Autoconhecimento

Gerencie seu tempo e cumpra suas resoluções de ano novo

A falta de tempo pode ser o principal obstáculo à concretização de suas resoluções de Ano Novo. Saiba como derrotar este vilão.

 7 de janeiro de 2017
6 min de leitura

Como gerenciar seu tempo e ser mais produtivo!

A primeira semana do ano está chegando ao fim. Eu costumo fazer meus planos para o ano seguinte no final do ano anterior, portanto, meus planos para 2017 foram feitos em dezembro de 2016! Mas se você ainda não fez a sua lista com as resoluções para 2017, fiz uma série de posts desde o final do ano passado para lhe incentivar e trouxe varias dicas para que você possa se planejar para realizar seus sonhos neste novo ano!

Um dos principais vilões que pode oferecer risco à concretização de suas metas é a falta de tempo!

Isso mesmo. Em tempos de multitarefas e multimídias, agenda lotada de compromissos e apelos à dispersão que chegam pelas redes sociais… convém desenvolver algumas práticas que podem contribuir – e muuuuuuito – para uma otimização no gerenciamento do tempo, ajudando você a cumprir suas promessas da virada do ano.

 

12 Dicas para gerenciar seu tempo

Preparamos uma lista com 12 dicas que vão ajudá-lo a derrotar esse vilão e ter tempo para realizar seus sonhos!

Tempo - Gerencie o seu

1. Faça o mais importante primeiro
Esta é a regra de ouro da gestão do tempo. Identifique, a cada dia, as duas ou três tarefas que são as mais importantes para completar, e faça estas primeiro. Uma vez que você as fez, o dia já foi um sucesso. Você pode, então, passar para as outras coisas ou deixá-las esperando até amanhã. Afinal, você terminou o essencial.

2. Aprenda a dizer “não”
Assumir uma série de compromissos nos ensina a gerenciar o tempo, o que é interessante. No entanto, você pode terminar indo “longe demais”. Assim, em algum momento, você precisa aprender a recusar oportunidades e dizer “não”. Assuma somente os compromissos aos quais realmente terá tempo para se dedicar.

3. Durma pelo menos 8 horas
Algumas pessoas pensam que sacrificar o sono é uma boa maneira de aumentar a produtividade e ganhar umas horas a mais no dia. Mas este não é o caso. A maioria das pessoas precisa de 7 a 8 horas de sono para que seus corpos e mentes possam funcionar de forma ideal. Ouça o seu corpo e não subestime a importância do sono.

4. Coloque todo seu foco na tarefa que tem nas mãos
Feche todas as outras janelas do navegador. Coloque seu telefone fora do alcance e no modo silencioso. Encontre um lugar tranquilo para trabalhar ou escolha uma música para ouvir, caso isso o ajude. Concentre-se nessa tarefa e mergulhe nela.

5. Não permita que detalhes sem importância o atrasem
Muitas vezes permitimos que os projetos demorem muito mais tempo do que poderiam, porque nos detemos demais em pequenos detalhes, principalmente se temos uma quedinha pelo perfeccionismo. Livre-se da tentação de examinar a toda hora o que fez. Termine um volume considerável de trabalho primeiro, e só depois revise.

6. Esteja atento ao tempo gasto com Internet, TV e joguinhos
O tempo gasto navegando nas redes sociais, ou jogos ou ainda assistindo à TV pode ser um dos maiores “ladrões de tempo”. Procure estar atento à quantidade de horas que vêm gastando nessas atividades. Somente se dando conta do quanto elas estão roubando do seu tempo, você vai conseguir reduzir o tempo que lhes dedica.

7. Estabeleça um limite de tempo para cada tarefa.
Em vez de se sentar para trabalhar em um projeto e pensar “Vou ficar aqui até terminar esse trabalho”, procure pensar: “vou trabalhar nisso por três horas”, por exemplo. A restrição de tempo vai forçá-lo a se concentrar e ser mais eficiente, ainda que, eventualmente, você tenha que parar e voltar mais tarde para trabalhar mais um pouco e finalizar.

8. Deixe um intervalo entre as tarefas
Quando passamos apressadamente de uma tarefa para a próxima, fica difícil apreciarmos o que estamos fazendo e permanecermos focados e motivados. Fazer um “intervalo” entre as atividades vai ajudar a “refrescar” a mente. Enquanto estiver relaxando, faça uma caminhada curta, medite ou faça qualquer outro exercício que o ajude a “limpar” a mente.

9. Faça uma coisa por vez
Não pense na totalidade de sua lista de tarefas. Uma das maneiras mais rápidas de se oprimir é justamente pensar naquela enorme lista. Lembre-se de que, por mais que você pense em toda a listagem, ela não vai diminuir. Tudo que você pode fazer é se concentrar unicamente na tarefa que tem, neste momento, diante de você. Siga assim: respire e dê um passo de cada vez.

10. Exercício e alimentação saudável
Numerosos estudos ligam um estilo de vida saudável a uma maior produtividade. Semelhantemente à importância do sono, se exercitar e se alimentar de maneira saudável aumenta os níveis de energia, limpa a mente e permite que você se concentre mais facilmente.

11. Faça menos
Isso mesmo. Em outras palavras, “fazer menos” significa “faça aquilo que realmente importa”. Vá com calma, avalie o que precisa ser feito e concentre-se nisso. Prefira fazer menos coisas, mas que acrescentam mais valor, do que fazer muitas coisas quase sem importância.

12. Enquanto espera, faça algo
Temos normalmente uma série de momentos de inatividade, durante o dia, que desperdiçamos: salas de espera, filas em bancos e lojas, estações de metrô, etc. Procure aproveitar esses momentos para fazer alguma atividade, como ler, estudar um idioma…

Que tal aproveitar essas 12 dicas para concretizar suas metas nos próximos 12 meses? Boa sorte!

Leia também:

A importância da autonomia emocional para a liderança feminina

Como eu me transformei e como vou transformar você

Autocoaching: prepare-se para se tornar a melhor versão de você mesmo!

 

Busque seu propósito. Deixe  seu legado.

Rê Spallicci