Apsen

especi

3 min de leitura

ESPECIALISTA DE VALIDAÇÃO DE SISTEMAS COMPUTADORIZADOS

Saiba o que faz um especialista de validação de sistemas computadorizados e sua importância para a indústria farmacêutica.

 7 de outubro de 2021

O que faz?

Atua com o objetivo  de validar e garantir a execução e confiabilidade dos processos e dos sistemas computadorizados, a fim de assegurar a qualidade dos produtos, verificando e comprovando que são produzidos conforme as legislações vigentes.

Rotina de trabalho

Participada contextualização dos projetos, avaliando a viabilidade de alterações em processos, implementação de novos sistemas de todas as áreas com impacto em BPx, planejando, avaliando, evidenciando, relatando e documentando, de forma a atestar que ocorrem de modo controlado, conforme procedimentos e normas estabelecidas. Após concluir a validação inicial, o especialista atua na revisão periódica dos processos e sistemas, com o objetivo de garantir que eles estão ocorrendo de acordo com  as especificações estabelecidas em estudo, através de evidências documentadas.

Importância para os negócios

O especialista de qualidade assegurada atua exatamente para certificar  a qualidade dos produtos, a saúde e segurança dos pacientes, garantir a integridade dos dados gerados durante a fabricação e processos subjacentes, comprovando que os produtos comercializados são produzidos conforme as Boas Práticas de Fabricação e normas regulamentadoras vigentes.Através das atividades executadas por esses profissionais (farmacêuticos), a Indústria Farmacêutica pode obter o certificado para comercialização de seus produtos.

Pontos positivos e desafios

Pontos Positivos: atuar em todas as áreas da Indústria Farmacêutica (IF), desde a concepção do projeto estrutural,  envolvendo-se  com todas as áreas da indústria e obtendo conhecimento e visão do processo de fabricação e distribuição de medicamentos,  até o cliente final.

Os desafios são: manter-se atualizado perante as novas legislações e tecnologias, interagir com todas as áreas e fornecedores, atuando de modo a demonstrar que o trabalho de validação é importante na rotina e deve ser realizado de forma a asseverar a robustez e confiabilidade dos dados gerados.

Formação acadêmica

Graduação e especialização em farmácia.

Perfil e principais competências

O profissional deve aspirar ao conhecimento e à vontade de aprender, pois os processos mudam constantemente. E ainda deve interagir e ter empatia, uma vez que se  relaciona com diversas áreas.

Qual é, em geral, a trilha de crescimento na carreira?

A trilha de carreira consiste na execução, como analistas e especialistas; revisão e aprovação como supervisores e coordenadores.

O futuro

O futuro é promissor, pois as pessoas continuarão precisando utilizar medicamentos inovadores. Também as exigências estarão cada vez mais acirradas para garantir a validação dos processos e a integridade dos dados, de modo a  não denegrir a imagem da empresa no mercado.

Uma dica para quem deseja ingressar nessa carreira

O profissional deve ter amor à profissão, dedicar-se ao estudo, visto que a profissão exige empenho e conhecimento.

Leia também: 

Saiba o que faz um analista de documentação farmacotécnina

Saiba o que faz um analista de treinamento

Saiba o que faz um propagandista

Busque seu propósito. Deixe o seu legado. 

Rê Spallicci 




ANALISTA DE NOVOS NEGÓCIOS Apsen

ANALISTA DE NOVOS NEGÓCIOS
Propaga Varejo vai revolucionar presença da Apsen Apsen

Propaga Varejo vai revolucionar presença da Apsen
ESPECIALISTA DE DESENVOLVIMENTO DE EMBALAGEM Apsen

ESPECIALISTA DE DESENVOLVIMENTO DE EMBALAGEM
1 2 3 4 5 6


Open chat
Fale comigo!
Siga nas redes sociais

Política de Privacidade   Contato   Sobre


Open chat
Fale comigo!