Apsen

analista pre

4 min de leitura

ANALISTA DE PRÉ-FORMULAÇÃO

Saiba o que faz um Analista de Pré-Formulação e sua importância para a indústria farmacêutica.

 17 de setembro de 2021

O que faz?

A Pré-Formulação é a etapa inicial do desenvolvimento de um produto. É a área responsável pela interface entre o analítico e o farmacotécnico, de modo a dar subsídios para o desenvolvimento racional de uma formulação que seja segura e estável. Dentro do escopo da Pré-Formulação estão os estudos e caracterizações do estado sólido, como análise térmica, análise de distribuição granulométrica, microscopia óptica, identificação e interconversão polimórfica, e estudo de compatibilidade fármaco/excipiente. O analista de pré-formulação atua tanto no desenvolvimento de novos produtos, quanto em alterações pós-registro.

Rotina de trabalho

A rotina do Analista de Pré-Formulação é caracterizada pelo dinamismo, e as atividades realizadas vão desde a avaliação da viabilidade do projeto até seu registro.

Envolve uma extensa atividade de pesquisa bibliográfica em compêndios oficiais, patentes, revistas indexadas; a parte analítica, que abrange  análises térmicas em calorímetro exploratório diferencial, analisador temogravimétrico, analisador de tamanhos de partículas por difração a laser e mesa granulométrica, análise por difração de raios-X, infravermelho e microscopia óptica; e a elaboração de relatórios e demais documentos, relativos à submissão de novos produtos e exigências regulatórias e alterações pós-registro.

Importância para os negócios

A maior importância da Pré-Formulação é dar subsídios para que o desenvolvimento seja racional, sem empirismo. É uma área que detém bastante conhecimento do fármaco e dos demais componentes da formulação, bem como a interação entre eles e como o produto se comportará, de forma preditiva, durante o período de estabilidade, de modo a permitir que o desenvolvimento do produto final ocorra de forma mais assertiva e em menos tempo.

Pontos positivos e desafios

Os pontos positivos e desafios se contrapõem: como desafio,  é uma carreira que exige aprendizado contínuo e dedicação; a contrapartida é a bagagem técnica que essa atualização constante proporciona ao profissional.

Formação acadêmica

Na  maioria –  farmacêuticos, químicos e engenheiros químicos.

Perfil e principais competências

Dinamismo, proatividade, organização, capacidade de trabalhar em equipe,  boa comunicação com seus pares e clientes internos, muita leitura e compreensão científica, além da busca  constante por conhecimento.

Qual é, em geral, a trilha de crescimento na carreira?

A carreira na Pré-Formulacão tem início com estágio, e a função de analista segue os cargos júnior, pleno e sênior, seguido de pesquisador ou supervisor, coordenador, gerente e diretor, sendo os últimos cargos que, normalmente, englobam mais áreas sob sua responsabilidade. A trilha de crescimento tem duas direções, o que chamamos de carreira em Y, abrindo duas possibilidades: de um lado, a carreira que trilha para a especialidade técnica; do outro, a trilha para a gestão de pessoas.

O futuro

Como qualquer área laboratorial, a pandemia não teve um impacto direto na rotina de trabalho, pois é preciso que os profissionais estejam no laboratório para operar os equipamentos de análise. Entretanto, a rotina interpessoal foi bastante alterada, pela  necessidade do uso de máscara, separação por acrílico nos postos de trabalho e refeitório e ausência de reuniões presenciais. O que a pandemia permitiu foi uma proximidade ainda maior com clientes externos, por meio de videoconferências, e trouxe para a rotina as ferramentas digitais que se tornaram ferramentas de trabalho. O futuro da profissão é promissor, uma área em constante crescimento e  cada vez mais valorizada dentro da indústria farmacêutica.

Qual sua dica para quem deseja ingressar nessa carreira?

Seja um profissional em busca constante por conhecimento, em todas as áreas. Procure sempre se atualizar com relação à técnica, mas não deixe de lado as chamadas soft skills. Um profissional completo é aquele que consegue usar o conhecimento técnico de maneira humana.

Leia também: 

Saiba o que faz um propagandista

Saiba o que faz um analista de treinamento

Busque seu propósito. Deixe o seu legado. 

Rê Spallicci 




ANALISTA DE NOVOS NEGÓCIOS Apsen

ANALISTA DE NOVOS NEGÓCIOS
Propaga Varejo vai revolucionar presença da Apsen Apsen

Propaga Varejo vai revolucionar presença da Apsen
ESPECIALISTA DE DESENVOLVIMENTO DE EMBALAGEM Apsen

ESPECIALISTA DE DESENVOLVIMENTO DE EMBALAGEM
1 2 3 4 5 6


Open chat
Fale comigo!
Siga nas redes sociais

Política de Privacidade   Contato   Sobre


Open chat
Fale comigo!