.

Qual dica de dieta você dá pra quem vai enfrentar o sambódromo?

Desfilar exige muito do físico, assim o ideal é uma dieta rica em proteínas, afinal é preciso muita energia para manter o condicionamento. E, claro, é preciso se hidratar bastante.

Podemos afirmar que o samba faz bem pro corpo e pra alma?

E como. Posso garantir que o samba cura por dentro e por fora. Existe coisa mais feliz? Sambar, cantar… sem dúvida essa é uma das atividades que mais leva alegria para o mundo. Nosso Carnaval é, sem dúvida, a melhor festa do planeta. E, se é festa, tem alegria!

E quem se interessar pelo Samba & Fitness como deve fazer?

É bem fácil. As aulas acontecem em grupo, três vezes na semana. Basta apenas força de vontade e dedicação. Não é difícil, mas necessita de esforço, pois trabalhamos todos os membros do corpo. Podemos dizer que um pouco de coordenação e fundamental, rsrs, mas a gente sempre ajuda.

E o “coaching”, como aconteceu na sua vida?

A partir das aulas do Samba Fitness, comecei a ser procurada por muitas pessoas que tinham o sonho de participar do Carnaval, mas que não tinham a menor ideia de como fazer. Foi, então, que decidi ajudar essas pessoas, mostrando e ensinando que é possível ser do Carnaval sem ter sido nascido e criado nele. O samba nas faz acepção, ele inclui todos.

O que as pessoas querem aprender, quando te procuram?

Elas querem aprender a fazer firulas (risos) e sambar rápido. Existe uma certa dificuldade em sambar rápido e sincronizar os braços com as pernas. Além disso, muitas buscam “emagrecer”.

Conte pra gente algumas dessas “personalidades” que você já orientou?

Além de você? < risos > Bem, ao longo dos últimos anos, pude preparar nomes como Daniela Albuquerque, Luciana Gimenez, Juju Salimeni, Dani Bolina, Fernanda Lacerda, Cacau… todas vocês mulheres talentosas e poderosas, cheias de alegria, que ajudam a fortalecer o samba e o Carnaval.

Gente, ela não é o máximo? Sou fã dessa pessoinha linda, cheia de vida e de energia. Sem dúvida, a Mayara é uma dessas amizades que o Carnaval me deu e que vão seguir comigo na passarela do samba e da vida S2 S2

 

Leia também:

Musa do Acadêmicos do Tatuapé: recebida de braços abertos

Esporte e dança com Alan Brasil

Porque decidi compartilhar meu segredo de emagrecimento

 

Busque seu propósito. Deixe seu legado.

Rê Spallicci

 

Renata Spallicci

Atleta profissional fisiculturismo WBFF, executiva, empresaria, coach, influenciadora digital, escritora, palestrante motivacional e realizadora social fundadora do movimento Fit do Bem.

renataspallicci.com.br
fitdobem.com.br
dosonhoarealizacao. com.br