Aprenda a colocar metas e objetivos para mudar a sua vida!

RENATA SPALLICCI

Realização

24/10/2017

Quer mudar a sua vida? Defina objetivos e propósitos

Entenda por que seu cérebro precisa da definição clara de metas para você alcançar as mudanças que deseja em sua vida.

Cada dia mais, ouço das pessoas que elas querem mudar de vida! E este sentimento é compreensível! Afinal, a correria das grandes cidades, a crise econômica, a violência…fatos que, às vezes, nos deixa meio pra baixo, e a vontade é querer jogar tudo para o alto e dar um giro de 180 graus!

Mas a questão é que quem quer mudar tudo, raramente muda algo! Lembra aquele ditado que as nossas vós sempre nos falavam, quando pedíamos sorvete e chocolate? “Quem tudo quer, nada tem?” Pois com o processo de mudança, isso também acontece!

Portanto, se você está com o desejo de transformar algo em sua vida, a primeira pergunta que você deve fazer é: qual é a área de sua vida que gostaria de mudar? É seu corpo? Existe uma habilidade que gostaria de adquirir? Você quer levar o seu relacionamento para o próximo nível? E sobre o seu negócio ou sua carreira – há algo específico que você almeja alcançar?

 

Defina seus objetivos para transformar a sua vida!

Quando se trata de mudança, o primeiro passo é estabelecer um objetivo. Essa é a chave fundamental para todos os planos de sucesso ao longo da vida. Eu sei que esse conceito não é nada inovador, e você pode estar pensando que eu estou lhe falando o óbvio, mas sabe qual é a realidade?

A maioria das pessoas não tem um conjunto de metas claramente definido. E mais do que isso, o processo de definição de metas sobre o qual estamos falando, vai muito além de simplesmente falar afirmativamente e ter uma visão para algo maior. E é isso que vamos explorar a partir de agora!

Por que precisamos de objetivos?

Em 1953, os pesquisadores da prestigiosa universidade de Yale, nos Estados Unidos, realizaram um estudo intensivo, para o qual entrevistaram todos os alunos de uma classe de graduação pouco antes de deixarem a universidade. Eles propuseram aos alunos uma série de questões, dentre elas: “Você tem um conjunto claro e específico de metas com um plano escrito para realização?” Curiosamente, menos de 3% dos alunos responderam “sim”.

Então, 20 anos depois, em 1973, os pesquisadores  entrevistaram novamente os alunos da classe de 1953, a fim de  descobrirem como andavam as suas vidas. Eles observaram que os 3% que escreveram seus objetivos e tinham um plano específico, pareciam estar mais felizes e mais bem organizados que os outros. Claro, isso é subjetivo. Mas eles também descobriram que o grupo de 3% estava mais bem  estabilizado em termos financeiros do que os outros 97% que não tinham metas claras.

Está vendo? Este é o poder dos objetivos: possibilitar que criemos nosso futuro com antecedência e nos permitir imaginar nosso destino e, por sua vez, moldar nossas vidas. Eles nos dão direção e esperança!

Mais que objetivos: propósitos

E claro que todos nós temos metas, sejam elas banais, como um passeio de final de semana, ou elevados, como se tornar presidente de uma multinacional. O problema com os objetivos da maioria das pessoas é que eles não as inspiram a pular da cama pela manhã. É por isso que precisamos de objetivos significativos, de propósitos! Propósitos mexem com o nosso interior, com a nossa emoção. Eles estimulam você a crescer e se expandir. Mas, se você quer objetivos motivadores, então deve criar metas que são atraentes o suficiente para provocar essas emoções em você.

Mas como você se faz isso, exatamente?

Escreva seus objetivos em um papel!

Escreva seus objetivos! Não em um computador, mas em papel, ou em um diário. Algo acontece quando escrevemos com nossa letra! Você se torna um criador quando escreve seus objetivos. E você está reconhecendo tanto para sua mente consciente quanto para o subconsciente que, onde você está agora não é onde você quer estar no futuro. Seu cérebro, então, faz essa distinção e fica insatisfeito.

Um dos motivadores mais fortes para a mudança é a sensação de insatisfação. Quando você está totalmente confortável e relaxado, não ficará estimulado a fazer o necessário para que as coisas aconteçam. A insatisfação é um poder que você deseja. Há uma vontade real, quando encontra algumas coisas de que você quer se afastar. Tensão e pressão podem servir como potentes drivers de nossas ações. Use isso como uma ferramenta para influenciar-se, a fim de que  possa começar a tomar medidas possíveis em direção ao seu sucesso.

Entenda o "porquê" da sua meta e objetivo!

Uma vez que tenha escrito seus objetivos, pense o que essa meta vai significar em sua vida quando atingi-la. Escreva em detalhes – como você se sentirá? O que significaria para você? Como mudará sua vida?

Ao ficar absolutamente claro por que você deve atingir seu objetivo, encontrará seu significado. E o propósito é mais forte do que o resultado. A finalidade de um objetivo não é para que você possa obter o resultado, é o que o resultado final vai fazer por você como pessoa.

Conhecer esse objetivo ajudará a mantê-lo focado, e  o ajudará a superar os tempos difíceis. Se você criar um “porquê” forte para mantê-lo em marcha, terá o combustível para suportar qualquer obstáculo  que atravessar o seu caminho. Em última análise, objetos materiais ou certo título não o deixarão feliz. A única coisa que o deixará plenamente satisfeito é perceber a pessoa em que se tornou e o que você criou em sua vida.

Então, quais são os motivos pelos quais você deve atingir seu objetivo? Como isso mudará sua vida para melhor? O que está por detrás deles?

Com toda sua energia acredite que você consegue!

Não há nenhum problema se você não tiver ideia de como vai conseguir seu objetivo. E está tudo bem também você estabelecer metas que vão além da sua habilidade ou capacidade atual. O importante aqui é que você acredite que pode chegar lá.

Tenha em mente que, não importa o que aconteça, encontrará uma maneira de cumprir sua meta. Mesmo que hoje lhe pareça impossível, tenha em seu interior que você vai conseguir reunir as condições necessárias para atingir o seu sonho.

Quando você internalizar essa crença fundamental, estará recuperando o controle de sua vida. Então, mesmo que não consiga controlar o mundo exterior ou os desafios que se seguem, sabe que vai perseverar e superá-los.

 

Pratique sempre!

 

Você já deve ter lido a história de grandes atletas ou artistas que, mesmo sendo excelentes naquilo que faziam, estudavam todos os dias. Oscar, um dos maiores jogadores de basquete do Brasil, conta que ficava horas e horas, após o treino, executando arremessos livres. Toquinho, um dos maiores violonistas da MPB, afirma que até hoje estuda violão todos os dias.

E sabe por quê? Porque a repetição é a mãe da habilidade. Isso quer dizer que nada adianta você definir as suas metas uma vez e depois nunca mais olhar para elas e ficar esperando resultados em longo prazo.

Sua mente subconsciente pode conhecer a direção das mudanças, mas o poder vem da prática diária e da revisão constante.

As pessoas que procuram uma solução rápida nunca alcançarão os resultados com que sonham. Para alcançar aquilo com que você sonhou, é preciso ter foco e prática.

Se for uma nova habilidade que você deseja adquirir, a prática é uma parte fundamental.  Se você está procurando obter mais retorno em seu negócio, determine os processos principais que precisam ser mudados  para chegar aonde almeja.

Sua mudança é para trazer mais alegria e paixão para o seu relacionamento? A intimidade também é uma prática diária!

Você quer emagrecer, mudar o seu corpo? Persistência no treino e na dieta também serão pilares essenciais.

Nos últimos anos, eu transformei minha vida, meu corpo e realizei muito daquilo com que sempre sonhei. E para alcançar tudo isso, a minha definição de propósito foi essencial!

Para isso, segui esses passos e investi muito em autoconhecimento (leia o artigo autoconhecimento é a chave para o desenvolvimento pessoal) e mais do que tudo acreditei a cada minuto que era possível!

E, a partir do momento que eu descobri meu propósito, minha vida realmente mudou, e é essa transformação que eu também quero para sua vida!

Portanto, quando tiver vontade de mudar tudo, não fique só no discurso! Trace metas, priorize as partes de sua vida que realmente quer mudar e se jogue nos seus sonhos. Lembre-se:  você é do tamanho dos seus sonhos e, por mais que a frase tenha virado clichê, a felicidade não sai nunca de moda!

 

Busque seu propósito. Deixe o seu legado

Renata Spallicci.

 

 

Leia também

O que aprendi da vida

Saiba como transformar a sua vida

Meu livro do sonho à realização vai transformar a sua vida

Renata Spallicci

Atleta profissional fisiculturismo WBFF, executiva, empresaria, coach, influenciadora digital, escritora, palestrante motivacional e realizadora social fundadora do movimento Fit do Bem.

www.renataspallicci.com.br
www.fitdobem.com.br
www.dosonhoarealizacao.com.br