fbpx Dicas para combater o estresse e superar o excesso de trabalho

Vença o estresse e saiba lidar com esse sentimento

RENATA SPALLICCI

Carreira

16/01/2017

Três passos para vencer o estresse

Compartilho com você algumas dicas que podem ajudá-lo a gerenciar o estresse e superar o esgotamento no trabalho.

“Tenho trabalho demais, não consigo dar conta de tudo que tenho para fazer.”

Tenho escutado cada vez com mais frequência este tipo de frase. Ok, considerando um contingente de mais de 12 milhões de desempregados no País, alguém pode lhe dizer que você deve erguer as mãos para o céu e agradecer pelo seu emprego. Mas, vamos combinar, a verdade é que, mesmo a gratidão por estar empregado não é o bastante para tornar as coisas mais fáceis, não é mesmo?

Em tempos de crise econômica, os “remanescentes” — aqueles que conseguiram sobreviver e preservar suas posições nas organizações –, em muitas empresas, têm precisado encarar a realidade de equipes cada vez mais enxutas, e a sobrecarga de trabalho, que gera um cenário de estresse dentro dos ambientes profissionais. Segundo  pesquisa divulgada em agosto passado, pelo site Vagas, 56% dos trabalhadores brasileiros acumulam funções antes realizadas por mais pessoas.

Mas o problema não é privilégio exclusivo do país tropical em crise. De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Americana de Psicologia, mais de um terço dos trabalhadores americanos sofrem de estresse crônico no trabalho – e isso está custando a empresas americanas bilhões de dólares por ano em horas de trabalho perdidas e contas médicas. Mais importante ainda, toda essa “preocupação” no trabalho pode ter sérias consequências para a qualidade de vida das pessoas… Como, então, encarar tal  inimigo, recuperar a saúde e retomar a vida?

Para vencer o estresse

Veja como lidar com o estresse

Compartilho com você algumas dicas que poderão ajudá-lo a gerenciar o estresse e superar o esgotamento no trabalho.

Abandone o mito da “invencibilidade”

Na adolescência e boa parte da juventude, achávamos que éramos invencíveis. Confesse… com algum excesso de autoconfiança e uma boa dose de “estupidez”, fizemos nossas “loucuras”: talvez noites em claro, bebida demais, alta velocidade… sem dar bola pras consequências, não é mesmo? Bem, cada um teve sua dose de “loucura juvenil”, rsrs. Mas a história é quase sempre assim! Até que lá pelos 20 e muitos ou 30 e poucos, nos damos conta de que, realmente, não somos eternos. Paramos, então, de fazer as coisas reconhecidamente infantis e começamos a fazer as “coisas de adulto”, como trabalhar longas horas ou ficar acordado, preocupado em não cumprir um prazo no trabalho.

Porém,  a realidade é que fazer as “coisas de adulto” pode ser tão perigoso quanto dirigir rápido demais. Trabalhamos mais de 60 horas por semana, como se não houvesse consequências. Corremos para ter a casa perfeita, tentando ser o parceiro perfeito, o colega de trabalho perfeito, ou o pilar da comunidade perfeita. Vamos ao limite com as obrigações, prazos e tentando provar nosso valor. Em outras palavras, ainda estamos agindo como se fôssemos invencíveis.

A verdade da questão é: não somos invencíveis! Todos temos limites, nos esgotamos, ficamos doentes, somos vulneráveis. O estresse é responsável por 75 a 90 % de todas as consultas médicas e um dos sérios  contribuintes para doenças cardíacas, diabetes, obesidade e doenças autoimunes. Ou seja, o estresse não pode ser ignorado. A boa notícia: lidar com o estresse é mais simples do que se imagina.

Saúde física, mental e senso de propósito

Para gerenciar o estresse com eficácia, precisamos abordá-lo em pelo menos três áreas de nossas vidas: nossa saúde física, nossa saúde mental e nosso senso de propósito. Quero dividir com você três passos para trabalharmos exatamente nessas três áreas.

1º Passo: Desestresse seu corpo

Estresse - saiba como controlar esse sentimento

Na vida moderna, passamos mais tempo estressados do que relaxados, o que pode ter sérias consequências para a nossa saúde física, como acelerar o processo de envelhecimento, suprimir o sistema imunológico e nos levar à fadiga e à depressão.

Uma vez que o estresse é uma reação física e hormonal em cadeia, a melhor maneira de começar é usar seu corpo para interromper a resposta. Na verdade, o fundamento para vivermos uma vida livre de estresse e fisicamente energizada reside no que comemos, como (e com que frequência) nos movemos e o quanto dormimos. A seguir, estão algumas dicas especiais para erradicar o estresse no nível físico.

  1. Coma alimentos integrais. Alimentos processados podem nos deixar ansiosos e até mesmo causar déficit de atenção. Podemos prevenir esses sintomas, comendo alimentos integrais, mais frutas e vegetais (especialmente os verdes) e obtendo uma dose saudável de ácidos graxos ômega-3, a partir de salmão ou sementes como cânhamo, chia e linho. Nutrir seu corpo fará com que você esteja mais bem preparado para assumir quaisquer desafios que enfrentar no trabalho.
  2. Exercite-se regularmente. A atividade física libera substâncias químicas que aliviam o estresse e dão uma sensação de bem-estar. Portanto, toda vez que perceber que seu nível de estresse está subindo, levante-se e se mova. Você pode se alongar, correr no lugar, dançar ou andar ao redor do escritório ou edifício. Ao fazer isso, seu sangue e endorfinas vão fluir, você vai se sentir feliz, e o gatilho do estresse será desligado. Para aumentar ainda mais os benefícios físicos de se movimentar, procure respirar longa e profundamente, alcançando um maior relaxamento.
  3. Durma o suficiente. As situações que disparam o estresse no trabalho são amplificadas quando estamos privados de sono e com a mente cansada. Dormir bem (oito horas de sono por noite) pode ajudá-lo a resolver problemas com uma mente mais limpa e até mesmo aumentar a sua inteligência.

2º Passo: Desestresse sua mente

Saiba quais são os três passos para lidar com o estresse

 

Quando as pessoas são questionadas : “O que é estresse?”, normalmente as respostas são do tipo “prazos”, “trânsito”, “excesso de compromissos”, “falta de tempo ” e até mesmo “ter que lidar com pessoas estúpidas”. Estas respostas sugerem que muitos de nós acreditamos, de fato, que o estresse é algo que nos acontece. Mas,  na verdade, ele é simplesmente a nossa resposta a todos esses fatores externos.

O estresse é uma reação do nosso sistema nervoso autônomo a uma situação do tipo “enfrentar ou fugir” (flight-or-fight response). Especificamente, o estresse é desencadeado por um pensamento ou crença de que estamos em perigo – e nosso corpo, em seguida, começa a produzir cortisol e adrenalina para nos ajudar a sair daquela situação  o mais rápido possível. Ou seja, o estresse começa em nossas mentes como resposta a um pensamento ou crença.

Vamos repetir para enfatizar: o estresse começa em nossas mentes como resposta a um pensamento ou crença. Assim, uma chave importante para neutralizar o estresse é alimentar nossas mentes com pensamentos mais positivos, felizes, cheios de gratidão, a fim de desencadear as nossas respostas de estresse com menos frequência. Que tal algumas dicas para que isso aconteça?

  1. Cultive a gratidão.Há muita chance de que as coisas possam dar errado ao longo de nosso dia de trabalho, ou, pelo menos, não vão sair exatamente de acordo com o plano. É inevitável. Nós podemos cair fora dessa trilha de eventos negativos, colocando o foco naquilo que é significativo em nossa vida. A cada noite, anote três coisas pelas quais você é grato. Podem ser fatos tão simples como ver um belo nascer do sol ou ser elogiado pelo seu novo par de sapatos.
  2. Medite regularmente. Uma prática de meditação consistente – mesmo que sejam apenas cinco minutos por dia – pode ajudar a baixar a pressão arterial e a controlar os pensamentos que desencadeiam o estresse. Na próxima vez que você ficar estressado, porque o seu patrão acaba de adicionar outra tarefa à sua já transbordante lista de afazeres, pare e tome um fôlego. Sacuda o corpo, sente-se e medite por cinco minutos.
  3. Aprenda a dizer “não”. Ser “megaocupado”, “megaatarefado” e ter a agenda “megalotada” de compromissos vai conduzi-lo ao estresse. Muitas vezes, nos sentimos obrigados a dizer “sim” a tudo, por receio de que as pessoas não vão gostar de ouvir um “não”. Mas, acredite, a forma mais eficaz de desativar e aliviar o estresse está em exercer seu direito de dizer “não”. Você pode ser educado, mas firme: Explique aos outros que está “megalotado” de compromisso e que precisa dizer “não”. Sim! Você pode até dizer “não” ao seu chefe. Basta explicar que um projeto a mais vai significar a queda da qualidade do seu trabalho. Negocie as prioridades.

3º Passo: Não perca de vista o seu propósito

Estresse - Como controlar?

 

Somos mais do que fazemos no trabalho. Somos criativos nos relacionamentos, espirituais e apaixonados. Conectar-se com o “seu eu” e alimentar o sentido de propósito é a pedra angular para termos menos estresse e mais felicidade, tanto no trabalho como fora dele.

“O que é isso?”, talvez você esteja perguntando. “O que é propósito e o que ele tem a ver com o estresse?” O propósito pode ser entendido como o chamado de uma pessoa no mundo – mas é mais amplo. Abrange tudo, desde o significado do trabalho, aos relacionamentos, à diversão que nos traz alegria e sentido de viver. O propósito é a expressão do nosso próprio espírito!

Quando “matamos de fome” o nosso propósito – por não estarmos motivados e engajados com o nosso trabalho, por suprimirmos a nossa criatividade ou ignorarmos nossos relacionamentos (inclusive conosco mesmos) –disparamos nossa resposta ao estresse. Quando nossa vida não tem mais nada além de trabalho e obrigações, começamos a nos sentir pessoas amargas, ressentidas, deprimidas e até mesmo zangadas. O antídoto para esses sentimentos? Precisamos nos concentrar em “alimentar” todas as áreas da nossa vida. Bônus: fazer isso vai nos dar ainda mais razões para sermos gratos. Algumas dicas de como usar seu propósito para aliviar o estresse:

  1. Programe um tempo social da qualidade. Quando estamos trabalhando como loucos, podemos facilmente nos afastar das pessoas e dos relacionamentos. Programe, a cada semana, um tempo para estar com alguém que você ama… simplesmente estar junto, sair, dar umas risadas. Não vale conversar sobre o trabalho e nem dar aquela checada no celular. Desapegue-se do trabalho e apegue-se àqueles que importam.
  2. Seja criativo. Lembre-se de como era divertido brincar de artesanato quando você era criança. Tudo bem… você pode ter parado porque sua última criação não foi exatamente uma perfeição ou porque você não tem mais tempo pra essas coisas. Mas é importante encontrar algum tempo para ser criativo e alcançar sua criança interior. Vale qualquer coisa: cozinhar o jantar, escrever um cartão para um amigo ou criar um cartaz. Tire a tesoura e a cola das gavetas e apenas brinque.
  3. Seja espiritual. Independentemente do que a “espiritualidade” significa para você, uma coisa é certa: quando estamos sobrecarregados e cronicamente estressados, podemos nos esquecer do nosso lugar no “palco maior”. Conectar-se com suas raízes espirituais, por meio da oração, meditação, cantos ou outros rituais é uma excelente maneira de obter uma perspectiva diferente sobre o que está estressando você e, assim, aliviar essa pressão.

A verdade é que não podemos escapar do estresse ou eliminá-lo. Ele faz parte cada vez mais da realidade dessa tal vida moderna. No entanto, podemos neutralizar o estresse em todas as áreas de nossas vidas, alimentando-nos de ações, pensamentos e crenças. Portanto, que tal aproveitarmos este início de ano para dar um “xô” no estresse? Todos nós merecemos viver uma vida feliz e plena. Comece hoje mesmo!

Leia também:

Sempre cansado? Cuidado! Você pode estar com a síndrome da exaustão – burnout!

Como eu me transformei e como vou transformar você

Os dez mandamentos da mulher executiva

 

Busque seu propósito. Deixe seu legado.

Rê Spallicci

Renata Spallicci

Atleta profissional fisiculturismo WBFF, executiva, empresaria, coach, influenciadora digital, escritora, palestrante motivacional e realizadora social fundadora do movimento Fit do Bem.

renataspallicci.com.br
fitdobem.com.br
dosonhoarealizacao. com.br