Apsen

orcamento

4 min de leitura

Apsen prepara o orçamento 2022

Planejamento orçamentário é ferramental fundamental para apoiar execução da estratégia

 8 de setembro de 2021

Uma das principais realizações em minha trajetória profissional foi, sem dúvida, a implementação e execução do planejamento estratégico de 2015, que levou a Apsen a dobrar de tamanho em apenas cinco anos. Agora, estamos dando início ao planejamento do próximo quinquênio e nossa meta é novamente dobrar de tamanho. Mas, ao contrário do que muitos podem pensar, o planejamento estratégico não é autoexecutável. Por melhor que seja um plano, ele não resiste à incapacidade da empresa de executá-lo. Estudos mostram que 75% das empresas que fazem um plano estratégico não conseguem executá-lo. Por isso, assegurar a disciplina na execução é  fundamental para o sucesso do PE. Na Apsen, o Planejamento Orçamentário é uma das principais ferramentas que adotamos para nos apoiar nessa execução.

Depois que definimos o plano estratégico para os próximos cinco anos, partimos para a realização do planejamento orçamentário anual. A primeira etapa é uma reunião com o presidente, todos os vice-presidentes e o time de Planejamento. Nesse encontro, com base no PE definido, procuramos entender quais os trabalhos que cada VP precisa executar, qual vai ser o crescimento de vendas e quais os impactos que esse crescimento pode causar, por exemplo como a necessidade de ampliação da capacidade produtiva. Ainda nessa mesma reunião analisamos as principais premissas macroeconômicas, avaliando como bancos e instituições financeiras estão projetando o dólar, o euro, o IGPM, a inflação e outros indicadores que acabam impactando diretamente no negócio.

Depois disso, fazemos uma reunião de kick-off oficial do planejamento orçamentário com todos os gestores da Apsen. Nesse encontro repassamos todas as premissas definidas e detalhamos os próximos passos, apresentando aos gestores o que vão precisar fazer, em qual sistema será feito o orçamento e quais os prazos. Após a realização de uma primeira prévia, é feita uma rodada de discussão com os VPs. Nesse momento, é identificado o que precisa ser alterado, ajustado, revisado e, se for o caso, retornamos alguma etapa para revisão de algum item. Feito isso, conseguimos chegar ao resultado final, consolidado.

A importância do processo orçamentário é justamente que a gente consegue, a partir do orçamento, cascatear metas para as áreas, as quais serão acompanhadas ao longo do ano para garantir a execução. Além disso, o acompanhamento ao longo do ano permite que atuemos, caso algo fuja daquilo que inicialmente planejamos. Por exemplo, se o dólar subir além do esperado no plano, tendo um impacto grande na margem do negocio, em qual outra ponta podemos atuar para minimizar esse impacto, talvez fazendo uma proteção cambial, ou buscando uma redução de despesas em alguma área especifica, ou segurando um gasto talvez não tão emergencial assim. Enfim, a gente vai acompanhando e entendendo como está se comportando o nosso cenário versus aquilo que consideramos no planejamento orçamentário. Dessa forma, quanto antes identificamos qualquer tipo de desvio, mais tempo hábil temos para rever, sentar juntos, discutir e entender o que podemos fazer para melhorar o resultado.

Neste exato momento, estamos na etapa de alinhamento das diretrizes estratégicas para os líderes de área e, após isso, é mão na massa na construção do orçamento. Nossa expectativa é finalizar no próximo mês de dezembro o orçamento de 2022.

Quero deixar aqui meu agradecimento a toda equipe do Planejamento, a todos os líderes e todo time da Apsen que, a cada ano, vem amadurecendo e melhorando a discussão e execução desse processo tão fundamental para o sucesso do nosso planejamento estratégico!

Leia também: 

Mais do que nunca planejar é preciso

Desafios da gestão estratégica

Reunião de resultados: assegurando alinhamento e engajamento

Busque seu propósito. Deixe o seu legado. 

Rê Spallicci 




Expansão fabril é resposta ao planejamento estratégico Apsen

Expansão fabril é resposta ao planejamento estratégico
ANALISTA DE PRÉ-FORMULAÇÃO Apsen

ANALISTA DE PRÉ-FORMULAÇÃO
Apsen prepara o orçamento 2022 Apsen

Apsen prepara o orçamento 2022
1 2 3 4 5


Open chat
Fale comigo!
Siga nas redes sociais

Política de Privacidade   Contato   Sobre


Open chat
Fale comigo!