Carreira

Doug Nelson: sucesso e independência financeira!

Doug Nelson viaja o mundo ministrando curso de planejamento financeiro. Eu fui assistir à palestra dele e conto um pouco para vocês!

 9 de janeiro de 2017
6 min de leitura



No finalzinho do ano passado, eu estive no evento Experiência de Sucesso, que aconteceu no Anhembi e que apresentou vários palestrantes. Eu já falei desse evento no post fique forte e viva sem limites, mas, na ocasião, quis me ater mais à palestra do Nick Vujicic que foi a estrela da noite! E que é um show de ser humano!!! Um verdadeiro aprendizado fantástico!

Porém, prometi que voltaria para falar de outro palestrante, o Doug Nelson, e aqui estou eu para cumprir o prometido! Rs

Eu não conhecia o Doug, mas curti tanto a palestra dele! Ele tem uma presença extremamente marcante e forte, a começar por um vozeirão e pelo seu jeito entusiasmado e vibrante de falar! E possui uma história de vida igualmente marcante!

 

Pegue fogo!

Sucesso na vida financeira

Nascido e criado em uma família de trabalhadores pobres de Wisconsin, nos Estados Unidos, Doug Nelson logo mostrou talento e aptidão para o empreendedorismo e, aos 25 anos, já era proprietário de parte de duas empresas. Aos 33 anos, se tornou financeiramente independente, o que o ajudou a passar pelo maior desafio de sua vida!

Em 2003, Doug estava pintando uma cerca em sua casa, quando começou a chover forte. Então, aproveitou o mau tempo e resolveu fazer uma pequena pausa para fumar. Entrou no porão da casa e acendeu um cigarro. Mas ele não podia imaginar que havia um vazamento de gás natural no local! Uma grande explosão ocorreu… e Doug virou uma verdadeira tocha humana. Arrancando forças de onde não imaginava existir, conseguiu correr até o telefone e pedir socorro para, em seguida, desmaiar e entrar em coma. Acordou somente seis semanas depois com mais da metade do corpo gravemente queimado.

E foi aí que sua vida mudou drasticamente. Com um longo período de reabilitação, Doug entendeu o quanto ter conseguido sua independência financeira havia sido fundamental para que ele conseguisse passar por todo esse processo. Um ano depois do acidente, percebeu que poderia ajudar outras pessoas a também serem independentes financeiramente e passou a ministrar palestras sobre planejamento e gerenciamento pessoal financeiro.

De acordo com Doug, a aprendizagem é baseada na experiência, ao invés de apenas informações. O estilo de treinamento dele é pautado na crença de que o que você experimenta, você lembra; e qualquer coisa de que  se lembra, pode aplicar e fazer uma verdadeira mudança em sua vida.

 

As etapas da mudança 

Veja as etapas da mudança

Na palestra, Doug enumerou quatro passos que ele acredita serem fundamentais para que a pessoa possa realmente transformar sua vida financeira.

 

1o Indignação

O primeiro passo seria se indignar e ficar irritado com a sua situação atual! É isto mesmo! Ele prega que, para mudar, precisamos ver que nossa situação não é boa, e que, segundo ele, o quanto cada pessoa ganha por mês é aquilo com que ela se conformou em ganhar até hoje! Se ela parar de se conformar, vai buscar uma forma de mudar.

 

2o Motive-se

Após essa constatação, o segundo passo é usar essa energia da irritação como motivação para promover a mudança, e é aí que entra o terceiro passo!

 

3o Capacite-se

Buscar capacitação e formação para aquilo que você deseja alcançar! Não importa o tamanho do sonho que você queira realizar, sempre haverá algo para aprender e que o  ajudará na jornada rumo aos seus objetivos.

 

4o Aplique o que aprendeu

E por fim: aplicar o que aprendeu! Afinal, de nada adianta ficar somente acumulando conhecimento e informação sem utilizar essas habilidades para realizar os seus sonhos! “Somos criaturas de hábitos, e muitos têm o hábito na inação. Não agem por medo de fracassar. Tornam-se perfeccionistas e não agem. Planejam a vida toda e não agem”, comentou.

 

Eu me identifiquei muito com esses passos do Doug, porque também acredito que todo sonho que merece ser sonhado, merece e deve ser realizado. É o que falo também em minha palestra e que pretendo deixar como inspiração e legado para as pessoas com quem tenho a oportunidade de compartilhar minhas experiências. Mais do que sonhar, precisamos realizar! E é isso que Doug Nelson nos ensinou em sua palestra.

Uma lição que ele deixou e que gostaria de compartilhar com vocês são os dez mandamentos para o sucesso!

 

1 – Aprenda algo novo.

2 – Aplique o que aprendeu.

3 – Aprenda algo novo.

4 – Aplique o que aprendeu.

5 – Aprenda algo novo.

6 – Aplique o que aprendeu… rs

 

Ele fez essa brincadeira com o público, e a Renata aqui que adora anotar tudo foi tomando nota toda animada até perceber a pegadinha! Porém,  por mais que pareça uma piada, este ensinamento é realmente importante para tudo aquilo que formos fazer em nossas vidas!

Afinal, quando foi que aprendeu algo novo? E quando aplicou algo novo que aprendeu? É para pensar a respeito, não é mesmo?

Leia mais:

Como estar entre os profissionais mais cobiçados pelo mercado

A busca por significado na vida profissional

Marketing pessoal – Você sabe se vender?

Busque seu propósito. Deixe seu legado.

Rê Spallicci