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Carreira na Indústria Farmacêutica

PROPAGANDISTA

Conheça mais sobre o profissional que é o elo entre a indústria farmacêutica, o médico, o paciente

 30 de agosto de 2021
8 min de leitura

PROPAGANDISTA

Chamado por diferentes nomenclaturas – representante de vendas, representante farmacêutico, propagandista médico, propagandista farmacêutico, PVC (Propagandista, vendedor, cobrador), consultor farmacêutico, propaga ou rep-, esse profissional é imprescindível ao nosso negócio e uma “marca registrada” da indústria farmacêutica.

Para falar mais sobre essa carreira tão linda, convidei o Tiago Correia. Com mais de 18 anos de experiência na IF, ele já foi propagandista e é atualmente Diretor de Demanda da Apsen Farmacêutica, responsável por todo o time da Força de Vendas.

PROPAGANDISTA

O que faz?

O Propagandista é o elo entre a indústria farmacêutica, o médico, o paciente. Ele realiza o contato com os profissionais de saúde, divulga informações dos produtos farmacêuticos e esclarece como os produtos podem auxiliar na prática clínica do médico e levar qualidade de vida para os pacientes.Além do trabalho com os prescritores, o Propagandista faz visitas aos pontos de venda, acompanhando estoques, campanhas e atuando  em treinamentos, para que os farmacêuticos e balconistas tenham conhecimento das marcas, indicações, vantagens e benefícios.

Rotina de trabalho

A rotina desse profissional se resume em gerenciar e promover os medicamentos que são estabelecidos pela empresa, em consultórios, clínicas, hospitais, farmácias e centrais de distribuição. Além de planejar e realizar visitas aos profissionais de saúde divulga  os medicamentos, sua indicação, apresentação, posologia, benefícios para o paciente, entre outras informações acerca do produto.

O Propagandista deve desenvolver, promover e manter a relação comercial e institucional da companhia com os clientes dos diversos canais envolvidos na cadeia do negócio.

Responsável também pelo acompanhamento e distribuição do portfólio dos produtos nos PDVs(Pontos de Vendas) e distribuidores, geralmente atua em parceria com um consultor comercial responsável pela cadeia de distribuição e comercialização.

Participa na divulgação direta dos medicamentos, promove conferências, meetings, congressos e seminários, oferecendo apoio direto aos profissionais da saúde, mediante a educação médica continuada.

A este profissional também cabe a tarefa de fazer relatórios de suas atividades diárias, reportando as visitas que realizou, quais objetivos foram alcançados, quais não foram, por que motivos, entre outras informações.

Apesar de não requerer um diploma específico, é preciso ter conhecimento em anatomia, fisiologia, patologia, farmacologia e bons conhecimentos em vendas e negociação.

Este profissional precisa ser bastante proativo, organizado, possuir um senso analítico muito elevado e gerenciar seu tempo, recursos e funções com excelência.

É também uma peça fundamental para a atualização dos médicos, pois é responsável em levar estudos e artigos científicos em relação a patologias e medicações.

Esta profissão não tem uma carga horária definida e, atualmente, em função da pandemia, parte do seu trabalho de divulgação é realizada em modelo híbrido (formato presencial e remoto).

Importância para os negócios

Na Indústria Farmacêutica (IF), a importância do Propagandista pode variar de acordo com a estratégia de cada companhia. Em empresas que comercializam produtos que dependam de receituário médico, a função do propagandista é fundamental para o sucesso do negócio. Pois é este profissional que conseguirá acessar a complexa rotina do profissional de saúde e será a humanização do contato que é fundamental nesta relação médico e indústria farmacêutica.

A IF realiza vultoso investimento em pesquisa e desenvolvimento; sendo assim, necessita investir em profissionais que possam levar todo este conteúdo de forma profissional e qualificada para os médicos, que estejam preparados para esclarecer dúvidas e apresentar estudos científicos.  E, dessa forma, propiciar que o médico tenha confiança em incluir o medicamento em seu receituário.

Pontos positivos e desafios

O Propagandista precisa:

  • Estar pronto para o inesperado;
  • Ter planos substitutos e pensar em cenários alternativos;
  • Ter clareza do propósito e dos resultados esperados;
  • Entender a complexidade do mercado para buscar alternativas no alcance dos resultados;
  • Aceitar feedbacks construtivos;
  • Estar preparado para trabalhar em um ambiente com diversidade de opiniões;
  • Manter a paixão pela busca de seu desenvolvimento e por prosseguir nesse caminho com dedicação. Estar aberto ao aprendizado constante, ser curioso e questionar os padrões;
  • Estar aberto à Inovação – Mundo digital, trabalho multicanal, novas competências para o profissional da indústria farmacêutica.

Formação Acadêmica

Normalmente, as empresas solicitam como pré-requisito formação superior. E os cursos podem ser Administração, Publicidade e Propaganda, Marketing, Farmácia e Nutrição.

Perfil e principais competências

O Propagandista precisa ter um perfil  dinâmico, comunicativo, interessado e com mindset de crescimento. Confira algumas das competências desejadas para a função:

  • INOVAÇÃO – Efetividade e impacto em um trabalho multicanal. Novas formas de se fazer, capacidade de se reinventar e foco na solução.
  • PENSAMENTO SISTÊMICO – Ter um olhar para o todo, pensar sistemicamente no negócio. Ser empático e entender os diferentes pontos de vista de cada área do negócio.
  • GESTÃO DO TEMPO –Ter conhecimento da sua capacidade produtiva, ter planejamento para execução e ser organizado para fazer esta gestão.
  • ALTO NÍVEL DE EXECUÇÃO – Ter autonomia e  bom nível de conhecimento do negócio e suas variantes, focado na geração de resultado, utilizando todos os recursos disponíveis em sua plenitude.
  • TRABALHO EM EQUIPE – Conseguir conciliar a relação entre outras áreas com o interesse mútuo, criando cadeias de relacionamentos que potencializam os resultados.
  • GESTÃO DA MUDANÇA – Estar sempre atento e aberto às novas formas e modelos, atualizado, e com interesse genuíno no seu processo de desenvolvimento e de seus pares.

Qual é, em geral, a trilha de crescimento na carreira?

A IF, em geral, oferece oportunidade em todas as áreas da empresa para crescimento profissional do Propagandista. Ele pode seguir o caminho de gestão de pessoas, tornando-se Gerente Distrital, Gerente Regional e Gerente Nacional. Existe também a possibilidade de atuação na área de marketing como Analista e Coordenador de Marketing, Gerente de Produto e Marketing.

Pode atuar na área do varejo, como Gerente de PDV ou Gerente de Contas.

O caminho para  a área de Treinamento de Força de Vendas também é uma opção que muitos buscam, como Coordenador de treinamento ou Gerente de Treinamento.

O futuro

A pandemia abriu um universo de oportunidades para a IF, trouxe a necessidade de se reinventar e rever processos. O que ficou muito evidente foi como o Propagandista pode manter, ou mesmo melhorar, sua eficiência, sendo um profissional multicanal:  entender o cliente, qual o seu comportamento e utilizar o canal mais efetivo para ele.

Esse cenário trouxe o desafio de manter uma prestação de serviço em alto nível, mantendo a geração de valor na construção das relações. Grande parte do mercado ainda não entendeu essa mudança, e alguns profissionais acreditam que ela não vai perdurar, porém a mudança já ocorreu, e os profissionais que entenderam isso serão destaque no futuro. Um futuro que vai selecionar profissionais com habilidades humanas, e que possam interagir com seus clientes em diversos canais,  criar relações sólidas e valor mútuo.

Uma dica para quem deseja ingressar na carreira

Invista em qualificação! Existem várias plataformas on-line e conteúdos gratuitos de alta qualidade. Não aguarde o emprego dos sonhos chegar para realizar um trabalho dos sonhos. Onde estiver hoje, faça seu trabalho com alto grau de entrega e dedicação, mesmo que você acredite que sua remuneração não esteja compatível, pois esse seu alto nível de entrega fará com que você seja notado no mercado. O que as grandes empresas buscam hoje são profissionais apaixonados, com muita energia e brilho no olhar.

Sobre os processos seletivos, persista! Procure entender a empresa para a qual vai se candidatar, conhecer a história, valores e avaliar se estes se encaixam com os seus. Não desista no primeiro retorno negativo. Lembre-se:  poucos profissionais da IF tiveram o seu “sim” na primeira entrevista de que participaram. Encare cada entrevista não só como uma oportunidade de ingressar, mas também de se aprimorar e desenvolver.

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Rê Spallicci