fbpx Liderança consciente – Entenda o que é e conheça as competências necessárias para se tornar um líder consciente. - Renata Spallicci

Você sabe o que é um líder consciente ?

RENATA SPALLICCI

Carreira

16/04/2019

Você sabe o que é um líder consciente?

Saiba quais são as competências e como se tornar um líder essencial para as organizações.

Vocês que me acompanham, sabem que venho fazendo uma série de matérias falando sobre as características e competências fundamentais para os líderes da atualidade. E dentro deste tema, quero abordar um tipo de liderança que é uma necessidade em todas as organizações: o líder consciente.

Mas, afinal, o que significa ser um líder consciente? O que o difere dos demais? Quais  suas principais características?  É isso a  que se refere este artigo! Vamos lá!

O que é uma liderança consciente?

Liderança Consciente

Como diz a própria palavra, consciente é aquele que tem ciência sobre algo. Mas na perspectiva da liderança, estar ciente é muito além de conhecer os desafios diários e ter uma listinha do que se deve fazer!

O líder consciente é aquele que, mais do que estar ciente, está em sintonia com os compromissos da empresa e, principalmente, com aqueles que estão ao seu redor.

São os líderes que ouvem com a intenção de entender e não apenas de responder. Como explica Jim Dethmer em seu livro, “Os 15 Compromissos da Liderança Consciente”, os líderes conscientes são o oposto dos líderes reativos.

Mas a questão é que com a quantidade de tarefas que a maioria dos líderes tem é muito difícil não cair na armadilha de ser reativo, ou seja,  reagir a telefonemas, reuniões, e-mails, pessoas interrompendo, lista de tarefas e coisas do tipo, e se afastar das verdadeiras razões de ser da liderança: pensar e agir estrategicamente, engajar-se na criatividade, concentrar-se no impacto desejado e criar influência em seu mundo.

Porém, você pode aprender a quebrar essa cadeia de reação. Quando temos uma percepção consciente maior, somos capazes de ir além desta armadilha para criar resultados. Não é isso que os líderes realmente querem fazer? Para atingir esse objetivo, é preciso fazer escolhas conscientes, criar limites e diminuir o ritmo o suficiente para gerenciar prioridades e aproveitar o tempo para realmente pensar.

Mas, como chegamos a este ponto? Aqui estão cinco atitudes que você pode fazer para adicionar consciência às suas competências de liderança.

1. Cultive o autoconhecimento

Tornar-se autoconsciente é, indiscutivelmente, a atitude mais benéfica que você pode fazer para melhorar seu estilo de liderança. Esse é o ato de conhecer a si mesmo não apenas como líder, mas como pessoa. Você já pode conhecer seus pontos fortes e fracos, mas está ciente de seus pensamentos, sentimentos e motivações? Depois de poder monitorá-los, você também poderá gerenciá-los. Comece checando consigo mesmo, fazendo algumas perguntas,  como: “Quais são as três coisas que eu mais amo na vida?”, “Como posso trazer mais alegria para o meu dia a dia?” Traga esta consciência em suas conversas, almoços com colegas e, especialmente,  em projetos de trabalho para aprofundar sua autoconsciência.

2. Verifique sua influência

Empreendedor e um dos mentores de Tony Robbins, Jim Rohn disse que somos o produto das cinco pessoas com as quais mais nos associamos. Isso significa que, enquanto somos indivíduos, nosso círculo mais íntimo, na verdade, desempenha um papel significativo  em nosso caráter pessoal e em nosso sucesso. Faça uma lista das cinco pessoas com as quais você passa mais tempo e anote suas atitudes, comportamentos e visão de mundo. Em seguida, pergunte a si mesmo se você se sente satisfeito em ser a soma média dessas pessoas. Se não, faça alguns ajustes e reestruture sua rede.

3. Medite

Meditação é  parte integrante de  um líder consciente. Muitos estudos mostraram que ela pode reduzir o estresse, estimular a criatividade, melhorar o sono REM, melhorar a funcionalidade do cérebro e até mesmo ajudá-lo a se concentrar. Embora haja dezenas de benefícios, o ato geral de meditar aprofunda nossa consciência. O melhor dessa antiga tradição é que existem muitas formas de meditação. Por isso, se ficar sentado em silêncio durante dez minutos por dia não é algo que combine com você, tente caminhar, cantar ou fazer meditações em movimento.

4. Aja com intenção

Líderes conscientes têm sucesso porque envolvem  intenção a tudo que fazem. Desde onde gastam tempo e dinheiro, até para onde escolhem viajar e passar férias. Ser intencional é o prefácio para viver a vida em seus termos. Gaste o próximo final de semana estabelecendo intenções para qualquer área da sua vida com a qual você não esteja totalmente satisfeito e veja sua insatisfação se transformar em experiências das quais você se orgulha.

5. Pratique os quatro acordos

Don Miguel Ruiz propôs quatro acordos que podem transformar a vida de alguém e colocá-la no  caminho para a liberdade pessoal. Líderes conscientes veem esses acordos derivados da antiga sabedoria tolteca como oportunidades para aumentar sua liderança pessoal:  1. Seja impecável com sua palavra (diga apenas o que você quer dizer e não fofoque ou fale negativamente); 2. Não leve nada para o lado pessoal (nada que os outros façam é por sua causa, é tudo uma projeção de sua própria realidade); 3. Não faça suposições (Em vez disso, tenha a coragem de fazer perguntas e se comunicar); 4. Sempre faça o seu melhor (seu melhor pode mudar no dia a dia, mas, fazendo o melhor possível, você pode evitar o autojulgamento e arrependimento).

Esses quatro acordos criam um caminho que dirige  para uma maneira recém-consciente de liderar nossas vidas, nossas equipes e nossas empresas.

E aí, que tal começar agora mesmo a desenvolver suas competências de um líder consciente?

Leia também:

Flexibilidade – uma das competências dos novos líderes

Dez características dos líderes de sucesso

Capitalismo consciente – o despertar para um novo modelo

Busque seu propósito. Deixe o seu legado.

Rê Spallicci

Renata Spallicci

Atleta profissional fisiculturismo WBFF, executiva, empresaria, coach, influenciadora digital, escritora, palestrante motivacional e realizadora social fundadora do movimento Fit do Bem.

renataspallicci.com.br
fitdobem.com.br
dosonhoarealizacao. com.br