Autoconhecimento

Como eu me transformei e como vou transformar você

Por que resolvi fazer o processo de formação de coach e o quanto ele está alinhado ao meu propósito de vida

 4 de abril de 2017
9 min de leitura

Veja como o coaching transformou a minha vida e pode mudar a sua

“O coaching é a arte de fazer perguntas para tangibilizar o intangível.” José Roberto Marques – Presidente IBC

O último ano e meio foi mágico para mim. Desde que tomei a decisão de começar a escrever este blog, as coisas foram tomando uma proporção que mudaram radicalmente a minha vida. Ao iniciá-lo, senti a necessidade de investir mais fortemente em minhas redes sociais para dar suporte ao site e, em pouco tempo, minhas páginas começaram a ter um alcance que eu não imaginava, e tudo foi se tornando muito maior do que eu podia prever.

 

Um novo momento

Conheça tudo sobre coaching

 

Essa nova atividade em minha vida me levou a ter uma clareza de meu propósito de vida, que é inspirar e empoderar as pessoas para que elas possam realizar os seus sonhos e viverem vidas mais plenas.   E aí uma coisa foi levando à outra: decidi competir para inspirar mais e mais pessoas, conquistei o primeiro lugar no WBFF e me tornei uma atleta profissional, comecei a ser convidada para palestrar, resolvi escrever meu livro, que lançarei em Maio…Enfim, o que era para ser um trabalho complementar se tornou uma nova paixão e um novo horizonte em minha vida.

E, sempre que passo por momentos profissionais que apontam para mudanças, eu invisto em processos de coaching com objetivo de me autoconhecer e aumentar a minha percepção sobre quem sou, qual meu propósito de vida e minhas totais potencialidades.

Desde 2009, quando entrei mais a fundo nesse mergulho para o meu eu interior, me submeti a uma série de processos de autoconhecimento com diferentes métodos e técnicas.  Hoje, posso dizer que cada um deles foi fundamental para eu ser a pessoa que sou.

Então, no ano passado, eu comecei mais um desses processos com a Personal, Professional, Executive & Positive Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, Luciana Tegon.

Como sempre acontece para quem procura um processo de coaching e está realmente pronto para realizar mudanças na vida, essa minha experiência foi também transformadora, conforme escrevi no artigo “Um novo processo em busca de mais autoconhecimento”.

Ao analisar com a Luciana a minha vida e o momento pelo qual eu passava, ficou ainda mais claro para mim que eu precisaria investir inteiramente nessa minha nova carreira e profissionalizar ainda mais as minhas diferentes atividades.

E mais do que isso. Precisava tornar essa atividade um negócio sustentável, que desse retorno e com produtos tangíveis.

Sendo assim, se até aquele momento eu estava fazendo as coisas meio na tentativa e erro, teste e resposta, era a hora de buscar capacitação e conhecimento nesse segmento digital para potencializar meus talentos de liderança e gestão, que eu já trazia como bagagens da minha experiência como executiva.

 

Uma mentoria especial

Foi então que fui buscar um mentor que pudesse me ajudar nessa jornada e consegui acesso àquele que é simplesmente o melhor e maior conhecedor de conteúdo e marketing digital do Brasil, Henrique Carvalho, do Viver de Blog. E o Henrique abriu totalmente as portas para mim desse negócio mágico que é o mundo digital. Com o conhecimento de uma pessoa que tem um dos blogs mais conceituados do Brasil, ele me deu uma luz, um direcionamento e clareza que me revelaram inúmeras possibilidades que me trouxeram um enorme entendimento dos passos futuros que eu devo dar em minha jornada.

E, em meio a essas novas descobertas, ele me deu uma sugestão que fez todo o sentido para mim: por que não fazer um curso de coaching que me possibilitaria ter as chancelas e o conhecimento necessários para compartilhar tanta coisa que já aprendi em minha jornada de autoconhecimento, ao mesmo tempo que cumpro meu propósito de inspirar e empoderar pessoas?!

Wow! Ele não precisou falar duas vezes. No mesmo dia, corri para o computador e me inscrevi no processo de formação de coaching do IBC, Instituto Brasileiro de Coaching, a maior e melhor escola de Coaching do Brasil e reconhecido internacionalmente por renomadas instituições mundiais.

Você sabe o que é coaching?

O curso

Composto por dois módulos com quatro dias hiperintensos em cada um deles, o professional & self coaching do IBC é considerado a melhor e mais completa formação em coaching do Brasil. Uma experiência única de vida e carreira, com o objetivo de formar coaches profissionais, capacitando pessoas e líderes a promoverem mudanças e evolução.

E, a fim de tornar essa jornada ainda mais especial, tive o privilégio de ter como mestre, em todo o nosso curso, José Roberto Marques, presidente do IBC, Master Coach Senior e Trainer. Também formado no processo Hoffman como eu, ele é ser humano especial, com um conhecimento incrível, um dos pioneiros em Coaching no Brasil, com mais de 25 anos de experiência em treinamento e desenvolvimento humano e com diversas obras publicadas. É fundador do IBC, professor convidado da Universidade de Ohio e, como coach, atende CEO’s e líderes de grandes organizações.

No trabalho de formação que realizou com a gente, ele envolveu 56 teorias distintas, amarrando todas em um processo único.Outro fato que me fascinou é o quanto ele trabalha o autoconhecimento como uma ferramenta essencial no projeto de formação.

Realmente, esses oito dias foram absurdamente ricos para mim em termos de aprendizado e aquisição de conhecimento. Apesar de eu já ter uma vasta experiência com processos de coaching e autoconhecimento, como já relatei detalhadamente no texto Uma busca constante pelo autoconhecimento, há sempre o que evoluir e aprender e, mesmo não passando pelo choque natural de quem estava fazendo um processo desse gênero pela primeira vez, descobri muitas crenças limitantes e travas que preciso trabalhar em mim. Mas o que me tocou mais fortemente foi perceber que, por intermédio do  curso, tenho o poder de ser o milagre que vai levar a transformação para a vida das pessoas.Quero ajudar as pessoas a mudarem suas vidas de forma drástica, alcançando resultados incríveis, colocando tudo o que aprendi em prática e disseminando o quanto essa ferramenta pode, sim, transformar e empoderar vida.E diferentemente de muitas outras frentes que demoram muito  para trazer resultados, no coaching, você observa resultados expressivos em pouco tempo. Só depende da vontade do próprio coachee.

Estar do “outro lado”  e aprendendo técnicas e formas de passar o meu conhecimento para ajudar as pessoas a também transformarem a sua vida foi algo fascinante, e que me trouxe uma clareza de propósitos incrível.

Saí desses dias com a energia lá no alto e querendo colocar tudo o que aprendi em prática para sentir como é recompensador poder ajudar as pessoas a darem novos significados a momentos difíceis de suas vidas, voltando a ter esperança, sorrir, sabendo que você foi um agente dessa mudança.

Cada vez mais, vejo que minha vida converge para a realização dos meus propósitos, o que me torna megafeliz e com mais vontade de fazer algo para também conduzir as pessoas a terem uma vida mais plena.

A partir de agora trabalho também como coach nas minhas noites livre, faço processos individuais e vou lançar meu primeiro grupo de coaching on-line em junho!

E me desfaiei também a dar mentoria para influenciadores digitais que estão iniciando a carreira, mulheres executivas que querem equilibrar a vida e investir na profissão, além de mentoria para atletas que querem competir ou aqueles que já competem, mas buscam melhorar seus resultados. O objetivo deste projeto é disseminar meus conhecimentos e experiências para que as pessoas consigam alcançar seus objetivos e realizarem seus sonhos.

Um novo horizonte se abre em minha vida e quero ser a ferramenta para também ajudá-lo a abrir novos caminhos em sua jornada!

Leia também:

Como estar entre os profissionais mais cobiçados pelo mercado

A busca por significado na vida profissional

Marketing pessoal – Você sabe se vender? 

Busque seu propósito. Deixe  seu legado.

Rê Spallicci