Conheça Pablo Paucar

RENATA SPALLICCI

Realização

29/03/2018

Mudar o modelo mental é o segredo do sucesso

Em entrevista exclusiva, Pablo Paucar, um dos maiores especialistas em venda multinível, palestrante e consultor, mostra a receita para quem quer atingir o seu máximo potencial e alcançar a realização.

Em entrevista exclusiva, Pablo Paucar, um dos maiores especialistas em marketing multinível, palestrante e consultor, mostra a receita para quem quer atingir o seu máximo potencial e alcançar a realização.

Sabe quando você conhece o trabalho de alguém e se identifica totalmente com suas ideias, visões e propósitos? Foi exatamente o que me aconteceu, quando conheci o Pablo Paucar. Meu primeiro contato com ele foi por meio das redes sociais. Cheguei ao perfil dele, comecei a segui-lo e logo vi que tínhamos muito em comum. Cara de pau que sou (rs), mandei uma mensagem, ele me respondeu super-rápido e me convidou para participar de um evento que ele faria aqui em Sampa! Lá estive, mas como havia muito gente, não consegui falar com ele.

Deixei meu livro para entregarem a ele e, para minha surpresa, depois de uns dias, ele me contatou! Disse que havia lido meu livro e também se identificado com minhas ideias. Marcamos um café e pronto! Começava ali uma nova amizade!

Quem é Pablo Paucar  

Pablo Paucar

Se você não conhece o Pablo, deixa eu te contar um pouco sobre a história dele. Nascido no Equador, desde pequeno ele se caracterizou por um perfil empreendedor e por não ter medo de arregaçar as mangas para conseguir ir a busca dos seus objetivos. Aos 17 anos, querendo ter grana para colocar gasolina no carro,  para ir à praia com amigos, chegou a juntar e vender papelão.

Mas seu primeiro negócio aconteceu no setor alimentício. Ele tinha um amigo cujo pai possuía uma fazenda de produtos lácteos (queijos, iogurtes e similares. Conversando com seus vizinhos, percebeu que muitos gostariam de ter aqueles produtos entregues  na porta de casa, evitando filas de supermercado e todo o trabalho de ir às compras. O que ele fez? Passou a distribuir os produtos para os vizinhos, depois para seus colegas de escola e logo ele já conseguia fazer um bom dinheiro, apesar de sua pouca idade.

Foi nesse período que um anúncio de jornal, convidando para uma reunião de uma empresa de marketing multinível, ia mudar pra sempre a sua vida.

A apresentação da empresa encantou Pablo, e ele saiu da reunião com a certeza de que aquele era o caminho que queria seguir.

Como ele já tinha seus clientes de laticínio, logo no início de sua trajetória no marketing de rede, Pablo obteve bons resultados com as vendas e, nos primeiros 30 dias de negócio, conseguiu levar 20 amigos para sua rede de distribuidores, tornando-se, naquele mês, o TOP recrutador da empresa.

No final do seu primeiro ano no marketing multinível, Pablo, ainda com 18 anos, já estava ganhando um bom dinheiro e expandindo seu negócio para outras cidades.

No entanto, como acontece com boa parte dos jovens que começam a ganhar muito, ele se deslumbrou e, em pouco tempo, perdeu tudo o que havia conseguido ganhar. E foi nesse momento que aprendeu o quanto a mudança de mentalidade é importante para o sucesso. Nos anos seguintes, passou a trabalhar dobrado e a controlar melhor seus gastos, até que uma forte crise no seu país natal o levou a se mudar para Curitiba, aqui no Brasil.

Após um início difícil por causa da língua, do clima frio de Curitiba e até mesmo tendo de se adaptar ao estilo de vendas no Brasil, ele foi reconstruindo sua carreira e logo se tornou um dos maiores empreendedores multinível do Brasil. Hoje, compartilha sua experiência com milhares de pessoas em palestras que faz pelo mundo, mostrando a importância de se moldar a mentalidade para o sucesso. E foi sobre esse trabalho que desenvolve hoje que conversamos e que divido com vocês. Acompanhem:

Renata Spallicci – A sua história, desde o início com a venda de queijos até sua mudança para Curitiba e sua persistência no mercado de vendas multinível, sempre foi marcada pela perseverança. Você sempre acreditou em seu sucesso?

Pablo PaulcarEu tive visão, eu tive fé, tive desejo de conquistar essa realização. Mas, se eu não tivesse clareza de como eu realmente queria viver, do carro que eu queria dirigir, das viagens que eu queria fazer, se esse quadro não estivesse claro, ia ser muito difícil conquistar aquilo tudo. Eu acreditei, sim, desde o principio, de que aquilo seria possível e, principalmente, que eu estaria disposto a pagar o preço que fosse em tempo, dedicação, esforço e preparação para conquistar o que eu queria. A crença é algo muito forte. Quando você acredita que é capaz, você se torna mais persistente e disciplinado. Você fica uma pessoa mais focada, porque a sua cabeça acredita naquele projeto, naquele negócio, e isso é o que o leva ao sucesso.

Renata Spallicci – Você acredita que a maioria das pessoas desiste fácil?

Pablo Paulcar Eu creio que as pessoas desistem fácil porque não tem clareza do que querem. A promessa não está clara, porque, se estiver, o preço será fácil de pagar. Quando a promessa é clara, tudo é perto, tudo vale a pena e tudo é fácil. Agora, se a promessa não está clara, tudo é longe, tudo é complicado e tudo é caro. Porque  um médico estuda um livro de 300, 500 páginas, queima as pestanas estudando por 10 anos? Porque ele tem a promessa de que ele vai ter um jaleco branco e um diploma na parede e um rendimento de x mil reais por mês. Isso faz com que ele saiba exatamente quais os passos tem que dar, quais os livros deve ler,  a que aulas deve assistir. Ele não desiste porque tem clareza e tem firme em seu coração que vai se tornar um médico. Mas a maioria das pessoas é instável. Começa uma academia e para em 15 dias, começa a estudar inglês e para em dois meses, começa em um emprego novo e desiste, vai a uma igreja e logo se muda para outra. E são instáveis porque não têm clareza de propósito, não sabem aonde vão… Estão perdidas. Então, eu acredito que as pessoas desistem fácil, sim, decorrente da falta de visão e clareza, falta de desejo e foco. Elas mesmas não estão certas de que aquilo que estão fazendo faz sentido na sua vida. Falta-lhes propósito.

Renata Spallicci – Quais os fatores que acredita serem fundamentais para o sucesso, não somente para quem atua no mercado de vendas, mas para as pessoas no geral?

Pablo PaulcarOs fatores são vários. O primeiro dele se chama autorresponsabilidade. É saber que os resultados dos próximos cinco, dez anos só dependem de você. Não depende do governo, da crise, do dólar, do trânsito, dos impostos, não depende disso. Depende de você. Ter autorresponsabilidade é muito difícil de  encontrar no mercado brasileiro e mundial. É mais fácil culpar o governo, é mais fácil culpar os impostos, a esposa, os pais, a falta de apoio, de incentivo, os buracos na rua, a corrupção… É mais fácil culpar o chefe, falar que o Brasil é um país atrasado, que para tudo tem um jeitinho… Enfim, é mais fácil culpar que de fato fazer a diferença.

Em segundo lugar, é preciso saber mudar o modelo mental. Se a pessoa tem um modelo mental tradicional, de emprego, de salário fixo, de acomodação e mediocridade, tudo o que ela fizer será neste modelo mental. Ela pinta uma parede mais ou menos, ela faz uma academia mais ou menos, se for fazer um serviço, faz mais ou menos… Porque o modelo mental é o do “empurrar com a barriga”. Pessoas que têm essa mentalidade medíocre não progridem na vida. Mas, quando se muda o modelo mental, automaticamente muda o comportamento, e se muda a forma de pensar, muda a forma de viver, mudamos hábitos… A pessoa se torna mais disciplinada, comprometida e começa a trabalhar com pontualidade, excelência. E  isso faz toda a diferença nos resultados.

Renata Spallicci – Você fala sempre sobre mentalidade. Mudar o mapa mental é essencial para bons resultados? Como alcançar isso?

Pablo Paulcar– O modelo mental se muda por meio de conhecimento, informação e experiências adquiridas. A informação que me foi passada na escola, que me passaram na TV, no rádio, na internet, que me é transmitida pelos meus colegas de trabalho, professores, vizinhos, familiares, é uma informação positiva de resultados de quem tem sucesso? Ou deram pessoas que acham que ter um emprego é melhor do que empreender. Que acham que negócios são muito arriscados? É uma informação com embasamento, ou simplesmente uma opinião de quem nunca conquistou nada, e que está querendo  convencê-lo de que você também não conquistará nada na vida? Responder a isso é muito importante. A informação e o conhecimento são o combustível que colocamos em nossa vida. Uma gasolina de péssima qualidade em nossos carros vai fazer o motor funcionar mal, ele vai travar e nunca vai atingir o máximo do seu potencial. Colocar informação errada em sua mente não lhe dará a oportunidade de conseguir gerar as ideias de sucesso de que você precisa. Portanto, a mudança do modelo mental começa com a informação que você está usando como combustível. Se a pessoa só assistir à novela, ao Jornal Nacional cheio de tragédias e só acessar informações que a coloquem para baixo, como ela terá ideia de sucesso e sacadas empreendedoras? É um ambiente favorável que vai lhe proporcionar conversas e ideias de alto nível.

Renata Spallicci – Conte-nos um pouco sobre o trabalho que desenvolve. Seus workshops, palestras? Qual seu propósito de vida?

Pablo PaucarMeu propósito de vida é ajudar as pessoas a mudarem o seu modelo mental. Ajudar as pessoas a acreditarem nelas mesmas, a construírem autoestima saudável e, por meio disso, terem resultados acima da média, despertando o potencial que todos nós temos, mas que, muitas vezes, está lá dentro bem escondido, soterrado embaixo de crenças limitantes e negativas. Quando respeito o potencial, arrumo a autoestima, quando faço a pessoa acreditar nela, eu a empodero. Meu objetivo é conseguir emprestar os meus olhos para aquelas pessoas descrentes que acham que não podem e que não merecem ter sucesso, para que elas comecem a se ver de outro modo e a agirem com atitudes vencedoras: estudar, persistir, se preparar para ter sucesso. Hoje o meu trabalho é de despertar, de promover a evolução e transformar. Se eu pudesse resumir meu trabalho em uma única palavra seria transformação. Transformar a vida das pessoas, por meio de conteúdo de treinamento e de desenvolvimento pessoal que leva a pessoa ao próximo nível de pensamento, de atitude emocional que a permita sair na frente, apesar dos problemas, das dificuldades e dos desafios. 

Conheça Pablo Paucar

Renata Spallicci – Em abril, fará a mentoria Next Level. O que pode nos falar sobre este trabalho e para qual público é indicado?

Pablo PaucarSim, tenho uma mentoria no mês de abril que faço com público de venda direta e estou também abrindo a  empresários. Nesta mentoria, basicamente, ajudo os empreendedores e empresários a ajustarem as suas estratégias. E até mesmo a criá-las, caso já não as tenham. Este trabalho envolve vários fatores, como expansão, diferenciação de marca, estratégias de bônus, ao invés de desconto, capacitação, treinamento de mentalidade, de vendas, liderança, oratória, promoção. É um treinamento de quatro dias em Campos de Jordão, quando ficamos imersos em uma mansão, debatendo vários assuntos. Eu tenho tempo de analisar os negócios de cada pessoa e ver o momento exato em que ele se encontra para dar direcionamento dos próximos passos que devem ser dados.

Renata Spallicci – Você é um adepto do corpo são, mente sã, certo? Cuida sempre da sua forma? Qual seu segredo? Dieta, malhação?

Pablo Paucar –Sou um adepto, sim, e cuido do meu corpo com algumas pequenas disciplinas e hábitos que venho aplicando nos últimos vinte anos. Isso faz com que a minha idade metabólica seja de 23 anos, e a biológica de 43. Tomo dois litros de água por dia, não consumo alimentos industrializados, engarrafados, enlatados… Procuro alimentos que estão vivos, frescos: frutas, verduras. Não como carne vermelha, mas peixe. Tomo suplementação, não consumo calorias vazias, como por exemplo, pão branco, refrigerante, doces, bolachas, sobremesas com excesso de açúcar. Faço uma alimentação baseada em proteínas vegetais e baixa em carbo. Com isso, mantenho meu peso há 20 anos, meu sistema imunológico está sempre ótimo e minha velocidade de raciocínio é a mesma. Uma mente empreendedora com corpo fraco é uma combinação triste. A mente diz: vamos conquistar o mundo…  e o corpo não consegue sair da cama. É frustrante ter uma mente que quer vencer e quer conquistar o sucesso e um corpo que não responde a esse desejo. É preciso treinar, descansar e ter uma alimentação saudável para que o seu corpo possa levá-lo ao sucesso, às conquistas econômicas e à realização pessoal e profissional.

Bom, gente, é isso. E, para finalizar, ele nos deixou uma lista de livros que considera essenciais para criarmos mentes vencedoras.

Livros Pablo Paucar

Como é gratificante quando encontramos pessoas com os mesmos propósitos que os nossos e que estão dispostas a compartilhar conhecimento! Meu agradecimento ao Pablo. Espero que tenham curtido tanto quanto eu!

Leia também:

Supere as crenças limitantes e viva melhor

Acreditar é o primeiro passo para o sucesso

Crie o seu plano de crescimento pessoal

Busque seu propósito. Deixe o seu legado.

Rê Spallicci

 

Renata Spallicci

Atleta profissional fisiculturismo WBFF, executiva, empresaria, coach, influenciadora digital, escritora, palestrante motivacional e realizadora social fundadora do movimento Fit do Bem.

www.renataspallicci.com.br
www.fitdobem.com.br
www.dosonhoarealizacao.com.br