fbpx Liderança Flexibilidade - Saiba por que a flexibilidade é tão importante para o líder do futuro

Competencia do líder - Flexibilidade

RENATA SPALLICCI

Carreira

12/02/2019

Flexibilidade – uma das competências dos novos líderes

Primeira matéria da série em que tratarei do perfil e das habilidades necessários para a nova liderança!

Vivemos um momento de mudança talvez nunca antes visto na história da humanidade. Os avanços tecnológicos mudam a forma como nos relacionamos, como consumimos e, consequentemente, também como trabalhamos.

Com isso, surge a necessidade de termos um novo perfil de liderança nas empresas. Aquelas competências sempre tão comentadas em manuais de liderança passam a não ser mais suficientes para os novos tempos.

Novas competências surgem como essenciais, e uma delas, que é pouco falada, mas que eu reputo primordial e, por isso, quero abordar com mais profundidade neste artigo, é a flexibilidade.

Por que ser flexível

Como ser um lidar flexível?

Exercer a liderança no período pelo qual estamos passando está sendo ainda mais desafiador. Isso porque temos gerações muito diferentes ocupando espaços no mercado de trabalho, muitas pautas em foco, como a questão da diversidade, das mulheres e minorias em geral, um novo cenário econômico, enfim, o mundo corporativo está cada dia mais complexo. Portanto, líderes que exerciam o poder por meio da autocracia e sem ouvir seus liderados estão cada vez mais fadados ao insucesso.

Vimos a derrocada de várias empresas cuja  liderança não se permitiu abrir para o novo, ao mesmo tempo que observamos novas empresas disruptivas surgirem a cada dia. E os profissionais de liderança que não souberem agir com flexibilidade, certamente estarão integrando o time das empresas que fracassaram.

Mais do que nunca, o mercado clama por líderes flexíveis e adaptáveis, que aprendem com os outros e adaptam seus planos à mudança das circunstâncias. Líderes que têm a capacidade de mudar quando necessário e de se adaptarem rapidamente a novos cenários.

Dizem que grandes líderes compartilham uma capacidade maior de pensar fora da caixa. Em vez de reinventar continuamente as rodas, eles aprendem a fazer coisas novas e inesperadas com as ferramentas que já estão à mão, incentivando seu pessoal a agir da mesma forma.

Usando estilos de liderança adequados

Daniel Goleman, um especialista em Inteligência Emocional e liderança, descreve seis estilos principais de liderança. Após extensa pesquisa, ele conclui que não há um melhor estilo de liderança. Os líderes devem ser flexíveis e adaptáveis, ​​ao usarem um estilo que se adapte à situação e sua organização. Em alguns casos, um estilo democrático funciona melhor quando o tempo não é urgente, e a informação pode ser compartilhada; no entanto, em outras situações, como em uma crise, um estilo de comando mais enérgico pode ser mais apropriado para tomar decisões rapidamente e sair da zona de perigo. Assim, os melhores líderes serão flexíveis, e a mudança de um estilo para outro é mais apropriada para sua situação e a de sua equipe.

Superando desafios aprendendo

Cada equipe encontra obstáculos sempre que se propõe a atingir uma meta. Os líderes devem ajudar seus funcionários e suas organizações a vencerem esses desafios. A melhor maneira de qualquer líder superá-los é recuar e observar  o que está ou não funcionando. Essa é uma habilidade chamada agilidade de aprendizado, e é uma habilidade crítica para todos os líderes, pois não se pode esperar que eles saibam como fazer tudo.

Manter uma mente aberta e encontrar valor em cada indivíduo permite ao líder que atua com flexibilidade perceber aspectos que passam despercebidos aos outros.  Esta habilidade constrói uma equipe forte de indivíduos apaixonados e comprometidos com o objetivo comum da empresa. Estar aberto para aprender com os outros e encontrar valor em cada conversa possibilita  aprender rapidamente e descobrir como impactar melhor as pessoas ao seu redor de uma forma positiva.

Os melhores líderes institucionalizam o aprendizado em sua organização, treinando sua equipe para avaliar periodicamente o que estão fazendo. A disciplina de aprendizagem institucionalizada é fundamental para o sucesso da liderança, e os líderes bem-sucedidos adaptam o que aprenderam para fazer correções constantes no curso para alcançar seus objetivos.

Adaptação de planos a mudanças  

O planejamento é uma parte essencial de qualquer empreendimento de sucesso da equipe; no entanto, nenhum plano é perfeito, e o líder deve ser flexível para adaptar o plano às novas circunstâncias. Nada permanece constante, e hoje a mudança é mais rápida e frequente do que em quase todos os tempos no passado. Os melhores líderes planejam o futuro e as contingências; porém eles também sabem que os planos devem ser adaptados quando as suposições de planejamento não são mais válidas. Embora os planos possam mudar, o líder ainda tentará operar em conjunto com seus valores centrais. Assim, eles farão ajustes apropriados e continuarão avançando sem comprometer suas crenças e valores básicos.

Ter valores fundamentais permite que o  líder permaneça resiliente e adaptável quando os mercados, as empresas ou a vida em geral estão em fluxo.

Vejo que muitas empresas passam por uma profunda crise de liderança e acredito realmente que esta crise tem a ver com a necessidade de incutirmos nos líderes a necessidade de outras habilidades que não aquelas para as quais foram treinados desde sempre.

Com minha experiência no mercado corporativo, tenho sentido esse problema e, por isso, resolvi iniciar esta série de artigos que vão abordar as novas habilidades necessárias aos líderes deste novo tempo.

A flexibilidade é uma das mais importantes, mas há outras de que  tratarei futuramente neste espaço. Espero que com estes textos, você possa redirecionar sua carreira e tornar-se um líder mais necessário para o novo modelo de empresas de que o mundo precisa!

 

Leia também

Podemos levar mais amor aos negócios

Como liderar em momentos de crise

Você está preparado para a transformação digital?

 

Busque seu propósito. Deixe seu legado.

Rê Spallicci

 

Renata Spallicci

Atleta profissional fisiculturismo WBFF, executiva, empresaria, coach, influenciadora digital, escritora, palestrante motivacional e realizadora social fundadora do movimento Fit do Bem.

renataspallicci.com.br
fitdobem.com.br
dosonhoarealizacao. com.br