fbpx Fórum ANH – Evento de medicina esportiva idealizado por Renata Spallicci e Apsen tem primeira edição em São Paulo

Evento A.N.H - Apsen Extima

RENATA SPALLICCI

Carreira

18/06/2019

1º Fórum ANH reúne profissionais da medicina e nutrição esportiva

Evento idealizado por mim teve primeira edição e foi um verdadeiro sucesso!

Meu coração está em festa! Um grande projeto profissional foi realizado! Há tempos tinha o sonho de unir minha vivência no esporte com o desenvolvimento científico que acompanho como diretora de assuntos corporativos na Apsen.

E, neste sábado, 15 de junho, depois de muito trabalho, realizamos o 1º Fórum ANH (siglas para Ação, Nutrição e Saúde, em inglês ), uma iniciativa pioneira cujo objetivo é proporcionar um intercâmbio de ideias entre profissionais do esporte de alto desempenho do País.

O evento aconteceu no Hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo, e reuniu cerca de cem profissionais, entre médicos, nutricionistas, fisiologistas, psicólogos do esporte, fisioterapeutas e atletas.

E é sobre este fórum que quero contar mais para vocês! Vamos lá?

O que é o ANH?

O ANH é um fórum cujo  objetivo é disseminar o conhecimento científico para profissionais do esporte de alto rendimento, congregando diversas disciplinas. Isso porque, em decorrência de minha experiência como atleta, percebi a importância da visão holística e do trabalho conjunto de diversos profissionais da área de saúde na preparação de um esportista. Essa vivência me despertou o interesse em abrir o leque de atuação da Apsen e abraçar as outras especialidades no ramo da saúde, proporcionando uma troca de conhecimentos e fomentando o desenvolvimento científico.

Então passei a conversar com o departamento de marketing e área médica da Apsen sobre os diversos projetos que tenho para a empresa. Um deles é estreitar o relacionamento com profissionais de saúde, e o outro, expandir o trabalho de disseminação de conhecimento e fomentar fóruns a respeito do  tema.

Desse modo o ANH foi tomando forma… Conhecemos os professores Altamiro Bottino e Thiago Santo, que, ao lado do  Dr. Caio Gonçalves, da Apsen, foram os responsáveis pela coordenação científica do evento, criado para proporcionar aos profissionais do segmento a  troca de informações e, assim,  ficarem por dentro do que de mais importante está acontecendo no mundo científico do esporte. 

E já aconteceu nossa primeira edição do Fórum ANH! Contamos com palestras de profissionais renomados do mercado, de esportes, como fisiculturismo, futebol, futsal e triatlo.

Gabriel Kaminski, PhD em Ciências Farmacêuticas que também prepara atletas de fisiculturismo, abriu o evento com uma palestra sobre “Fisiologia do Tecido Muscular”, seguido por Luigi Marino que abordou “Planejamento de Treino para Atletas e Clientes” Individuais, e pela Dra. Lia Kubelka que discorreu sobre o tema “Como Melhorar a Potência Muscular em Atletas Altamente Treinados”.

Em seguida, Mirtes Stancanelli, nutricionista do time de futebol profissional do Palmeiras, abordou “As Estratégias Nutricionais no Esporte de Alto Rendimento” e comandou uma mesa redonda com o tema “Prescrição Nutricional para Esportes Coletivos”, contando com  as também nutricionistas Mara Lucia Barros Vieira, responsável pela preparação de atletas de triatlo e de beach tênis, e Larissa Aguiar, nutricionista do São Paulo Futebol Clube.

Após, tivemos Eduardo Cillo, psicólogo do esporte com passagens por diversos clubes de futebol da Série A do País e pela Seleção Brasileira de Futsal, que abordou  a respeito do “Suporte Psicológico aos Atletas de Alto Rendimento”.

Entramos, então, no ramo da fisiologia do esporte com Renan Tescarolo, fisiologista do São Paulo Futebol Clube, e André Fornazieiro, do Club Atlhético Paranaense, que discutiram o controle e monitoramento de carga no esporte coletivo, e Thiago Santi, do Palmeiras, que mostrou como a fisiologia pode otimizar a recuperação dos atletas. Por fim, Altamiro Bottino, do São Paulo Futebol Clube, falou sobre “Gadgets – o futuro da avalição dos atletas”.

Repercussão

Gente!!! Vocês não fazem ideia de como as discussões foram ricas e instrutivas. Mesmo sendo atleta de fisiculturismo e já utilizando muitas das tecnologias disponíveis hoje para preparo, nutrição e recuperação, eu fiquei completamente impactada pela complexidade dos trabalhos realizados nos esportes de alto rendimento.

E o público presente também se surpreendeu com o nível do evento e das discussões apresentadas. Médica do esporte em atuação com a Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica, professora da UNIFESP e coordenadora de medicina esportiva do Instituto Cohen, Karina Hatano confirma o que eu disse. “Os palestrantes trouxeram muitas novidades que podem agregar valor aos suplementos esportivos que fazem total diferença na performance e qualidade de vida de atletas profissionais e amadores”, falou.

O ANH teve patrocínio do Extima, produto da Apsen, com formulação exclusiva no Brasil, composta por peptídeos bioativos de colágeno, antioxidantes, magnésio, vitamina D12 e os aminoácidos formadores de músculos, o famoso BCAA. Indicado para o cuidado e prevenção da sarcopenia, o composto vem sendo utilizado também na medicina esportiva com excelentes resultados nas lesões musculares.

Andrea Ceregatti, fisioterapeuta da seleção brasileira de boxe e da seleção brasileira de taekwondo, também esteve presente no Fórum e falou sobre seus resultados com o Extima. “Já faz um ano que acompanho uns 30 atletas que utilizam o Extima e temos tido resultados ótimos tanto na prevenção de lesões como na melhora de performance. E, aqui no Fórum, podemos tomar conhecimento de outras novidades da medicina esportiva, o que agrega muito ao nosso trabalho do dia a dia. Tomara que este fórum seja o primeiro de muitos”, ela disse!

Revista ANH e futuro!

Juntamente ao fórum, lançamos também a primeira edição da revista ANH, contendo artigos científicos de temas abordados no Fórum, que, periodicamente, trará informação de qualidade sobre temas atuais do mundo do esporte de alta performance.

Tanto a primeira edição do Fórum como da Revista são somente o início do projeto ANH que tem por objetivo ser um dos principais indutores do conhecimento e do saber nesta área tão importante para o esporte, e também para a qualidade de vida e longevidade das pessoas, sejam atletas ou não.

Eu fico extremamente feliz por fazer parte de mais este lindo projeto que só foi possível graças a todos que compraram a ideia: a equipe de Extima da Apsen, os coordenadores científicos, Altamiro, Thiago e Dr. Caio, além de  todos os palestrantes que compartilharam seu conhecimento.

Total gratidão por mais esta realização tão alinhada ao meu propósito de vida de proporcionar mais qualidade de vida às pessoas, por meio da informação e disseminação de conhecimento.

Certamente muitos dos temas abordados no evento voltarão ao meu blog em matérias mais completas, porque quero compartilhar com vocês tudo o que aprendi lá no Fórum! E que mais e mais ANHs venham no futuro!

Quero deixar minha gratidão especial ao time da Apsen presente no evento, afinal, sem vocês nada disso se tornaria realidade!

Ao time de Marketing de Extima que abraçou esta causa com tanto amor e sonhou cada detalhe comigo: Telma Guimarães, Amanda Meneghetti e o nosso médico Dr. Caio Gonçalves de Souza.

Aos gestores de Marketing e Comercial que deram todo apoio e suporte: Raphael Costa Ribeiro e Marcio Castanha.

Ao time da Força de Vendas que veio de todo Brasil para prestigiar o evento, acompanhando seus convidados: Tatiana Ravazi Galante (Regional SPI), Jair Lopes (Regional LESTE), Lais Rothe (Regional SPC), Fernanda Martins (Regional SPC), Isac Jaqueira (Regional NNE), Marco Aurelio Carvalhaes Rios (Regional CENO), Evandro Stamm (Regional SUL).

Gratidão especial ao time de eventos e MKT institucional: Priscilla Ferraz Lechner, Leticia Ribeiro de Sousa e Tatiane Nuzzo de Carvalho.

E ao nosso queridíssimo Dr. Vitório Kemp que foi a pessoa responsável por nos apresentar o Altamiro e quem tornou tudo isso possível.

Se você quiser ver como foi o evento e curtir alguns trechos das palestras, vale a pena dar uma conferida no vídeo abaixo!

Leia também

A importância da saúde muscular

Extima promove o aumento da massa e diminuição da gordura corporal

Apsen faz 50 anos olhando para o futuro

Busque seu propósito. Deixe seu legado.

Rê Spallicci

Renata Spallicci

Atleta profissional fisiculturismo WBFF, executiva, empresaria, coach, influenciadora digital, escritora, palestrante motivacional e realizadora social fundadora do movimento Fit do Bem.

renataspallicci.com.br
fitdobem.com.br
dosonhoarealizacao. com.br