fbpx De estagiária à diretora – conheça minha trajetória na Apsen - Renata Spallicci

RENATA SPALLICCI

Carreira

20/03/2016

De estagiária à diretora – conheça minha trajetória na Apsen

Renata Spallicci conta mais sobre sua trajetória profissional e os passos que deu até ocupar a posição de diretora de assuntos corporativos.

Na semana passada, escrevi um post contando um pouco sobre a minha visão de liderança. E muitas leitoras me escreveram querendo saber um pouco mais sobre minha trajetória profissional. Nada melhor, então, do que fazer um post contando um pouco da minha história.

Bom, vamos lá! Comecei minha carreira no ano de 2003 (nada de fazer contas, meninas, comecei cedo… rsrs) na empresa da minha família, a Apsen Farmacêutica, uma companhia fundada em 1969 pelos meus avós, Mario e Irene Spallicci, e que hoje é comandada por meu pai.

Quando cheguei, meu pai realizou uma espécie de “programa de trainee” comigo. Em menos de três anos, rodei praticamente toda a companhia, trabalhando e conhecendo as áreas na prática. Em paralelo, participava de todos os comitês estratégicos da Apsen, juntamente com meu pai. Claro que, no início, bem quietinha, só ouvindo. Assim, fui aprendendo e entendendo como a empresa funcionava.

Depois de ter passado por quase todas as áreas, em meados de 2006, fui para a área financeira. Formada em Engenharia Química pela FAAP, decidi fazer uma pós-graduação em Administração Contábil e Financeira, para poder contribuir de forma mais efetiva em minha nova função. E foi justamente nessa área que enfrentei meu maior desafio. Nos anos de 2007 e 2008, passávamos por uma dificuldade de caixa, e eu e minha equipe tivemos que trabalhar muito duro para sair daquela situação. Foi um ano em que não tive férias, finais de semana ou noites. Vivi única e exclusivamente para a empresa. E o esforço valeu a pena. Em 2009, fomos case do BNDES como um exemplo de empresa que se recuperou de forma rápida e consistente.

Depois, um pouco mais experiente, enfrentei um outro desafio. A ANVISA, órgão nacional que regulamenta o setor de medicamentos, fez uma profunda mudança em suas exigências, e nós tivemos pouco tempo para nos estruturarmos, a fim de cumprir os requisitos. Mas, novamente, conseguimos realizar um bom trabalho e tivemos êxito!

Em todos esses anos, reconheço e agradeço demais a sabedoria que meu pai teve ao longo de minha trajetória dentro da empresa. Ele não me colocou em uma mesa, com uma plaquinha “filha do dono.” Tive que trilhar um caminho: comecei como estagiária, fui analista, gerente júnior, gerente pleno e, só agora, mais recentemente,  é que assumi a diretoria de Assuntos Corporativos, tendo sete gerentes executivos respondendo diretamente a mim.

E vou confessar uma coisa para vocês. Em boa parte da minha carreira, minha escola foi a Apsen e as pessoas com quem trabalhei.  Foi apenas de dois anos para cá que consegui começar a olhar a minha carreira, pensando um pouco fora da empresa. Fiz um MBA de CEO na FGV (Fundação Getúlio Vargas) que vem me ajudando muito e que nos orientou bastante em um novo momento que estamos vivendo agora, com a criação do planejamento estratégico da Apsen para os próximos 5 anos.

Mais do que pensar em minha carreira, sempre refleti sobre minha  responsabilidade de ser da família Spallicci e de levar, no futuro, um legado criado pelo meu avô e, agora, pelo meu pai. Penso nas famílias que dependem da empresa e o quanto a Apsen é importante para elas.

Se pudesse deixar uma mensagem, gostaria de lembrar que, na carreira da gente, muitas vezes, não fazemos o que queremos, mas sim, o que precisa ser feito. Eu não queria ir para a área financeira em 2006, mas era lá que a empresa precisava de mim. Por isso, fui.

Seja em uma empresa familiar ou em qualquer empresa em que  trabalhem, tenham sempre isso em mente: estejam onde precisem de você. Se fizer isso, você será reconhecida e terá crescimento profissional e, certamente, chegará onde sempre sonhou!

Gratidão por ter vocês comigo!

Busque seu propósito. Deixe seu legado.

Rê Spallicci

Renata Spallicci

Atleta profissional fisiculturismo WBFF, executiva, empresaria, coach, influenciadora digital, escritora, palestrante motivacional e realizadora social fundadora do movimento Fit do Bem.

renataspallicci.com.br
fitdobem.com.br
dosonhoarealizacao. com.br