Carreira na Indústria Farmacêutica

ESPECIALISTA DE VALIDAÇÃO DE SISTEMAS COMPUTADORIZADOS

Saiba o que faz um especialista de validação de sistemas computadorizados e sua importância para a indústria farmacêutica.

 7 de outubro de 2021
3 min de leitura

especi

O que faz?

Atua com o objetivo  de validar e garantir a execução e confiabilidade dos processos e dos sistemas computadorizados, a fim de assegurar a qualidade dos produtos, verificando e comprovando que são produzidos conforme as legislações vigentes.

Rotina de trabalho

Participada contextualização dos projetos, avaliando a viabilidade de alterações em processos, implementação de novos sistemas de todas as áreas com impacto em BPx, planejando, avaliando, evidenciando, relatando e documentando, de forma a atestar que ocorrem de modo controlado, conforme procedimentos e normas estabelecidas. Após concluir a validação inicial, o especialista atua na revisão periódica dos processos e sistemas, com o objetivo de garantir que eles estão ocorrendo de acordo com  as especificações estabelecidas em estudo, através de evidências documentadas.

Importância para os negócios

O especialista de qualidade assegurada atua exatamente para certificar  a qualidade dos produtos, a saúde e segurança dos pacientes, garantir a integridade dos dados gerados durante a fabricação e processos subjacentes, comprovando que os produtos comercializados são produzidos conforme as Boas Práticas de Fabricação e normas regulamentadoras vigentes.Através das atividades executadas por esses profissionais (farmacêuticos), a Indústria Farmacêutica pode obter o certificado para comercialização de seus produtos.

Pontos positivos e desafios

Pontos Positivos: atuar em todas as áreas da Indústria Farmacêutica (IF), desde a concepção do projeto estrutural,  envolvendo-se  com todas as áreas da indústria e obtendo conhecimento e visão do processo de fabricação e distribuição de medicamentos,  até o cliente final.

Os desafios são: manter-se atualizado perante as novas legislações e tecnologias, interagir com todas as áreas e fornecedores, atuando de modo a demonstrar que o trabalho de validação é importante na rotina e deve ser realizado de forma a asseverar a robustez e confiabilidade dos dados gerados.

Formação acadêmica

Graduação e especialização em farmácia.

Perfil e principais competências

O profissional deve aspirar ao conhecimento e à vontade de aprender, pois os processos mudam constantemente. E ainda deve interagir e ter empatia, uma vez que se  relaciona com diversas áreas.

Qual é, em geral, a trilha de crescimento na carreira?

A trilha de carreira consiste na execução, como analistas e especialistas; revisão e aprovação como supervisores e coordenadores.

O futuro

O futuro é promissor, pois as pessoas continuarão precisando utilizar medicamentos inovadores. Também as exigências estarão cada vez mais acirradas para garantir a validação dos processos e a integridade dos dados, de modo a  não denegrir a imagem da empresa no mercado.

Uma dica para quem deseja ingressar nessa carreira

O profissional deve ter amor à profissão, dedicar-se ao estudo, visto que a profissão exige empenho e conhecimento.

Leia também: 

Saiba o que faz um analista de documentação farmacotécnina

Saiba o que faz um analista de treinamento

Saiba o que faz um propagandista

Busque seu propósito. Deixe o seu legado. 

Rê Spallicci