Autoconhecimento

Busque sempre o seu propósito!

Qual o seu propósito de vida? Renata Spallicci faz esta e outras perguntas, ao comentar a palestra -- “Como os grandes líderes inspiram a ação” -- do escritor britânico Simon Sinek.

 15 de fevereiro de 2016
4 min de leitura

Busque sempre o seu propósito!

Ao voltar de uma viagem que acabei de fazer a Orlando, acabei tendo a sorte de assistir, durante o voo, ao filme Selma, que conta a história do reverendo Martin Luther King e a sua luta pelos direitos civis nos Estados Unidos na década de 1960.

Eu já conhecia a história do Dr. King e sempre me encantei pela sua luta e, principalmente, com a sua capacidade de liderança. Ainda hoje, o seu emblemático discurso I Have a Dream (Eu tenho um Sonho) é um exemplo da força que um verdadeiro líder tem em inspirar pessoas. Em uma época em que os meios de comunicação não eram acessíveis a um homem afro-descendente, o Dr. King levou milhares e milhares de pessoas às ruas para lutarem pelos seus direitos e provocou uma verdadeira revolução na cultura americana.

E por  que Martin Luther King foi o líder desse povo e não uma outra pessoa? Afinal, muitos sofriam o mesmo que ele e, certamente, também eram contra o sistema. Mas por  que não alcançaram as multidões como o reverendo alcançou?  E é esta mesma pergunta que o escritor britânico Simon Sinek nos faz em sua palestra do TED, “Como os grandes líderes inspiram a ação”. E é sobre ela que hoje quero conversar com vocês.

Vocês já se perguntaram por que pessoas com as mesmas formações e em situações parecidas agem de forma distinta e conseguem resultados igualmente diversos? Ou por que produtos extremamente semelhantes têm,  muitas vezes, resultados de venda absurdamente diferentes?

Segundo Simon e a sua teoria do Golden Circle (conheça em detalhes no vídeo abaixo), isso acontece porque essas pessoas ou organizações não nos vendem o que elas fazem, mas sim, o porquê elas fazem. Ou seja, quando você compra um produto da Apple, por exemplo, você não o compra por ser o melhor do mercado (afinal, talvez nem seja mais). Mas você compra porque acredita naquela empresa, confia e é leal a seus princípios e à forma como ela se comunica com você. Martin Luther King não levou milhares de pessoas a lhe seguirem por ter um plano de mudança, mas sim, por ter um sonho de um mundo melhor.

Trazendo isso para o nosso dia a dia nas empresas e para nossas vidas pessoais, você acredita naquilo em que faz? Você faz seu trabalho para ganhar um salário ao final do mês ou para dar uma boa educação a seu filho? Você é um líder que inspira? Qual é o seu sonho? É para ele que você tem que se levantar todos os dias e não simplesmente para fazer uma atividade X ou Y.

Responder a estas perguntas certamente não é algo simples. Muitas vezes, na correria do dia a dia, em meio a tantas pressões por resultados e performances, nos esquecemos de lembrar de nossos verdadeiros propósitos. E é esta provocação que gostaria de deixar com vocês. Quando foi a última vez que você fez algo pelos seus sonhos? Dependendo de qual for a sua resposta, está na hora de você repensar a sua vida e buscar aquilo que realmente o faz feliz!

Confira o vídeo de Simon Sinek e o trailer de Selma e inspire-se!

https://www.youtube.com/watch?v=u4ZoJKF_VuA

https://www.youtube.com/watch?v=5DTWvCuS6-s 

Busque seu propósito. Deixe seu legado.

Rê Spallicci

 








Abrir Conversa
Fale comigo!
Abrir Conversa
Fale comigo!