Carreira

Como conseguir trabalhar na empresa dos seus sonhos

Confira uma estratégia para chegar ao emprego com que sempre sonhou

 27 de outubro de 2021
6 min de leitura

emprego

Encontrar um emprego no mercado de hoje está difícil. Especialmente aquele em empresas que tenham um propósito que seja alinhado às suas convicções.

Mas eu trago boas notícias. Com todas as ferramentas que temos hoje, não há motivo para não encontrar o emprego que se conecte aos seus sonhos. É claro que vai dar mais trabalho do que simplesmente preencher um formulário no site da empresa, mas, certamente, lhe trará um emprego que dará mais satisfação.

Os empregadores de hoje querem contratar empreendedores. E não é simplesmente se chamar de empreendedor em sua carta de apresentação… e pronto. Se você é realmente uma pessoa ambiciosa, precisa demonstrar isso. Mas como? 

Bom, aqui vão seis dicas que o (a)  ajudarão  a se conectar com o emprego dos seus sonhos.

1. Comece pelos amigos e familiares

Uma introdução é sempre melhor do que um e-mail frio, mesmo que seja o amigo de um amigo de um amigo.

A maioria das pessoas hesita em pedir apresentações porque não querem se intrometer na vida das pessoas, mas a verdade é que essa é a única maneira de alguém saber o que você está procurando. Não há mal nenhum em perguntar.

Fale com seus amigos, familiares e parentes e pergunte se eles conhecem alguém que tenha algum contato nas empresas em que você está procurando trabalhar. Em seguida, dê um passo adiante e pergunte se algum de seus amigos ou familiares conhece alguém, etc. Você pode terminar com quatro ou cinco círculos de relacionamento, mas é assim que você se conecta com as pessoas certas.

2. Entre em contato com os funcionários da empresa que você deseja trabalhar por meio das mídias sociais

Digamos que você queira trabalhar em uma empresa específica ou talvez tenha feito uma lista dos empregos dos sonhos.

Procure no LinkedIn, no Twitter, até no Instagram e no Facebook por pessoas que já trabalham nessas empresas e entre em contato com elas para iniciar um diálogo.

“Ei! Estou pensando em me inscrever na [nome da empresa] e vi que você já trabalhou lá. Eu queria saber como é o ambiente. Você gosta de lá?”

Algo como o descrito acima iniciará um diálogo e pode até colocar seu pé na porta. Depois de criar um relacionamento,  pode perguntar se eles sabem quem lida com as contratações e se estariam dispostos a fazer uma introdução por e-mail.

Você ficaria surpreso com a eficácia dessa estratégia.

3. Ligue e envie um e-mail para a empresa depois de enviar sua inscrição

Esta é uma estratégia simples, mas necessária para conseguir o emprego que deseja.

Depois de preencher sua inscrição on-line, ligue para a empresa e diga: “Olá, gostaria de saber se você poderia me colocar em contato com o responsável pela contratação? Acabei de preencher meu formulário on-line e queria ter certeza de que foi recebido”.

A pessoa do outro lado provavelmente dirá algo como: “Ah, sim, vou garantir que alguém dê uma olhada”, que é um código para ninguém verificar, o que significa que sua resposta deve ser: “Tudo bem, ótimo. Se eu não receber uma resposta dentro de alguns dias, com certeza farei o acompanhamento. ”

Eles provavelmente dirão para você ser paciente, mas não é assim que  vai conseguir o emprego que deseja. Continue a ligar e a enviar e-mails até que alguém marque uma entrevista com você.

A persistência te levará longe.

4. Faça suas escolhas principais e monte uma proposta para o que você pode fazer pela empresa

Para as empresas nas quais você realmente deseja trabalhar, reserve um tempo para pesquisar todas as coisas que elas estão fazendo. Com base no tipo de função que deseja, é útil saber o que a empresa está enfrentando e onde você pode ser capaz de fornecer valor.

Essa foi a estratégia que Noah Kagan usou para se tornar o primeiro gerente de marketing da Mint. Ele criou sua própria estratégia, apresentou-a a eles e disse: “Isso é o que posso fazer por você”. Eles o contrataram e ele expandiu a empresa para 1(um) milhão de usuários.

5. Tuíte o CEO da empresa em que você deseja trabalhar

Ache o CEO, o COO, ou mesmo apenas um gerente de nível superior no Twitter e envie uma mensagem perguntando se eles gostariam de uma xícara de café.

Mostre-lhes que você gosta demais da empresa onde estão e que adoraria a oportunidade de trabalhar lá.

Eles provavelmente não responderão após a primeira tentativa… mas tudo bem. Parte do crescimento para sedimentar seu caminho até o topo significa não aceitar um não como resposta.

Muitas das minhas conquistas vieram por eu acompanhar implacavelmente e por ser bastante insistente. Fiz negócios que levaram meses para se concretizarem. Mas eles aconteceram, e isso é tudo que importa.

Espero ter  ajudado com essas dicas! E um último conselho: nunca desista dos seus sonhos!

Leia também:

Você não é uma fraude

Alavanque a sua carreira

O que faz alguém feliz no trabalho

Busque seu propósito. Deixe o seu legado.

Rê Spallicci








Abrir Conversa
Fale comigo!
Abrir Conversa
Fale comigo!