x

Localizar no site




Nação Azul

Uma viagem à Itália de que nunca esquecerei

Conhecimento, amizades e encontro com minhas raízes Neste comecinho do mês de setembro, fiz uma viagem à Itália representando a Apsen. Fui acompanhar dez médicos psiquiatras em uma preceptoria em […]

 8 de setembro de 2022
5 min de leitura



Conhecimento, amizades e encontro com minhas raízes

Neste comecinho do mês de setembro, fiz uma viagem à Itália representando a Apsen. Fui acompanhar dez médicos psiquiatras em uma preceptoria em psicofarmacologia avançada na área de depressão, na Universidade Siena.

A Apsen proporciona essa preceptoria que é realizada no Centro Universitário de Siena desde 2019, a qual inclui uma revisão dos principais estudos avançados sobre o tratamento da depressão, juntamente com uma abordagem nas principais atividades clínicas e de pesquisa.

Foto dos médicos nas preceptoria em Siena.

A Universidade de Siena é uma renomada instituição de ensino associada a um dos maiores hospitais da região e oferece uma divisão psiquiátrica especializada no tratamento do humor e transtornos psicóticos, além de atuar em vários ensaios clínicos e atividades de pesquisa.

O curso de que participamos foi projetado para fornecer uma atualização sobre os desenvolvimentos recentes no tratamento e pesquisa de depressão, e ainda aprofundar o conhecimento e uso da molécula trazodona na área da psiquiatria. Lembrando que a trazodona foi pesquisada e sintetizada na Itália, na década de 1960.

Foto com Prof. Dr. Andrea Fagionilini na Universidade de Siena

A programação do curso foi toda ministrada pelo Prof. Dr. Andrea Fagiolini, Diretor do Departamento de Saúde Mental da Universidade de Siena.

Muito gratificante e pertinente o conhecimento adquirido com os ensinamentos do Prof. Dr. Andrea Fagiolini, uma sumidade internacional no tema, e também uma viagem que me proporcionou a oportunidade de conhecer um pouquinho do CPF por trás de cada CRM dos médicos que participaram do programa.

Que experiência rica poder conhecer um pouco mais sobre as pessoas, acompanhar as conversas entre eles e a troca de informações e impressões sobre realidades diferentes dos que atuam no Brasil e poder desfrutar do conhecimento e da companhia de cada um…

Um momento mágico de honras às origens

E além dessa experiencia ímpar de conhecimento e de amizades, foi um momento muito agradável que certamente ficará marcado para sempre em minha memória.

Como meu nome não deixa dúvidas, tenho descendência de italianos, por isso  foi um enorme privilégio poder visitar os locais onde meus antepassados viveram e, em especial, a cidade de Santa Maria Nuova Spallicci, terra em que meu bisavô Aldo Spallicci viveu…

Que emoção saber que a história da minha família é marcada, há gerações, pelo cuidado com as vidas. Meu tataravô, Silvestro Spallicci, foi médico. Aldo, o filho dele, graduou-se em Medicina e Cirurgia, em 1912, na Universidade de Bologna…

Aliás, estou apaixonada pelo meu bisavô. Quanto talento reunido em uma só pessoa. Quanta disposição para realizar, para lutar por suas convicções e promover o bem.

Aldo foi médico cirurgião e pediatra, serviu como voluntário na Primeira Guerra Mundial. Depois  da guerra teve sua própria clínica particular e, inconformado com as injustiças, lutou contra o fascismo, foi preso político, tornou-se uma das principais lideranças do Partido Republicano da Romagna, foi deputado constituinte, senador e atuou em diversos cargos do executivo ligados às áreas da Saúde e Turismo… pai do meu avô Mario, seu terceiro filho, Aldo faleceu em 1973, aos 87 anos, mas deixou um legado que ainda hoje é lembrado e reverenciado!

E lá estava eu, percorrendo seus passos. É até difícil pra mim traduzir toda emoção que senti em poder conhecer as raízes de minha família, absorver tantas informações, admirar a mesma paisagem que eles viveram, sentir o perfume desses lugares e saber o quanto tudo isso fez e faz parte da vida do meu avô, do meu pai e da minha vida.

Eu me identifico com esses lugares, com essa história, com meu bisavô. E sei que saí de lá diferente, deixando um pedaço do meu coração, mas completa e convicta de quem eu sou e qual meu propósito na vida!

Que eu possa ter mais oportunidades como essa de proporcionar conhecimento e de conhecer pessoas incríveis e especiais!

Gratidão a todos que estiveram comigo nessa jornada

Busque seu propósito. Deixe o seu legado.

Rê Spallicci