x

Localizar no site




Fitness

Dez dicas para dormir bem e treinar melhor ainda!

Conheça a importância do sono para o treino e confira algumas maneiras para ter um sono tranquilo no Dicas Fitness da Renata Spallicci.

 9 de fevereiro de 2016
5 min de leitura

Dez dicas para dormir bem

Todas as pessoas sabem que comer de forma saudável e treinar pesado são hábitos indispensáveis para um bom resultado no treino. Mas vocês sabiam que noites bem dormidas podem também fazer toda a diferença?

É isso mesmo. Dormir é algo pra lá de essencial, seja para a sanidade física, seja para o desenvolvimento intelectual e regeneração  física.

E, como sou uma pessoa hiperativa e estou sempre com a cabeça a mil,  já tive dificuldades na hora de dormir. Afinal, quando deito, a minha cabeça continua funcionando a todo vapor e, por muitas vezes, tenho dificuldade de pegar no sono. Por isso, eu mantenho alguns hábitos que me ajudam a dormir bem. (Veja as dez dicas abaixo).

Afinal, agora, por exemplo, que estou trabalhando para ganho de massa, o sono é ainda mais importante, porque é no descanso que o músculo se regenera.

E é durante o período do sono que o corpo se nutre de forma a repor as células perdidas, construindo tecidos e células. Os músculos se constroem, principalmente após a liberação de hormônios que estimulam a construção celular. Estudos já mostraram que, na infância, 90% do hormônio do crescimento (GH) é produzido durante a primeira fase do sono profundo. Para adultos, a maioria dos lançamentos diários de testosterona nos homens ocorre também durante o sono.

Segundo um estudo da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, e publicado no Journal of the American Medical Association, foram feitas pesquisas em homens que dormem menos de cinco horas por noite. O resultado: diminuição da produção de testosterona em cerca de 15%, o que diminui a libido. além de influenciar na massa muscular, densidade óssea e aumentar os riscos de doenças causadas pelo baixo nível desse hormônio.

Não é à toa que passamos cerca de um terço de nossa vida dormindo. O efeito de uma madrugada em claro é semelhante ao de uma embriaguez leve: a coordenação motora é prejudicada, e a capacidade de raciocínio fica comprometida, ou seja, sem descanso, o organismo deixa de cumprir uma série de tarefas importantes.

Em outro estudo realizado pela Universidade de Chicago – EUA, 11 pessoas com idades entre 18 e 27 anos foram impedidas de dormir mais de quatro horas durante seis dias. Sabe o que aconteceu? No final desses dias sem sono, o funcionamento do organismo delas era comparado ao de uma pessoa de 60 anos de idade. E os níveis de insulina eram semelhantes aos de portadores de diabetes. Em pesquisas de laboratório, ratos usados como cobaias não aguentaram mais de dez dias sem dormir e morreram por infecção generalizada. Impressionante, não?

Por isso, se você quiser ter bons resultados com o seu treino, além de fazer uma alimentação correta e pegar pesado na academia, você precisa de boas noites de sono. Se, assim como eu, você tem dificuldade para dormir, siga as dicas abaixo e tenha uma noite agradável e tranquila de um delicioso sono!

  1. Antes de tudo, escolha um local confortável, fresco, escuro e silencioso. As alterações de ruído, de luz e de temperatura podem atrapalhar o sono;
  2. Prepare-se para dormir. Crie seus próprios rituais como a meditação, o relaxamento, a oração ou outra técnica de controle da tensão. Eu anoto em um caderno ou no bloco e notas do meu celular todos os meus problemas antes de dormir. Não vá para a cama com eles! Isso funciona como um santo remédio para muita gente;
  3. Evite olhar o relógio a cada vez que acordar: este hábito pode piorar uma eventual noite de insônia;
  4. Pratique exercícios regularmente, pois isso melhora as condições do organismo. Mas procure fazer ginástica até duas horas antes de se deitar;
  5. Não durma com fome. Uma boa dica é beber um copo de leite morno antes de ir para a cama: o leite é rico em triptofano, que é um precursor da serotonina – substância envolvida no processo de sono;
  6. Faça apenas refeições leves à noite. A partir dos 16 anos, a capacidade digestiva de nosso organismo começa a diminuir, e uma digestão difícil atrapalha terrivelmente o sono;
  7. Use a cama apenas para dormir, e não para ver televisão, ler ou jogar videogame, pois esses hábitos são desfavoráveis ao sono;
  8. A melhor posição para dormir é de lado, com as pernas ligeiramente flexionadas e um travesseiro não muito alto apoiando o rosto. Não se esqueça de colocar uma almofada entre as pernas na altura dos joelhos. A densidade correta do colchão é fundamental!
  9. Se estiver numa noite de insônia, não fique na cama forçando o sono. Levante-se, procure alguma atividade e só retorne quando sentir sono;

10. Cuidado com líquidos antes e, até mesmo, durante a noite, pois a necessidade de urinar vai interromper a sequência do seu sono.

Busque seu propósito. Deixe seu legado.

Rê Spallicci