Lista dos Melhores TEDs

RENATA SPALLICCI

Realização

24/04/2018

Os 10 melhores vídeos do TED

Confira as palestras que mais me inspiraram, ensinaram e me ajudaram em minha busca constante por autoconhecimento.

Não é novidade, para quem me acompanha, que eu considero a busca pelo autoconhecimento uma das jornadas mais importantes em nossa existência. E as ferramentas para alcançar esse processo são muitas: as formais, como cursos, palestras e imersões;  e as informais, como leituras, filmes e vídeos. Neste contexto, acredito que os vídeos produzidos pelo TED são materiais didáticos importantíssimos para conhecermos vivências e experiências de pessoas que têm muito a nos ensinar!

Idealizada nos anos 1980, a série de conferências TED se tornou um fenômeno, em virtude da popularização da internet. Ministradas por políticos, artistas e especialistas reconhecidos internacionalmente, algumas palestras se tornaram verdadeiros “virais”. Para se ter uma ideia, o vídeo sobre criatividade,  do britânico Ken Robinson, um dos mais vistos da plataforma, já teve quase 51 milhões de visualizações!

E como alguns destes vídeos foram bastante significativos para o meu desenvolvimento, eu gostaria de compartilhá-los com vocês, para que também possam aprender, se motivar e se inspirar com temas dos mais variados, sempre apresentados de forma ágil e envolvente. Mesmo que já tenha assistido a eles, garanto que valem a revisita. Eu, pelo menos, sempre que assisto, aprendo algo novo ou recordo algum conceito esquecido!

Confira o meu Top 10 dos vídeos do TED 

Top 10 videos TED

O poder da vulnerabilidade – Bené Brown

A pesquisadora Brené Brown aborda como o poder de aceitarmos a vulnerabilidade, que é comum a todos nós, nos torna mais felizes, criativos e conectados uns aos outros.

Vivemos em um mundo repleto de padrões e que nos exige a perfeição. Precisamos ter o corpo perfeito, o emprego perfeito, o relacionamento perfeito. E é claro que essa “perfeição” é determinada por um padrão que nos é imposto pela sociedade.

E, para sermos aceitos, buscamos cegamente atingir esse padrão de perfeição, muitas vezes contrariando nossa essência e nos tornando desconectados da vida, da felicidade e das demais pessoas. A pesquisa realizada por Brené Brown mostra que, quanto mais as pessoas se assumirem como são e derem as costas para esse “modelo perfeito”, mais felizes elas serão. Afinal, o que nos torna únicos e singulares, ou pessoas de coração pleno, como ela define,  são nossas imperfeições e vulnerabilidades perante a vida.

Como os grandes líderes inspiram a ação – Simon Sinek

O teórico em gestão, Simon Sinek, analisa como os grandes líderes e renomadas marcas conseguiram influenciar pessoas e alcançar seguidores que acreditassem em suas mensagens ou produtos. Segundo ele, e sua teoria do Círculo Dourado, a resposta não está exatamente naquilo que elas nos oferecem, mas sim, por que elas o fazem. Ou seja, quando você compra um produto da Apple, por exemplo, você não o compra por ser o melhor do mercado (afinal, talvez nem seja mais). Mas você o adquire porque acredita naquela empresa, confia e é leal a seus princípios e à forma como ela se comunica com você. Martin Luther King não levou milhares de pessoas a lhe seguirem por ter um plano de mudança, mas sim, por ter um sonho de um mundo melhor. Em resumo, Sinek fala sobre a importância de termos propósito, algo em que eu acredito com todas as minhas forças!

Sua linguagem corporal mostra quem você é – Amy Cuddy

Em  sua apresentação no TED, Amy Cuddy mostra, com resultados científicos, o quanto nossa postura corporal pode mudar o que as pessoas pensam sobre nós, mas, principalmente, pode nos tornar aquilo que desejamos!

Eu usei muito os conceitos que ela ensina quando comecei a falar em público e ficava bastante nervosa. Mas, de tanto me esforçar, estudar e “fingir” que eu estava ali no palco e nos holofotes com toda a naturalidade do mundo, com o tempo, eu realmente fui evoluindo e, hoje, me sinto totalmente segura ao me apresentar.

Mesmo sendo superdefensora da espontaneidade, acredito que, em

alguns momentos, é preciso  interpretar papéis até que tenhamos segurança e conforto naquilo que pretendemos ser.

Como facilitar o processo de escolha – Sheena Iyengar

Tomar decisões não é uma tarefa fácil! E a gente as toma todo o tempo. E neste vídeo do TED, a pesquisadora americana, Sheena Iyengar, mostra como nos portarmos perante nossas escolhas, principalmente em um mundo cada vez mais repleto de opções.

A questão é que sempre acreditamos que ter liberdade de escolha e muitas alternativas nos tornaria mais felizes, mas o que percebemos é que a variedade nos leva à insatisfação e à insegurança. Afinal, qual a certeza de que aquela escolha que fizemos entre os milhares de opções foi a melhor? Toda escolha requer uma renúncia e, quanto mais opções, mais renúncias fazemos! Por meio deste  vídeo, aprendi que escolher e tomar decisões sempre será um processo de ganhos e perdas. O segredo é saber aquilo que realmente interessa para você!

Por que fazemos o que fazemos – Tony Robbins

Eu sou fã do Tony Robbins, consultor, autor de best-sellers e coach de CEOs, políticos e atletas olímpicos e, neste vídeo, ele também fala sobre propósito, ou seja, aquilo que nos move.

Mais que falar em motivação que, segundo ele, é um dos recursos mais valiosos das pessoas e das equipes, ele nos questiona sobre quais são os gatilhos que nos levam a ter vontade de  realizar e alcançar nossos sonhos.Ele chama este gatilho de “força invisível”, isto é, as alavancas psicológicas que levam um indivíduo à ação, analisando nossos sistemas de crenças e muito mais.

As escolas acabam com a criatividade – Ken Robinson

Este é o vídeo campeão de visualizações que citei no comecinho deste artigo. Nele, Ken Robinson, especialista em criatividade e ex-líder do comitê de educação e cultura do Reino Unido, analisa que, embora a criatividade seja tão relevante quanto a alfabetização, o sistema educacional da maioria dos países investe pouco na formação de espíritos inventivos e, normalmente, somos criados para seguir padrões, inibindo a nossa criatividade.

Robinson descreve os três princípios por trás de um pensamento original e dá uma razão convincente para incluir a criatividade entre as prioridades para o desenvolvimento de todo profissional e cidadão.

Quatro lições de criatividade – Julie Burstein

Também tendo como tema a criatividade, o vídeo da Julie Burstein me cativou, por vir ao encontro de algo em que acredito: a ligação uterina entre criatividade e autoconhecimento. Nos últimos anos, tenho investido muito em processos que me levem a aprimorar o autoconhecimento. E, ao me conhecer, entendo minhas fraquezas, vulnerabilidades e imperfeições. Ao contrário do que pode parecer, por mais doloroso que seja, esse processo de entender e conhecer nossos “defeitos” é totalmente libertador e nos leva a lugares que estimulam  nossa criatividade.

E é exatamente isto que a pesquisadora discute, abordando a criatividade no trabalho, por meio de entrevistas com artistas renomados. Ela mostra que a criatividade nasce dos lugares mais impensados e, muitas vezes, em momentos de perda e dificuldades. “Para criar, nós temos que permanecer naquele espaço entre o que vemos no mundo e o que esperamos, olhando diretamente para a rejeição, para o desgosto, para a guerra, para a morte. A criatividade também cresce dos lugares quebrados”, afirma.

Por que temos poucas líderes mulheres – Sheryl Sandberg

Um dos temas que mais me fascina é o protagonismo e empoderamento feminino, e este vídeo da COO do facebook é uma verdadeira aula para entendermos nosso posicionamento no mercado de trabalho e os movimentos que precisamos fazer em busca de mudanças.

Sheryl Sandberg reputa que nós, mulheres, temos algo como uma espécie de complexo de vira-latas feminino, que nos impede de alcançarmos postos mais altos e nos deixa encurraladas entre sucesso profissional e realização pessoal. Ou seja, para nós, mulheres, ainda tem que ser uma coisa ou outra, embora  ambas as realizações possam (e devam) andar juntas!

Este para mim está na categoria dos que DEVEM ser vistos!

Como falar o que as pessoas querem ouvir – Julian Treasure

Estudioso do mundo corporativo e autor do livro “Sound Business”, Julian Treasure explica como se expressar oralmente de forma mais chamativa e persuasiva, principalmente no ambiente dos negócios. O bacana do vídeo é que ele é bastante prático, inclusive com posposta de alguns exercícios vocais e com dicas para falar em público com mais confiança.

Ame, apesar de tudo – Andrew Solomon

Este vídeo é uma verdadeira aula em tempos de intransigência e de conflitos. Andrew Solomon, escritor que aborda temas como psicologia, política e cultura, fala sobre as novas famílias e o quanto a diversidade e a diferença são essenciais para um mundo mais pleno. Segundo ele, não importa como as famílias são constituídas, ou o quanto são diferentes, mas sim, o quanto o amor que as une é incondicional e relevante para uma onda de bondade em toda a nossa espécie.

O bom dos vídeos do TED é que estão sempre ao alcance das nossas mãos, e você pode assistir a eles no celular, no computador, a qualquer hora e em qualquer lugar! Espero que curta as indicações, aprenda e se inspire tanto quanto eu me inspirei.

 

Confira os dez vídeos aqui:

O poder da vulnerabilidade

Como grandes líderes inspiram a ação

Sua linguagem corporal mostra quem você é

Como facilitar o processo de escolha

Por que fazemos o que fazemos

As escolas acabam com a criatividade?

Quatro lições de criatividade

Por que temos poucas líderes mulheres

Como falar o que as pessoas querem ouvir

Ame, apesar de tudo

 

Busque seu propósito. Deixe  seu legado

Renata Spallicci

 

Leia também

Dicas de livros para você se autoconhecer melhor

Os quatro filmes mais tops sobre autoconhecimento

Se você está pensando em desistir, leia isto: 12 histórias inspiradoras de sucesso

Renata Spallicci

Atleta profissional fisiculturismo WBFF, executiva, empresaria, coach, influenciadora digital, escritora, palestrante motivacional e realizadora social fundadora do movimento Fit do Bem.

www.renataspallicci.com.br
www.fitdobem.com.br
www.dosonhoarealizacao.com.br