O Poder da Crença - Confira passos para o sucesso

RENATA SPALLICCI

Realização

20/02/2018

Acreditar é o primeiro passo para o sucesso

Conheça a técnica que vai ajudá-lo a treinar sua mente para alcançar aquilo que deseja.

Há uma frase de Henry Ford de que gosto muito:   “Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo”. Este pensamento traduz de forma poderosa o poder da crença. Tanto as crenças positivas quantos as negativas podem gerar hábitos: o hábito de fazer ou de evitar algo, inconscientemente.

Em meus estudos ao longo dos anos com perfis de pessoas vencedoras, percebi que um dos muitos fatores, que distinguem aqueles que realmente realizam daqueles que não conseguem concretizar os seus sonhos, é a certeza do sucesso que os vencedores têm daquilo que se propuseram a fazer!

Pense nisso. Se você estiver absolutamente certo de que obterá o resultado desejado, e esse resultado for algo que deseja muito, você tomará todas as medidas necessárias para que aquilo aconteça, certo? Por outro lado, se você tiver certeza absoluta de que, não importa o que faça, nada vai dar certo, não gastará muita energia naquilo e, certamente, o resultado não será o que você gostaria!

Claro que estes são os extremos. A maioria de nós se situa em algum lugar no meio – uma terra de ninguém – “talvez funcione, talvez não”. E essa é a verdadeira zona de perigo. Porque quando pensamos assim, acabamos fazendo esforços limitados, em vez de colocarmos nosso coração e alma naquilo que estamos buscando.

Por isso, a chave para o sucesso e realização é criar a certeza absoluta do sucesso daquilo que deseja e preencher-se com a crença de que você vai realizar o que pretende, independentemente do que está acontecendo no mundo externo ou ao seu redor.

E, para isso, você precisa treinar sua mente, para que ela visualize os resultados que anseia, como se eles já tivessem acontecido.

E uma das melhores maneiras de fazer isso é por meio do treinamento de imagens, técnica que vou lhe explicar a seguir.

O que é o treinamento de imagens Passos para o sucesso - O poder da crença

 

Antes de explicar o que é o treinamento de imagens, eu vou contar uma historinha para exemplificar como funciona a metodologia.

Vocês já ouviram falar de Roger Bannister? Pois ele foi o primeiro homem a romper a barreira de correr uma milha abaixo dos 4 minutos! E como ele fez isso? Com muito treinamento físico, você deve estar pensando… Sem dúvida, mas quantos outros já não haviam treinado duro fisicamente e não tinham conseguido romper essa barreira? O que o diferenciou dos demais?

Bom, durante séculos, acreditava-se que correr uma milha em 4 minutos era fisicamente impossível. Por isso, a primeira atitude de Roger, ao se propor a mudar essa crença, foi acreditar que, sim, era possível correr abaixo dessa marca!

Roger praticava, repetidamente, na cabeça dele imaginando-se quebrando essa barreira. Porque ele sabia que, não importava o quanto ele treinasse seu corpo, ele precisava primeiro mudar seu estado mental. Ele se condicionou a acreditar que ele seria capaz de alcançar esse feito, que acreditava que faria isso com cada fibra de seu ser.

Até que um dia, após muito treino mental e físico, ele alcançou a marca antes julgada inalcançável.  E sabe o que aconteceu?  Em apenas dois anos após Roger Bannister executar sua façanha, mais 37 pessoas alcançaram o feito. E lembre-se:  ninguém na história já havia feito isso antes.

Este é o poder do treinamento de imagens – de visualizar os resultados repetidamente, como se já tivessem acontecido.

Todos nós temos crenças que nos limitam, as chamadas crenças limitantes (leia o artigo Liberte-se das crenças limitantes e viva melhor). Às vezes, deixamos a sociedade e o status quo determinar o que acreditamos ser possível. Outras vezes, permitimos que nossa própria dúvida seja mais forte que nossa certeza do sucesso.

O treinamento de imagens é uma técnica que nos permite superar essas limitações. Por meio dela, podemos nos ver tendo sucesso – não apenas em um nível abstrato, mas de forma muito detalhada e precisa.

Vemos os resultados desejados e como seria nossa vida, ao chegarmos àquilo com que sonhamos. E o mais interessante é que, ao fazer isso, mergulhamos nas emoções que fazem parte desse sucesso. Porque não é apenas um exercício mental, torna-se uma experiência de corpo inteiro que o afeta psicológica, emocional e fisicamente.

E é essa dinâmica abrangente que ajuda a produzir a certeza absoluta que permite que você transcenda os limites que você mesmo se impôs (talvez involuntariamente).

Um ritual para o sucesso

Claro que para alcançar o que deseja você precisa ter o potencial necessário para chegar lá! Não me adianta sonhar ser uma patinadora medalha de ouro nas Olimpíadas de Inverno, se nunca calcei uns patins e moro em um país tropical como o Brasil!

Por isso, a questão aqui é se você aproveita ou não o seu potencial.  O treinamento de imagens não é um exercício único. É um ritual. Você deve se condicionar uma e outra vez, para que você saiba, sem sombra de dúvida, que você obterá os resultados desejados e que aproveitará o seu potencial em sua plenitude.

Quatro passos para a técnica de imagens

Embora não exista um método preciso, existem alguns componentes fundamentais para uma prática efetiva de treinamento de imagens.

1. Tome uma perspectiva externa

Imagine-se como se estivesse observando a si mesmo de cima, ou fora de seu corpo. Vamos pensar que você está se preparando para uma apresentação importante de negócios. Você está se dirigindo à sala na qual investidores o esperam. Veja-se caminhando para a sala. Como está a sua postura? O que você está vestindo? Testemunhe o aspecto de determinação em seu rosto. Então, observe-se a realizar a apresentação. Como você é visto pelos demais? Você está confortável, relaxado, equilibrado e seguro de si mesmo?

2. Foque os seus erros

Embora isso possa parecer contraintuitivo, o objetivo é prestar atenção extra às áreas de mau desempenho – porque são elas que refletem suas inseguranças.

Se você começar a ver o seu público desinteressado, fato que poderá afetar sua apresentação, este dado vai refletir uma falta de confiança profunda em sua capacidade de achar o tom correto de se apresentar.

Tome nota disso. E comece a praticar de que modo você reagiria em uma situação como essa. Em seguida, reproduza essa cena ao longo de uma semana ou até que você entenda direito onde está se sentindo inseguro e seja capaz de manter sua compostura durante toda a apresentação. O objetivo final é poder fazer uma mudança automática, quando um pensamento ou emoção negativos entrarem em seu espaço.

3. Crie uma experiência multissensorial

Sinta uma confiança exagerada, ao entrar na sala. Não imagine, experimente o que seria entrar na sala com a absoluta certeza da vitória. Quais são os sons na sala? Existe ruído de fundo? Como sua voz soa naquele ambiente? Como são os rostos das pessoas?  Sinta-se à vontade, relaxado e seguro de si. Sinta a energia na sala. Esta prática ajudará a traduzir técnica e taticamente seu corpo. Você será capaz de se munir de autoconfiança e imitar um desempenho suave, quando se tratar de uma situação real, se você realizou esse ritual de criar uma conexão mente-corpo.

4. Escreva todo o processo de sua apresentação.

Coloque tanta ação no roteiro quanto possível. Descreva os sentimentos que você experimenta. Detalhe os sons. Tome nota de tudo o que vê. Escreva o que você faria, se um componente negativo entrasse em cena. Descarte automaticamente qualquer pensamento ou emoção que não sejam apropriados. Então, leia sua história várias vezes.

Você pode ainda gravar a sua ação e ouvir no carro, enquanto estiver dirigindo, ou pelo fone de ouvido, ao caminhar.

O objetivo é gravar firmemente a experiência que você deseja em sua mente e levá-lo a incorporar essa versão de forma que lhe transmita a certeza absoluta de que ela vai se concretizar!

Realize esse treino de imagens em todos os aspectos de sua vida, e tenho a certeza de que seus resultados surgirão!

A força do pensamento positivo não é uma crença! É algo comprovado cientificamente e, ao usar esse poder, você só tem a ganhar!

Eu sou um exemplo disso! A minha vida mudou, a partir do momento que passei a acreditar em minhas realizações. E é isso que quero fazer agora com você e sua vida. Levá-lo do sonho à realização. Topa vir comigo nessa jornada?

 

Leia também:

Meu livro “Do sonho à realização” vai transformar a sua vida!

Psicologia positiva – saiba como transformar a sua vida

O poder das palavras 

Busque seu propósito. Deixe o seu legado.

Rê Spallicci

 

Renata Spallicci

Atleta profissional fisiculturismo WBFF, executiva, empresaria, coach, influenciadora digital, escritora, palestrante motivacional e realizadora social fundadora do movimento Fit do Bem.

www.renataspallicci.com.br
www.fitdobem.com.br
www.dosonhoarealizacao.com.br