Dietas

Atitudes e alimentos que aceleram seu metabolismo

Quer acelerar seu metabolismo e queimar mais calorias até mesmo quando dorme? Confira alimentos e mudanças de hábito que podem ajudá-lo nesta tarefa!

 24 de janeiro de 2016
4 min de leitura



Para emagrecer com saúde não existe segredo. É preciso uma dieta balanceada e muita atividade física. Mas, se não existe uma fórmula mágica, há sim, atitudes e alimentos que podem ajudar na busca pelo peso ideal.

Isso porque com algumas mudanças de hábitos, especialmente na alimentação, você pode acelerar o seu metabolismo e ajudar o seu organismo no processo de queima de calorias ao longo do dia.

Faça sempre seu café da manhã

Engana-se quem pensa que, ao não ingerir calorias pela manhã, está colaborando com a perda de peso. Depois de uma longa noite de jejum, seu corpo precisa de combustível para acelerar o metabolismo. Ao pular o café da manhã, seu corpo vai conservar energia e, consequentemente, diminuir a capacidade para  queimar gordura.

Não pule refeições

Nosso organismo precisa de alimentos para sobreviver e até mesmo para queimar gordura. Por isso, ao pular refeições você estará enganando o seu corpo e fazendo-o acreditar que não está recebendo comida suficiente. Com isso, ele vai armazenar mais calorias quando for alimentado. Manter consistentes os níveis de açúcar no sangue  vai assegurar que o seu metabolismo funcione de maneira apropriada. Então,  garanta suas seis refeições diárias.

Faça uma refeição leve antes de se deitar

Não estamos sugerindo que você assalte a geladeira antes de ir pra cama, mas comer alguma coisinha leve pode acelerar o seu metabolismo. Um lanchinho de 100 a 200 calorias antes de ir se deitar, vai ajudá-lo a queimar calorias enquanto dorme.

Coma grãos integrais

Carregados de fibras, os grãos integrais ocupam mais espaço na sua barriga, comparados com outros alimentos com o mesmo número de calorias. Eles também são mais difíceis de mastigar, o que torna o ato de comer mais difícil e aumenta em 10% a queima de gordura. Sendo assim, não se esqueça de incluir  arroz integral, cevada, quinoa e aveia em sua dieta.

Apimente sua relação com seu prato

Você sabia que a pimenta caiena, além do seu sabor picante e poderes de cura, pode impulsionar o metabolismo aumentando a temperatura do corpo? Pois então, invista no poder da pimenta, polvilhando uma pequena quantidade em suas refeições.

Chocolate também pode… mas só o amargo

Esta dica os chocólatras vão amar. O chocolate amargo traz diversos benefícios para a saúde, e um deles é o fato de acelerar o metabolismo. Ele inclui dois ingredientes que atuam nesse sentido: a cafeína e o antioxidante catequina. Mas não vale comer a barra toda de uma vez…

Força na canela

Aqui a dica pode ter duas interpretações. Força nas suas canelas para fazer exercícios cardiovasculares e força com a canela (especiaria) na alimentação. Ela é uma forma deliciosa de acelerar o metabolismo. Você pode salpicar um pouco de canela em cima de uma fatia de pão integral, na sua tigela de aveia ou até mesmo em uma sopa.

Gengibre neles

Outro alimento que ajuda a tornar os pratos mais “quentes”, acelerando o metabolismo, é o gengibre. Você pode adicionar fatias frescas do alimento às suas sopas, cereais ou molhos.

Beba mais água

Esta é uma das dicas mais fáceis, mas  que raramente seguimos.  Um estudo mostrou que pessoas que bebem de oito a 12 copos de água por dia, queimam mais gordura do que quem toma apenas quatro. Por isso, não se esqueça da sua garrafinha.

Desligue o celular meia hora antes de dormir

Durma tranquilamente. Para garantir uma noite mais tranquila, desligue os equipamentos eletrônicos pelo menos 30 minutos antes de dormir. A luz emitida pelos equipamentos faz com que a mente encontre dificuldade para relaxar, e diversos estudos mostram que o ganho de peso está relacionado à privação de sono. Para acelerar o metabolismo, vale seguir a recomendação de  dormir de sete a oito horas por noite.