fbpx Liderança-feminina Evento no Rio de janeiro do G10, grupo de empresas cariocas, discute o papel da mulher no mercado de trabalho e na sociedade. - Renata Spallicci

RENATA SPALLICCI

Carreira

04/09/2019

Liderança e empreendedorismo feminino

Evento no Rio de Janeiro discute Liderança Empreendedora Feminina e homenageia mulheres que foram destaque em seus mercados.

Sou uma megadefensora das causas femininas e, principalmente, do protagonismo feminino no mercado de trabalho. E faço isso por acreditar realmente que nós, mulheres, temos muito a contribuir com todas as esferas da sociedade, se tivermos mais oportunidades de igualdade e de explorarmos todas as nossas potencialidades.

E essa minha postura me rendeu o convite para participar e ser homenageada do evento anual “Liderança Empreendedora Feminina”, do Grupo de Empresários G10, que foi realizado no dia 30 de agosto, no Auditório dos Correios, no Rio de Janeiro.

Participação em painel e homenagem

O G10 é um grupo de empresas cariocas que foi criado há 11 anos com o objetivo de desenvolver estratégias de impacto que impulsionem e revigorem os seus negócios.

Nesses anos de atuação, o Grupo tem se destacado pela aproximação de pessoas cujos frutos são a formação de parcerias de sucesso e a realização de inúmeros exemplos de bons negócios.

Entre os vários eventos que o Grupo organiza, o “Liderança Empreendedora Feminina” é um dos mais relevantes e, neste ano, abordou como tema central a Importância das Mulheres Líderes para o Desenvolvimento da Sociedade, e houve um painel de discussão, do qual participei, mediado pela Vice-Presidente do G10,  Jornalista e CEO do Grupo Identidade, Letícia de Freitas e Castro.

Ao lado da Dra. Claudia Valéria Mello, Juíza Federal e Presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão;  Marilda Ormy, Diretora do Theatro Municipal de Niterói; Fernanda Hipólito, Presidente da Rio+Pão e Diretora da Firjan; Maria Luiza Reis, Presidente da Assespro-RJ e CEO da Labs245 Software; e Isabel Swan, Medalhista Olímpica de Vela, discutimos sobre nossas atuações em respectivos mercados, e o que fazemos em nossos trabalhos diários para aumentar a participação das mulheres e o protagonismo feminino.

Eu dividi minha história com elas e contei de que modo coloco a causa das mulheres como tema central em meu trabalho, não somente como Diretora da Apsen, mas também como blogueira, influenciadora, escritora e atleta.

Entre as falas de minhas colegas de painel, destaco a da Dra. Claudia Valéria Mello que abordou a importância de maior representatividade da mulher nas esferas pública e privada e, principalmente, na política nacional; e Fernanda Hipólito, que contou como ser mulher foi um obstáculo ao suceder seu pai no negócio da família, uma padaria, e como ela venceu o preconceito, sendo hoje uma das diretoras da FIRJAM.

Trabalhando em um ramo que até pouco tempo era essencialmente masculino, o da tecnologia, Maria Luiza Reis relatou que, aos poucos, as mulheres começam a ingressar no segmento, mas que, para alcançarmos a igualdade, precisamos quebrar paradigmas culturais. Ela citou como exemplo a falsa afirmação de que “mulheres não são boas em matemática” e como essa afirmação errônea se torna uma crença limitante para tantas meninas que gostariam de atuar na área de Exatas.

Com cerca de 200 presentes, o evento contou ainda com a palestra da Zeina Latif, economista chefe da XP Investimentos, que traçou um panorama das perspectivas econômicas do País para o futuro.

Acredito, realmente, que fóruns como este são essenciais para que nós, mulheres, possamos discutir nossa realidade e traçar planos conjuntos para alcançarmos a tão sonhada igualdade entre gêneros.

Cientes de que muito já foi feito pelas mulheres batalhadoras que nos antecederam, todas nós temos total noção de nossa responsabilidade como líderes em nossos segmentos de atuação para continuar levando essa tão importante bandeira. Ainda há muito para conquistar e está em nossas mãos continuarmos juntas em busca de mais e mais conquistas.

Minha gratidão ao G10 por me convidar para participar do evento e por me homenagear com o prêmio Liderança feminina que destaca mulheres que fazem diferença no mundo dos negócios!

Confira um pouco mais do evento neste vídeo especial que preparamos
para vocês!

Leia também:

Acreditando sempre na luta e no protagonismo feminino

A mulher e o mercado de trabalho

Com a crise atual, as mulheres sofrem ainda mais no mercado de trabalho

Busque seu propósito. Deixe seu legado.

Rê Spallicci

Renata Spallicci

Atleta profissional fisiculturismo WBFF, executiva, empresaria, coach, influenciadora digital, escritora, palestrante motivacional e realizadora social fundadora do movimento Fit do Bem.

renataspallicci.com.br
fitdobem.com.br
dosonhoarealizacao. com.br