Autoconhecimento

Seis dicas infalíveis para afastar o xixi da sala!

Seu cachorro gosta de fazer xixi por toda a casa? Pois saiba que Isso pode ser uma forma de marcar território ou até mesmo de chamar sua atenção. Saiba como resolver este problema com as dicas da Dra. Renata Gaspar Vieira.

 29 de janeiro de 2016
3 min de leitura



Quando adquirimos um pet, nunca imaginamos perder alguma coisa, só ganhar. Amor, companhia, afeto. Mas perdemos, sim. Perdemos tempo para ensiná-lo, perdemos algumas noites de sono quando são filhotes ou quando adoecem, perdemos dinheiro a mais do que planejamos, já que eles têm gastos imprevistos com saúde e itens do dia a dia. Perdemos objetos da casa. Muitos. Desde móveis até escova de dentes. Tapetes, sapatos, mesas. Eles não enxergam esses valores, eles marcam território.

Como evitar o famoso e temido xixi nos objetos, a destruição dos itens pessoais, a ocupação “forçada” desses territórios? Embora possa não passar de uma fase na vida dos animais, há casos em que essa marcação vira um hábito, e o odor promovido pelos dejetos passa a ser a atração deles, ou seja, um ciclo vicioso se instalou. As fêmeas também o fazem, em proporção bem menor. Quando acontece, é em fase reprodutiva, para avisar que estão para entrar no cio.

Para ambos (machos e fêmeas), insegurança e falta de atenção podem iniciar o hábito de urinar pela casa, como forma de chamar atenção do proprietário. Esse lado psicológico e a marcação simplesmente para fixar seu odor podem ter os dias contados seguindo os passos abaixo:

  1. Castrar os animais ainda na fase de início da puberdade, com cerca de 6 meses de idade, para que os hormônios da reprodução sejam reduzidos e, consequentemente, diminua a marcação sexual.
  2. Colocar alguns objetos (quando possível) no local onde eles urinam com frequência. Essa barreira vai impedir que ele consiga seu objetivo. Caso ainda o faça, coloque aí o comedouro com a ração dele.
  3. Alguns produtos no mercado têm a função de afastar o animal do local onde está urinando com frequência. São sprays com odor desagradável. Não funcionam 100%, mas são bons auxiliares nesse processo de adestramento.
  4. Ignorar uma urina em local errado, quando chegar em casa após deixá-lo muito tempo sozinho, não só pode como deve acontecer. Após muito tempo, essa bronca não será bem aplicada. O cão pode achar que o que ele está fazendo naquele exato momento é o errado, como dormir na própria caminha, roer um ossinho. Essa bronca pode ser ainda mais prejudicial, por confundi-lo.
  5. Ignorar uma urina em local indesejado, quando ela acabou de acontecer, pode ser a solução, caso você não esteja conseguindo afastar esse hábito. Assim você consegue eliminar uma causa: a marcação para chamar a sua atenção. Tenha sangue de barata e simplesmente limpe…

A causa pode ser realmente você! Diminuir passeios, passar muito tempo fora de casa, não incluir seu pet em um período de sua rotina, iniciar um novo, ou terminar um longo relacionamento, deixá-lo em segundo plano, certamente são situações que vão deixá-lo estressado, carente e triste. Urinar para chamar sua atenção pode ser evitado dando doses extras de carinho!








Abrir Conversa
Fale comigo!
Abrir Conversa
Fale comigo!