fbpx Como dar significado a sua carreira alinhando-a ao seu propósito de vida. - Renata Spallicci

Entenda a busca pelo significado profissional

RENATA SPALLICCI

Carreira

18/04/2017

A busca por significado na vida profissional

Entenda por que cada vez mais pessoas mudam de carreira e buscam novos rumos profissionais para terem algo mais do que somente uma remuneração.

Sempre fui uma pessoa muito curiosa no que diz respeito ao autoconhecimento, o que me levou, ao longo de minha vida, a participar de inúmeros processos que me ajudaram a me conhecer cada vez melhor e a fazer viagens profundas ao meu eu interior, como já relatei detalhadamente no artigo Uma busca constante pelo autoconhecimento.

Nesse processo, há uns dois anos, eu tive a total clareza do meu propósito de vida que é inspirar e empoderar pessoas a realizarem seus sonhos e a viverem vidas mais plenas e completas.

E, para poder realizar essa minha missão, fui me profissionalizar como coach e fiz a formação do Instituto Brasileiro de Coaching, história que foi tema do artigo Como eu me transformei e vou transformar você.

No curso, observei que muitos dos meus colegas eram pessoas com carreiras em outras áreas, que sentiram um chamado à mudança e foram fazer a formação de coach, com o objetivo de dar um novo rumo em suas carreiras e em suas vidas. E isso é algo que temos observado com bastante frequência. Arquiteto que larga os projetos para virar cozinheiro, publicitário que abre um estúdio de tatuagem, enfim, mudanças radicais de profissão estão cada vez mais em voga.

Mas, por que será que isso vem acontecendo em nossa geração? Eu acredito que seja porque as pessoas estão sentindo a necessidade de buscarem em suas profissões muito mais do que recompensas materiais. Elas querem que seus trabalhos sejam também consistentes de significado e propósito. Eu considero essa nova visão incrível! Afinal, eu penso que todos nós fomos enviados aqui por uma razão e que temos um significado no mundo. Sinto, genuinamente, que somos abençoados com dons únicos, e a expressão de nossos dons contribui para uma causa maior do que nós mesmos.

E isso tem a ver com uma mudança que vem ocorrendo na sociedade que é a forma como enxergamos o que é sucesso!

Conceitos de sucesso

Veja o conceito de sucesso profissional

Definir sucesso pode parecer fácil no início. Quando se pede para definir o sucesso, a maioria das pessoas menciona ideias convencionais, como alcançar a independência,  uma posição de poder ou acumular riqueza. Eu mesma fui criada em uma família com uma definição de sucesso super tradicional, alinhada àquelas profissões mais clássicas e acho que isso aconteceu com boa parte das pessoas da minha geração.

Entretanto, embora essas definições de sucesso sejam populares, elas não se aplicam a todos, e atingir tais objetivos, muitas vezes, deixa as pessoas sem o sentimento de sucesso que elas pensavam ter.

Todos esses objetivos são sedutores, mas não são realmente o que faz as pessoas se sentirem felizes e realizadas.

Por outro lado, temos inúmeros exemplos de indivíduos que ganharam grande respeito porque seguiram um caminho fora do roteiro tradicional, geralmente inspirado por uma definição não convencional de sucesso.

Por exemplo, pegue a história de Andrew Warner – quando ele estava em seus 20 anos, criou um negócio que acabou ganhando mais de US $ 30 milhões de receita por ano, estabelecendo-o com dinheiro suficiente para fazer o que ele quisesse para o resto da vida dele. No entanto, esse dinheiro não foi satisfatório. Em vez disso, a Warner fundou a Mixergy, uma organização dedicada a ajudar os empreendedores a começarem suas startups do chão. Sua definição de sucesso era ser capaz de ajudar outros visionários a  alcançarem seus objetivos – e enquanto o dinheiro o ajudava a cumprir essa missão, era apenas um meio para um fim.

O fundador da Virgem e empresário, Richard Branson, é um dos homens mais ricos do mundo. Sua definição de sucesso é: “Quanto mais você estiver ativamente e praticamente envolvido, mais bem-sucedido você vai se sentir.” Não tem nada a ver com riqueza, ou poder, ou mesmo liderança. Para ele, a noção de sucesso é estar envolvido em algo com que você se preocupa – pode parecer um pouco vago, mas encontrar e trabalhar em projetos de paixão é talvez a definição mais valiosa de sucesso.

 

Encontrando sua definição do sucesso

Você pode achar difícil definir sua versão de sucesso e, se o fizer, não estará sozinho. Algumas das mais convencionalmente “bem-sucedidas” pessoas no mundo ainda estão lutando para descobrir o que é realmente importante para elas. Descobrir qual é a sua definição de sucesso no início é a melhor maneira de criar significados e propósitos que vão resultar em verdadeira satisfação – não apenas dinheiro ou poder.

A minha história pessoal mesmo é um exemplo disso. Sou engenheira química formada, tendo alcançado um cargo de executiva ainda bastante jovem, o que para muitos pode ser considerado um sinônimo de sucesso. Mas eu não achava que aquilo já era o suficiente para mim! Fui buscar outros desafios, tanto no mundo dos esportes, me tornando uma atleta profissional de fisiculturismo como em outros setores da minha vida, buscando sempre um significado maior na minha profissão e na minha existência.

Imagine-se com todo o dinheiro e tempo que você poderia querer. O que você faria? Você ajudaria a promover uma causa específica? Iria buscar um hobby ou tentar resolver um grande problema no mundo? Como você encontraria a satisfação? Se você puder responder a estas perguntas, pode ter encontrado a sua definição do sucesso.

E veja, a sua definição de sucesso não está necessariamente ligada à sua vida profissional, embora você possa depender dela para a obtenção de outros objetivos menores. Por exemplo, se a sua definição de sucesso é resolver um problema no mundo e precisar de uma expressiva soma de dinheiro para fazê-lo, ganhar essa quantia se tornará um objetivo primário em sua vida. Você apenas tem de lembrar que ganhar o dinheiro é apenas um objetivo no caminho do seu propósito – não é a definição do seu propósito. Aceitar essa perspectiva pode ajudá-lo a entender melhor e apreciar cada passo da sua jornada para o verdadeiro sucesso.

 

Como encontrar significado em seu trabalho

Claro que, no mundo ideal, todos nós deveríamos trabalhar com aquilo que mais gostamos de fazer. Porém, não é sempre que as oportunidades, ou a remuneração necessária para a nossa sobrevivência, convergem para a atividade que gostaríamos de realizar. Nesse caso, o que fazer então? Viver em eterna frustração em nosso trabalho porque ele não é aquilo que gostaríamos que fosse, lembrando que boa parte de nossa vida produtiva nós passamos trabalhando? Certamente esta não é a melhor escolha.

A questão é que, se não podemos trabalhar com que amamos, devemos aprender a amar aquilo que fazemos, o que só alcançaremos buscando um significado para o trabalho que vá além da remuneração. E para isso é fundamental que você defina o seu propósito de vida e o alinhe às suas atividades profissionais. Por exemplo, digamos que o seu propósito seja dar uma boa qualidade de vida para a sua família ou uma educação de qualidade para o seu filho. Logo, o seu trabalho não é um fim nele mesmo, mas apenas um meio de atingir o seu desejo.

Ou então, o seu propósito de vida é produzir arte para inspirar pessoas para determinada causa. Novamente, o seu trabalho, seja ele qual for, será o que lhe proporcionará ter os meios para atingir aquilo que almeja.

Outro ponto fundamental é entendermos que todas as profissões são igualmente importantes e valiosas para a sociedade, e que é possível, sim, exercê-las com amor, afinco e dedicação seja ela qual for! Imagine o que seriam das cidades se não tivéssemos os profissionais dos serviços de limpeza ou os coveiros? Há beleza em todas as profissões, e todas elas podem ser repletas de significados e propósitos… basta saber e querer enxergar!

Precisamos abandonar nossos egos, nossa busca por status e nos conectarmos com aquilo que é mais real e essencial em nossas vidas e, aí sim, aliar isso ao trabalho. Você não é o seu cargo, o seu crachá ou sua profissão. Você é um ser único e cheio de potencial para realizar a sua missão de vida, independentemente da profissão ou do cargo que estiver ocupando!

E, se você tem dúvida de como encontrar o seu propósito e o seu significado de vida, comece respondendo a estas 15 perguntas simples que listei. Elas podem ser um valioso guia para ajudá-lo a descobrir seu propósito e a entrar em um estado de espírito propício para a definição de sua missão de vida.

Mas, antes de respondê-las, aqui vão algumas instruções simples:

 

  • Retire algumas folhas de papel solto e uma caneta.
  • Encontre um lugar onde você não será interrompido.
  • Desligue seu celular.
  • Escreva as respostas para cada pergunta.
  • Escreva a primeira coisa que vêm à sua cabeça.
  • Escreva sem edição.
  • É importante escrever suas respostas ao invés de apenas pensar sobre elas.
  • Escreva rapidamente.
  • Dê a si mesmo menos de 60 segundos por pergunta; se conseguir faça com um tempo inferior a 30 segundos.
  • Seja honesto. Ninguém além de você vai ler o que escreveu.
  • É importante escrever sem edição. ( no sexto item já aparece este)
  • Aprecie o momento e sorria enquanto escreve.

 

Perguntas

 

  1. O que faz você sorrir? (Atividades, pessoas, eventos, hobbies, projetos, etc.)
  2. Quais são atos favoritos que fez no passado? E agora?
  3. Que atividades fazem você perder a noção do tempo?
  4. O que faz você se sentir bem consigo mesmo?
  5. Quem o inspira mais? (Qualquer um que você conhece ou não conhece. Família, amigos, autores, artistas, líderes, etc.). Que qualidades o inspiram em cada uma dessas pessoas?
  6. Em que você é naturalmente bom? (Habilidades, talentos)
  7. Para que as pessoas geralmente pedem a sua ajuda?
  8. Se você tivesse que ensinar alguma coisa, o que você ensinaria?
  9. O que você lamentaria não fazer, ser ou ter em sua vida?
  10. Você está agora com 90 anos, sentado em uma cadeira de balanço fora de sua varanda. Você pode sentir a brisa suavemente contra o seu rosto. Você é feliz e está satisfeito com a vida maravilhosa com que você foi abençoado. Olhando para trás em sua vida e para tudo que você conseguiu e adquiriu, todas as relações que você desenvolveu, o que mais importa para você?
  11. Quais são seus valores mais profundos? (liste de 3 a 6).
  12. Quais foram alguns desafios e dificuldades que você superou ou está em processo de superação? Como fez isso?
  13. Em que causas acredita fortemente?
  14. Se você puder enviar uma mensagem para um grande grupo de pessoas,quem seriam estas pessoas? Qual seria a sua mensagem?
  15. Considerando seus talentos, paixões e valores, como você poderia usar esses recursos para servir, ajudar, contribuir? (A pessoas, seres, causas, organização, meio ambiente, planeta, etc.)

 

Ao terminar de responder essas 15 questões, você está preparado para escrever o seu propósito de vida que consiste, basicamente, em três partes:

O que eu quero fazer?

Quem eu quero ajudar?

Qual é o resultado e o valor que eu crio?

 

Para isso você deve:

 

  1. Fazer o exercício com as 15 perguntas acima o mais rápido possível;
  2. Listar as palavras das ações com as quais você se conectou ao longo do exercício, como por exemplo, educar, realizar, capacitar, encorajar, melhorar, ajudar, dar, orientar, inspirar, integrar, dominar, motivar, nutrir, organizar, produzir, promover, viajar, espalhar, compartilhar, satisfazer, ensinar, escrever, etc.
  3. Com base nas suas respostas às 15 perguntas, liste tudo e todos aos quais você acredita que pode ajudar. (Pessoas, organizações, causas, grupos) e identifique seu objetivo final.
  4. Quem acima se beneficiará com o que você vai fazer?
  5. Combine os passos 2-4 em uma frase, ou em duas ou três frases.

 

E então, chegou ao seu propósito? E agora que fez isso, como acredita que pode alinhar essa missão ao seu trabalho? Sua atividade profissional pode ser uma provedora material? Pode lhe proporcionar contato com pessoas que vão auxiliá-lo em sua jornada? Há competências que você consegue desenvolver no seu trabalho que serão úteis para seu propósito de vida? Enfim, há inúmeras perguntas a se fazer e certamente muitas delas mostrarão que a atividade que você desempenha pode ter inúmeros significados para a sua missão de vida! E caso realmente não haja nenhum tipo de alinhamento, não tenha medo de deixar tudo para trás e correr atrás dos seus sonhos. Não há nada pior do que vivermos desconectados daquilo em que acreditamos e de nossa essência! E lembre-se: a definição de sucesso é somente sua! Vá em busca daquilo em que acredita!

Leia também:

A busca por significado na vida pessoal

Networking: fazer bons relacionamentos é essencial à sua carreira

Marketing pessoal – Você sabe se vender? 

Busque seu propósito. Deixe  seu legado.

Rê Spallicci

Renata Spallicci

Atleta profissional fisiculturismo WBFF, executiva, empresaria, coach, influenciadora digital, escritora, palestrante motivacional e realizadora social fundadora do movimento Fit do Bem.

renataspallicci.com.br
fitdobem.com.br
dosonhoarealizacao. com.br