Autoconhecimento

Como seu “mindset” afeta os resultados

A forma como sua mente encara os desafios pode mudar os resultados alcançados

 26 de janeiro de 2022
5 min de leitura

midset

O seu mindset ou mentalidade é a estrutura mental com a qual você organiza e orienta o mundo. Ela ditará as ações que realizará para alcançar e manter o seu sucesso, bem como a forma como resolverá os problemas e gerará ideias. Sua mentalidade não apenas guia suas ações, mas também como você reage a elas.

Nosso mindset é formado por uma combinação de pensamentos, experiências e valores. Você pode mudar sua mentalidade, por meio da atenção plena e da autoconsciência.

Tipos de mentalidades

Nenhum de nós tem simplesmente um tipo de mentalidade o tempo todo. Somos seres únicos e podemos assumir muitas perspectivas, crenças e mentalidades diferentes ao longo de nossa vida. Existem muitas teorias e maneiras diversas de pensar sobre as mentalidades. Aqui estão algumas mais populares:

Crescimento versus Mentalidade Fixa:

Descrita pela primeira vez por Carol Dweck, esta definição de mentalidade é amplamente baseada no pensamento de abundância e escassez. Com uma mentalidade construtiva, veem-se suas habilidades e capacidades como abundantes e como algo que pode melhorar com o tempo. Em uma mentalidade fixa, inteligência e habilidades são vistas como finitas e menos capazes de mudar ou evoluir.

Otimista versus Pessimista:

Alguém que é otimista pode acreditar positivamente em relação às pessoas, situações e resultados. É provável que um pessimista espere o oposto e preveja resultados negativos. Essas duas formas de pensar afetam não apenas a forma como percebemos os resultados, mas também como orientamos nossas ações, de acordo com nossas expectativas.

Tomador de risco ou avesso ao risco:

Em geral, tendemos a evitar correr riscos, se acreditarmos que os aspectos negativos superam os positivos. A maneira como avaliamos se vale ou não a pena correr um risco é amplamente influenciada por nossa mentalidade.

O impacto da mentalidade na aprendizagem

Tanto adultos quanto crianças aprendem melhor novas informações e habilidades quando adotam uma mentalidade construtiva. Aqueles que têm uma mentalidade fixa consideram sua inteligência limitada e são menos propensos a vislumbrar oportunidades de autoaperfeiçoamento. Pessoas que entendem que o cérebro pode se tornar mais inteligente tendem a ver o fracasso como parte do processo natural de aprendizagem e são mais propensas a responder positivamente aos desafios e aprender coisas novas.

A mentalidade afeta a forma como aprendemos com os erros

Aqueles que estão focados em aprender, em vez de realçar apenas o desempenho, tendem a aprender mais com os erros. A mentalidade deles afeta a forma como buscam feedback, e isso se reflete no desenvolvimento futuro.

O exposto está bem demonstrado em um estudo que examinou os padrões de ativação do cérebro dos participantes, durante um teste de perguntas e respostas. Nesse estudo, os participantes mostraram os mesmos padrões de ativação quando descobriram que haviam respondido a uma pergunta corretamente.

No entanto, aqueles com código mental construtivo mostraram mais atividade cerebral depois de descobrirem que responderam às perguntas incorretamente. Eles também observaram que aqueles com código mental construtivo estavam muito mais interessados ​​em aprender a resposta correta, enquanto aqueles com código mental fixo estavam mais propensos a se desligarem, depois de descobrir que estavam incorretos.

No final do estudo, os integrantes do estudo foram convidados a responder ao mesmo conjunto de perguntas novamente, e os participantes que apresentavam uma mentalidade construtiva superaram aqueles que detinham uma mentalidade fixa.

A mentalidade afeta a forma como abordamos as tarefas

Duas pessoas com circunstâncias muito semelhantes podem produzir resultados muito diferentes em suas vidas com base em sua mentalidade única. A maneira como abordamos uma tarefa afeta diretamente o sucesso do resultado. Qualquer tarefa ou objetivo terá obstáculos a superar e, às vezes, até contratempos.

Ao abordar essas tarefas com uma mentalidade construtiva, somos mais capazes de perseverar em face de falhas e obstáculos.

Os pensamentos constituem o ponto de partida para tudo o que fazemos. Você pode decidir criar a mentalidade certa para alcançar resultados positivos em sua vida sendo seletivo sobre seus pensamentos.

Que tal aproveitar este ano para começar a treinar sua mente para os resultados que busca?

Leia também:

Você não é uma fraude

Alavanque a sua carreira

O que faz alguém feliz no trabalho

Busque seu propósito. Deixe o seu legado.

Rê Spallicci