Carreira

Dez dicas de linguagem corporal para vender mais

Saiba como fazer da linguagem postural do seu corpo um valioso instrumento para se dar bem nos negócios, observando as dicas para fazer uma boa venda.

 29 de fevereiro de 2016
4 min de leitura

Dez dicas de linguagem corporal para vender mais

Nosso corpo fala de diversas maneiras e diferentemente para cada situação. Seja em uma entrevista de emprego, em um encontro amoroso, em uma apresentação de projeto ou uma reunião de negócios, a forma como o corpo se posiciona pode ser um grande aliado ou um enorme empecilho para que atinjamos nossos objetivos.

E como o assunto hoje aqui é business, separamos algumas dicas de especialistas para que você saiba utilizar o seu corpo para ser um grande vendedor — seja de produtos, serviços ou ideias — no mundo dos negócios.

Para realizar uma boa venda, é importante identificar no seu cliente alguns sinais e como você deve se portar para concluir um bom negócio. Confira:

 

1 – Fique atento ao momento da abordagem

Se o seu cliente estiver olhando para os lados, significa que ele precisa de ajuda. Em caso de lojas, esta é o melhor momento para uma abordagem.

 

2 – Saiba como cumprimentar

Mulheres devem ser cumprimentadas, preferencialmente, de frente. Já para os homens, essa posição significa desafio. Para eles, a melhor abordagem é feita pela lateral, postura que, por sua vez, gera desconfiança nas mulheres.

 

3 – Crie empatia

Para criar diálogo e relação de confiança com o cliente, a recomendação é fazer o “espelhamento”, ou seja, imitar o comportamento do cliente de forma sutil. Por exemplo: se o cliente sentar, o vendedor pode se sentar também, para criar mais intimidade e deixá-lo mais à vontade. Essa atitude faz com que ele se sinta reconhecido no vendedor.

 

4 – Siga o modelo de voz do cliente

Siga o modelo de voz e a velocidade de fala do seu cliente: se ele falar rápido, o vendedor deverá falar rápido também; se falar devagar, desacelere. Depois, o vendedor pode alternar com o modelo que deseja para conseguir liderar o jogo de falas e, assim, influenciá-lo.

 

5 – Faça uso do eco inteligente

Use a técnica do “eco inteligente”, que consiste na utilização de palavras idênticas às do cliente, seguindo a mesma ordem, mas acrescentando algumas opiniões pessoais logo em seguida. Mas é preciso tomar cuidado para não fazer as repetições de forma óbvia.

 

6 – Fique atento às pupilas

A pupila se dilata quando há interesse ou excitação. Então, o vendedor deve ficar atento à expressão do olhar do cliente. Em casos de estado de espírito zangado ou negativo, a pupila se contrai no chamado “olhar fulminante”.

 

7 – As pernas e os braços falam. Saiba identificar

Pernas afastadas ou descruzadas mostram atitudes abertas e dominantes, enquanto pernas e braços cruzados revelam o contrário: atitudes fechadas e inseguras. Um bom vendedor não deve contrair o corpo durante uma apresentação ou uma venda, e também deve prestar atenção à postura do cliente.

 

8 – Quebre a barreira

Fazer com que a pessoa descruze as pernas e braços facilita a aceitação de sua ideia. Uma boa ideia é oferecer um café ou uma água para o cliente, pois, assim, com um copo na mão, será induzido a ficar em uma posição menos defensiva.

 

9 – Abuse do sorriso

Quando você sorri para outra pessoa, ela quase sempre lhe retribui o sorriso. Devido à lei de causa e efeito, esta troca gera sentimentos positivos recíprocos. Durante uma venda, o vendedor nunca deve deixar de sorrir, pois tal estratégia estreita o relacionamento com o cliente.

 

10 – Use do sorriso sincero

Os sorrisos mais sinceros são aqueles que criam “pés-de-galinha” ao redor dos olhos. Levantamento e marcação das bochechas é outro sinal de sorriso verdadeiro. Fique atento, tanto para saber os reais sentimentos dos clientes como para não demonstrar falsidade.

Gostou das dicas? Então, fique ligado. Em breve, daremos mais dicas de postura corporal. Dessa vez para realizar boas apresentações.

Busque seu propósito. Deixe seu legado.

Rê Spallicci