fbpx Beber água emagrece – Conheça os benefícios da água para a sua saúde.

Veja os benefícios da água na perda de peso

RENATA SPALLICCI

Dietas

28/08/2017

Perca peso bebendo mais água!

Um copo de água 30 minutos antes das refeições pode ser um importante aliado na perda de peso!

Quem me conhece há algum tempo, certamente deve ter visto algumas fotos minhas com meu supergarrafão de água! Um amigo inseparável que eu levo para cima e para baixo, que tem capacidade para quatro litros. A história da minha “amizade” com o garrafão começou no início da minha primeira preparação para o WBFF. Anthony Perez, meu treinador naquela ocasião, me disse que eu precisaria tomar entre 4 e 8 litros de água por dia.  De 4 a 8 mesmo!

Aí, eu pensei! Mas como vou controlar isso? Imagina ficar contando quantos copos? Quantas garrafinhas? Enfim, achei que não ia funcionar para mim. Então, saí feito uma louca em busca de uma garrafa que tivesse uma capacidade mais próxima da minha meta… e encontrei meu amigo garrafão!

De lá para cá, nos tornamos inseparáveis! Rs. E estou contando essa história para mostrar para vocês o quanto a água é essencial na preparação de um atleta de fisiculturismo como eu, ou para qualquer pessoa que queira ganhar músculos!

Bom, mas que a água é saudável e essencial para a sua saúde – ajudando você a manter o equilíbrio dos fluidos corporais, eliminando toxinas e as impurezas do seu corpo, promovendo a digestão normal e função intestinal, energizando os músculos e até mesmo dando mais saúde ao seu cabelo e pele –  não é grande novidade para ninguém.

Mas, se eu lhe disser que beber água ajuda a perder peso? Pois é, de acordo com um estudo recente liderado por pesquisadores da Universidade de Birmingham no Reino Unido, beber água 30 minutos antes das refeições principais ajuda as pessoas a perderem peso.

 

Estudo da Universidade de Birmingham

Emagreça bebendo água

 

“Se você olhar para qualquer tipo de programas de gerenciamento de peso, todos dizem que beber água é realmente uma coisa boa”, diz a autora principal do estudo, Dra. Amanda Daley, da Universidade de Birmingham. Mas, como eles embasaram cientificamente tal afirmação?

Os pesquisadores analisaram 84 homens e mulheres com excesso de peso com diferentes faixas etárias.

Cada um dos participantes recebeu conselhos gerais de perda de peso e, em seguida, foram divididos em dois grupos. Um grupo foi instruído a beber 450 ml de água, 30 minutos antes das refeições, enquanto a outra metade dos participantes foi informada para simplesmente imaginar que eles estavam satisfeitos antes de comer.

Para acompanhar os participantes, os pesquisadores monitoraram o peso de todos, no início, meio e final do experimento, e até mesmo levaram amostras de urina para garantir que o grupo que deveria estar bebendo cumpria com o prometido.

Os pesquisadores também rastrearam fatores, como a atividade física dos participantes e as escolhas alimentares, para se certificarem de que não houve diferença significativa entre os dois grupos.

No final do estudo de 12 semanas, descobriram que o grupo que bebeu água perdeu uma média de 4,5 quilos, enquanto que o outro grupo teve uma perda média de 1,5 quilo. Em outras palavras, beber água ajudou muito na perda de peso!

“Quando combinado com instruções breves sobre como aumentar sua quantidade de atividade física e uma dieta saudável, beber água parece ajudar as pessoas a obter alguma perda de peso extra – em uma taxa moderada e saudável. É algo que não dá muito trabalho para se integrar ao nosso cotidiano ocupado “, disse a Dra. Helen Parretti, pesquisadora clínica do Instituto Nacional de Pesquisas em Saúde (NIHR) da Universidade de Birmingham.

Mas, na verdade, essa não é a primeira vez que o ato de beber água antes das refeições foi associado à perda de peso. Em 2010, um estudo semelhante já havia chegado à mesma conclusão.

E o motivo óbvio disso acontecer é que beber água enche o estômago com uma substância que tem zero caloria. As pessoas, então, se sentem mais saciadas e consomem menos durante a refeição. Além disso, outros estudos demonstraram que a água aumenta seu metabolismo e melhora a taxa de queima de gordura.

No entanto, não é somente isso! A água pode afetar seu corpo de outra maneira importante: a desidratação é muitas vezes mascarada como sentimento de fome, fazendo você pensar que precisa comer, quando realmente necessita apenas de  se hidratar.

A confusão começa na parte do cérebro que regula a fome e a sede, o hipotálamo. Quando o corpo precisa de comida (energia), hormônios específicos são liberados para transmitir fome. O problema é que o mesmo acontece com a sede. O hipotálamo não pode diferenciar os sinais e, por sua vez, se comunica com o sistema nervoso para dizer ao seu estômago que é hora de comer. Além disso, os sintomas externos de desidratação – sentir-se fraco, com cabeça leve e temperamental – são semelhantes aos da fome, tornando ainda mais fácil confundir a fome com sede.

Você pode pensar que isso não se aplica a você. Afinal, a desidratação não é um estado extremo? Não exatamente.

A Harvard School of Public Health realizou um estudo sobre a prevalência de desidratação entre as crianças americanas e, em última instância, descobriu que mais de metade das 4.000 crianças pesquisadas não estavam tomando água suficiente, com 25% surpreendentes, sem beber água ao longo do dia.

Outro estudo descobriu que até 75% da população americana não estava bebendo os dez copos diários recomendados pelo Instituto de Medicina, o que implica que a maioria de nós está em constante estado de desidratação – muitas vezes, somos enganados pela sede que nos faz pensar que estamos com fome.

Então, que tal fazer o teste e começar a beber alguns copos de água  30 minutos antes das refeições?

E beber água vai muito além da simples perda de peso! Por isso, listei mais oito motivos para que você eleja o seu amigo garrafão e comece a fazer da água sua principal aliada para uma vida saudável!

 

Conheça os oito benefícios da água para a saúde

 

Bom, acho que não há mais dúvidas do quanto é importante termos a água como nossa principal parceira da saúde e também da perda e manutenção de peso! E, se você tem dificuldades de lembrar-se de tomar água, há aplicativos de celular superbacanas como Waterbalance, Hydro, Beba Água Alarme, Beba Água, entre outros, que vão ajudá-lo a criar a rotina de se hidratar com regularidade!

A hidratação é algo tão importante para a saúde e para a perda de peso que ela é um dos seis pilares de emagrecimento do meu programa Finalmente Magro, uma um método criado por mim com o auxílio de uma equipe multidisciplinar que lhe fornecerá todas as ferramentas para um emagrecimento saudável e todo o conhecimento que obtive na prática e por meio de muitos estudos ao longos dos anos! Conheça mais sobre o programa, inscrevendo-se agora mesmo!

 

Leia também:

Suco de uva emagrece e seca a barriga

Dieta da abóbora promete resultados rápidos e consistentes

Nove dicas para fazer a sua dieta dar certo

Busque seu propósito. Deixe seu legado.

Rê Spallicci

 




Busque seu propósito. Deixe seu legado.
Renata Spallicci



Renata Spallicci

Atleta profissional fisiculturismo WBFF, executiva, empresaria, coach, influenciadora digital, escritora, palestrante motivacional e realizadora social fundadora do movimento Fit do Bem.

renataspallicci.com.br
fitdobem.com.br
dosonhoarealizacao. com.br