Autoconhecimento

Dicas para ter propósito e ser mais produtivo

Aproveite o início de ano para mudar seu estilo de vida com algumas dicas simples que vão ajudar você a ser mais produtivo, bem-sucedido e feliz!

 13 de janeiro de 2017
11 min de leitura

Mude sua vida para melhor em 2017!

O ano está apenas começando. E você ainda pode traçar seus objetivos e metas para este 2017. Se você ainda não o fez, que tal dar uma olhada nas últimas matérias que publicamos sobre resoluções para um novo ano, como concretizar os planos e aproveitar melhor seu tempo? Confira abaixo:

Hora de fazer planos para a carreira

Planeje-se para se conhecer melhor em 2017 e se tornar a melhor versão de você mesmo!

Férias podem ser também oportunidade de capacitação

Planeje seu treino, sua dieta e termine 2017 com o corpo que sempre sonhou!

Gerencie seu tempo e cumpra suas resoluções de ano novo
Mas o começo de ano não é apenas uma oportunidade de estabelecer novas atividades e tarefas. É também a sua chance de dar uma virada em seu estilo de vida para alcançar mais sucesso e a tão sonhada felicidade! É verdade, não importa sua idade, quanto dinheiro você tem na conta, seu estado civil ou o quê você faz para viver, todos nós, sem exceção, queremos e temos o direito de alcançarmos o sucesso em nossas vidas.

Uma das verdades mais profundas sobre a vida é um paradoxo, talvez o maior deles: a eterna inconsistência! Você já parou para pensar que a única constante na vida é a mudança?

Quero fazer algumas provocações! Topam????

– Você está feliz com a sua saúde? (energia física)
– Está feliz? (energia emocional)
– Tem conseguido criar e se concentrar? (energia mental)
– Sabe por que está aqui? (energia espiritual)

E a maior provocação de hoje:

– Você encontrou seu propósito?

Propósito tem a ver com intenção! Com objetivo! É a declaração explicita da diferença que você pretende fazer no mundo. É a resposta clara de por que você faz o que faz!

Eu acredito MUUUUITOOOO que cada um deve encontrar sua vocação e compreender como pode deixar um legado para o planeta!

Pensar no porquê de tudo, do que fazemos, do que sentimos e do que queremos pode e deve ser o caminho para mudar para a melhor versão de você em 2017!

Mais importante do que ter as respostas é sentir vontade de buscá-las, pois vamos abrindo portas e entrando em lugares em nós (e nos outros) aonde nao iríamos se não fossemos provocados!

Por isso me permiti provocá-los um pouco…!!!

Para começar o ano nesse clima de mudança para melhor, preparei uma série com algumas dicas simples mas efetivas que, certamente, vão ajudar você a ser mais produtivo, feliz e bem-sucedido.

Uma vida melhor, passo a passo…

Seja comprometido
1. Seja comprometido.
Não importa quais metas definiu para sua vida, você tem de ser comprometido. É o compromisso constante que vai mantê-lo focado em fazer as mudanças necessárias para melhorar a si mesmo. Se está tendo a chance de lançar um novo projeto, de se matricular na academia para melhorar o seu bem-estar físico, ou tendo aulas de culinária, porque quer se tornar um chef… seja o que for, o compromisso é o que nos impulsiona a nos tornarmos mais bem sucedidos.

 

Seja você mesmo
2. As pessoas se preocupam com você, não com o seu sucesso.
Sejamos honestos. As pessoas que realmente devem “importar” para você não se importam com as roupas de grife que usa, como é grande a sua casa ou qual o modelo do carro que você dirige. Isso não quer dizer que elas não celebrem suas realizações ou conquistas. Mas, muito além disso, elas se preocupam com você de forma pessoal e vão apoiá-lo, não importa o que aconteça, simplesmente porque o amam. Acredite nisso!

 

Seja sempre no grato
3. Seja grato todos os dias.
Pesquisas apontam que ser grato todos os dias pode resultar em sentir-se melhor sobre sua vida, além de dar maior disposição e mais vontade de ajudar os outros. Ser grato pode até mesmo reduzir a doença arterial coronariana. A cada dia, dedique um tempo para declarar ou escrever que você é grato!

Tome a iniciativa

4. Aja.
Estudos afirmam que homens e mulheres, indistintamente, enfrentam um enorme abismo de autoconfiança. Da mesma maneira, pesquisas sobre o tema apontam que a confiança é tão importante quanto a competência. Esse fosso tende a desaparecer, quando as pessoas agem. Ou seja, quanto mais ação, mais cresce a crença na própria capacidade de sucesso. Portanto, aja e seja confiante!

 

Dinheiro não compra felicidade
5. O dinheiro não pode comprar a felicidade.
Como diz o ditado — “Dinheiro não traz felicidade”, e esta é a verdade. Só porque você está ganhando rios de dinheiro, não significa que está, necessariamente, satisfeito e feliz. Claro, o dinheiro é, obviamente, necessário e torna algumas coisas mais fáceis. Mas, você deve se concentrar, sobretudo, naquilo que “ama” fazer e não estritamente em quanto ganha.

 

Não leve para o lado pessoal
6. Não leve tudo pelo lado pessoal.
Não adianta, todos nós, em algum momento da vida, vamos enfrentar a rejeição. Portanto, fica a dica: em vez de tomá-la de forma pessoal, transforme a rejeição e a crítica em aprendizagem. Por que um cliente rejeitou sua proposta? Talvez não houvesse mercado para seu produto. Talvez você não tenha apresentado um discurso convincente… Aceitar e aprender com a rejeição é também uma forma de ser conduzido ao sucesso. Portanto, aprenda com a rejeição e use-a como motivação para tornar as coisas mais felizes!

 

Tenha um plano B
7. Tenha um Plano B.
Você nunca sabe quando o inesperado vai acontecer, mas, quando acontece… Estar preparado para o pior cenário pode, pelo menos, tornar os problemas muito menos caóticos. Procurar manter uma reserva financeira para pagar as contas, por algum tempo, certamente vai ajudá-lo a se manter positivo e… se for casado, seu cônjuge também.

 

Melhore sua habilidade social
8. Melhore sua habilidade social.
Depois de analisar os dados entre 1972 e 1992, a economista Catherine Weinberger, da Universidade da Califórnia, Santa Bárbara, Estados Unidos, descobriu que “as pessoas inteligentes e socialmente aptas têm hoje muito mais força de trabalho no mercado atual do que trabalhadores semelhantes em 1980”.

 

Faça viagens
9. Vá viajar.
Conhecer outros lugares, povos e culturas certamente torna a pessoa mais toletante e de espírito aberto, além, é claro, de quebrar a monotonia e deixá-lo mais relaxado, longe da rotina diária. Viajar é uma excelente e deliciosa maneira de aprender a apreciar aquilo que você tem em casa.

 

Não faça tudo ao mesmo tempo
10. Não tente fazer muitas coisas ao mesmo tempo.
Se você anda se sentindo constantemente “esgotado”, provavelmente é porque anda fazendo muitas coisas ao mesmo tempo. Pesquisas descobriram que “quando você muda de uma tarefa inicial para fazer uma outra”, você aumenta em cerca de 25% o tempo necessário para concluir as tarefas. Você também está “esgotando” seu reservatório de energia. Com menos tempo disponível e menos energia de reserva, diminue sua produtividade e fica mais distante de realizar suas tarefas e objetivos.

 

faça das quedas trampolim
11. Faça das quedas trampolim.
A psicóloga de Stanford, Carol Dweck, argumenta que temos dois modelos mentais: “um fixo” e um “de crescimento”. O modelo mental fixo assume que “nosso caráter, inteligência e habilidade criativa são estáticos”; enquanto uma mentalidade “de crescimento”prospera em meio aos desafios e encara o fracasso não como evidência de falta de inteligência, mas como um estímulo, como um trampolim para o crescimento e para desenvolver ainda mais nossas habilidades.

 

Equilibre trabalho e vida pessoal
12. Equilíbre trabalho e vida pessoal.
Quando o trabalho interfere na vida pessoal, o resultado provável será esgotamento e desânimo, prejudicando também a vida profissional. . Ruim para as empresas, ruim para os negócios, ruim para as pessoas, ruim para os relacionamentos… A verdade é que todos precisamos de um tempo longe do ambiente de trabalho. Buscar formas de trabalhar remotamente ou em horários flexíveis pode ser uma boa maneira de ser mais produtivo e feliz tanto pessoal quanto profissionalmente.

 

Não guarde ressentimentos
13. Não guarde ressentimentos.
Por mais que, às vezes pareça difícil (ou quase impossível), não há o menor proveito em manter qualquer rancor. Guardar raiva não vai trazer nada de bom pra sua vida, pelo contrário… a raiva guardada no coração e na mente pode nos levar a agir inconsequentemente e nos tornar miseráveis. E, vamos combinar, a vida não fica muito mais leve (e suave) quando não estamos com raiva?

 

Seja determinado
14. Seja determinado.
Depois de anos estudando crianças e adultos, a psicóloga Angela Duckworth descobriu que uma das características comuns aos indivíduos bem-sucedidos é a determinação. Em uma palestra no TED, Duckworth afirmou: “Determinação é paixão e perseverança para metas de longo prazo” (assista aqui). Ser determinado é ter resistência. Ser determinado é estar ligado ao seu futuro, dia após dia, não apenas por uma semana, não apenas por um mês, mas por anos, e trabalhando muito duro para tornar esse futuro uma realidade. Portanto, seja determinado e viva a vida como se fosse uma maratona, e não uma prova de poucos metros.

 

Viva o momento presente
15. Viva o momento presente.
Você não pode mudar o passado, você não tem controle sobre o futuro. Portanto, viva o momento e aproveite o que se coloca diante de você aqui, agora mesmo. Quando vive ocupado fazendo muitos planos, você provoca um estresse que o impede de desfrutar o momento presente.

 

Cuide-se e ajude os outros
16. Cuide-se e, então, ajude os outros.
Pessoas que atuam como voluntárias tendem a ter maior autoestima, bem-estar psicológico e felicidade. Além disso, ajudar os outros é benéfico para nossa saúde. Mas, como poderá ajudar os outros, se não cuidar primeiramente de si mesmo? Cuide de suas necessidades e, depois, comece a ajudar os outros.

 

Se você curtiu essas 16 dicas, vai gostar também de ler os posts abaixo. Depois, me conte o que achou!!! Adoro compartilhar experiencias e conhecimentos com vocês!

O primeiro passo para ser feliz é ser você

Seis passos que irão mudar sua vida para melhor

É isso, não existe uma fórmula pronta para o sucesso e a felicidade. Mas que tal aproveitar este início de ano para repensar seu estilo de vida, colocar em prática alguns pensamentos, atitudes e comportamentos novos e preparar o terreno para viver um 2017 muito mais produtivo, cheio de paixão pelo que faz e encontrar a felicidade?

 

Busque seu propósito. Deixe  seu legado.

Rê Spallicci








Abrir Conversa
Fale comigo!
Abrir Conversa
Fale comigo!