Carreira

Raul Lemos do Masterchef conta sobre sua nova vida após o programa

No cardápio de hoje, um papo saborosíssimo com o jovem talento Raul Lemos, destaque do programa MasterChef, que apostou todo o seu talento na busca por um sonho. E tem uma dica de receita também! Bon appétit!

 28 de junho de 2016
6 min de leitura



Raul Lemos ficou conhecido na segunda edição do MasterChef, reality show da Band sobre culinária, como o cara tranquilo, brincalhão e que estava sempre de bom humor. Uma pessoa que soube suportar pressão, sem perder seu estilo santista gente boa. Com uma carreira na publicidade, usou seu aprendizado nas agências como principal arma para chegar a finalista do MasterChef. “A experiência em mapear situações, a facilidade em buscar relações interpessoais e saber não surtar em situações de extremo desespero foi vital”, revelou.

Em um mundo marcado por estereótipos, ele mostrou que podemos ser nós mesmos, podemos trabalhar com seriedade sem perder o bom humor e, principalmente, que vale a pena acreditar no nosso talento e nos nossos sonhos.

A relação de Raul com a cozinha começou quando ele tinha uns 12 anos e fazia arroz e feijão para ajudar os pais na correria do dia a dia de sua casa. Mas foi na faculdade que ele começou a curtir mais a cozinha, dando “uma aprimorada” em pratos simples para conseguir viver com o baixo orçamento da época.

Mas foi há pouco tempo que o ato de cozinhar ganhou um outro rumo na vida de Raul. Cansado da rotina estressante das grandes agências de publicidade por onde passou e trabalhou, ele decidiu mudar de carreira e a primeira opção foi trabalhar com alimentação. “Pensei em ter algum negócio onde pudesse ter contato com o público e a ideia era estudar para abrir um foodtruck”, comenta.

Até que sua esposa, Laura, e alguns amigos começaram a incentivá-lo a entrar no programa de culinária e Raul topou o desafio. Mas o publicitário não fazia ideia da repercussão que sua participação traria e muito menos do quanto teria oportunidade de aprender.

A passagem dele pelo MasterChef foi marcante. Não somente pelos belos pratos apresentados e pela sua visível evolução na cozinha, mas também pelo seu temperamento “gente boa” que logo cativou o público.  Em pouco tempo, Raul era um dos participantes mais queridos e os números que hoje possui nas redes sociais demonstram isso. Raul possui mais de 240 mil seguidores no Instagram e cerca de 60 mil no Facebook e os eventos culinários em que participa sempre tem grande presença de público. “Eu fui eu, como era eu no trabalho, com meus amigos, em qualquer situação. Realmente eu não esperava que esse eu, que foi para aprender, fosse cair no gosto das pessoas, hehe. É engraçado e emocionante saber que as pessoas acompanharam essa grande mudança que aconteceu na minha vida, torceram e ainda torcem por mim”, confessa.

Presente e futuro

Atualmente, Raul divide seu tempo em atividades e negócios distintos, mas todos ligados à gastronomia. “O Noiz Moscada (operação de comida itinerante), a Meni (empresa de gestão e comercialização de conteúdo de gastronomia) e os eventos que faço como cozinheiro, além de prestar consultoria para grandes marcas, jantares e pequenos, médios e grandes restaurantes”, enumera. E aproveitando o seu perfil comunicador, ele  apresenta ainda a Prévia do Masterchef, ao vivo, todas as terças, na Band.

Raul conta que o programa lhe trouxe muito trabalho e a oportunidade de ter o seu próprio negócio. “Sou dono da minha agenda e do meu negócio, coisa que devo diretamente ao meu desempenho no MasterChef”. Mas a sua meta é continuar estudando. “Hoje sou cozinheiro e não chef! Mas quero ainda me formar chef e ter a minha cozinha”, planeja.

Para isso, em setembro, ele vai estudar gastronomia na Itália e o plano depois é abrir um “negocinho de comida”. “Mas sei lá! Não sei no que me especializaria, sou adepto do conforto food”, brinca.

Para quem como ele tem o sonho em apostar em uma paixão e encarar uma nova profissão, Raul aconselha. “Acho que tem que ir no flow! Eu não planejei nada, apenas fui aproveitando as oportunidades que apareciam. Minha mãe sempre me dizia para ouvir o vento. Hehehe E Sorte na Sorte”, finaliza com seu bordão.

São pessoas como Raul, autênticas e que buscam sempre o seu propósito, que inspiram a buscarmos sempre aquilo que nos faz felizes, respeitando nossa essência e aquilo que verdadeiramente somos!

 

Confira uma receita simples e rápida do Raul Lemos!

Creme de cenoura e mandioquinha com zaatar

“Pega uma cenoura, 2 mandioquinhas (batata baroa) e cozinha com água, sal e 3 folhas de louro.

Qdo cozinhar, tira metade da água, pica uma cebola, 2 dentes de alho, taca sal, pimenta do reino, zaatar e fio de azeite e manda ver no mixer, na panela mesmo!!

Qdo ficar um creme, larga cozinhando 15 min em fogo baixo.

Se ficar mto espesso, põe um guelo de água!

Não é pra ser bonito, é pra ser delícia!

E é noiz!!! “

 

renata-lemos-receita

 

“Busque seu propósito. Deixe seu legado.”

Renata Spallicci

 

Conheça outros jovens talentos que já foram destaque aqui no site Renata Spallicci:

Falando com as mãos

Propósito de vida

Imagine você em uma nova vida

Meninas gaúchas criam asfalto ecológico e lutam para viabilizar sonhos

E leia também:

Como transformar paixão em profissão

Em busca constante pelo autoconhecimento 

Busque seu propósito. Deixe seu legado.

Rê Spallicci